Mais evoluído em todos os aspetos, o novo Hyundai i20 chega ao mercado com argumentos muito fortes para se impor como um dos automóveis mais apelativos do segmento B, o dos utilitários: estilo agressivo, mais tecnologia a bordo e de conectividade e, fundamental, preços convidativos que deixam o i20 numa posição de destaque.

Marca que tem vindo a atravessar um enorme período de transformação ao longo dos anos, o caminho da Hyundai tem sido ascendente e nem a pandemia travou as suas aspirações. No mercado nacional, a marca sul-coreana foi a que demonstrou a maior resiliência face às dificuldades da crise provocada pela Covid-19. Num mercado que caiu mais de 35% entre janeiro e novembro de 2020, a Hyundai perdeu ‘apenas’ 16,9% face a igual período de 2019. Muita dessa resistência deveu-se à gama de automóveis bastante atual, uma vez que conta com uma das famílias mais recentes do mercado. Aliás, a marca terá, no final do primeiro trimestre de 2021, uma gama em que o seu carro mais velho terá… 18 meses desde o lançamento.

No caso do Hyundai i20 (que já vendeu mais de 11 mil unidades desde o lançamento da primeira geração, cerca de 23% do volume de vendas da marca), respira-se confiança, esbanjando modernidade na estreia da linguagem de design ‘Sensuous Sportiness’, algo como ‘sensualidade desportiva’, numa tradução livre. O i20 é apontado ao topo do seu segmento, com a Hyundai a basear este novo i20 em quatro parâmetros-chave: o design, a conectividade (com ecrã central de 8.0” e painel de instrumentos de 10.25”), segurança e a garantia de sete anos.

Uma ideia de visual mais agressivo e com formato compacto, demarcando-se pela dianteira forte com faróis com tecnologia LED já disponível, por exemplo, a par de jantes que variam entre 16 e 17 polegadas. No interior, além dos dois ecrãs já apresentados em cima, há elementos em destaque como os novos bancos, com maior qualidade e conforto, ou o volante de quatro braços com design muito moderno. O espaço a bordo também foi melhorado, de acordo com a Hyundai. Os sistemas Android Auto e Apple CarPlay passam a ter possibilidade de conectividade sem fios, numa adição importante.

Quanto a dimensões, o novo i20 está mais baixo (menos 24 mm), mais largo (mais 30 mm), mais longo (mais 5 mm) e mais amplo na distância entre eixos (mais 10 mm). O espaço da bagageira foi aumentado em mais 25 litros, oferecendo agora um total de 351 litros

Motorização eletrificada vítima da fiscalidade

Comprovando a ideia de que a mais recente lei de fiscalidade aprovada pelo Orçamento do Estado para 2021 vai dar um passo atrás na disseminação dos modelos eletrificados, sobretudo nas gamas mais baixas, o i20 não terá em Portugal a variante de motor eletrificada por intermédio de sistema mild hybrid de 48V (com a caixa manual inteligente iMT), uma vez que o seu enquadramento seria mais penalizador em termos de posicionamento.

Dessa forma, a gama terá apenas dois motores, ambos a gasolina, um atmosférico e um sobrealimentado. Na base da gama estará o 1.2 MPI de quatro cilindros para a versão Comfort com 84 CV de potência e caixa manual de cinco velocidades, que foi bastante melhorado em termos de eficiência. O mesmo se aplica à versão turbo 1.0 T-GDI de três cilindros com 100 CV e possibilidade de associação a caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT).

Os consumos e emissões de CO2 variam entre os 5,3 l/100 km e 120 g/km, respetivamente, da versão 1.2 MPi Comfort e os 5,4 l/100 km e 125 g/km, respetivamente, da versão 1.0 T-GDI no nível de equipamento mais elevado Style Plus.

Tecnologia de segurança reforçada

A Hyundai reforça ainda o leque de tecnologias de segurança, passando a incluir o Alerta de Arranque do Veículo Dianteiro (LVDA) e o Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA). Outra funcionalidade é do Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA), que alerta os condutores através de avisos sonoros e visuais quando excedem o limite de velocidade. Quando combinado com o sistema manual de limite de velocidade, o Sistema de Informação da Velocidade Máxima pode até adaptar a velocidade autonomamente. Adicionalmente, a Travagem Autónoma de Emergência deteta, não apenas automóveis, mas também peões.

Quanto a restante equipamento, o modelo de base Comfort conta com as jantes de liga leve de 16 polegadas, faróis com tecnologia LED, combinação de ecrãs de instrumentação de 10.25″ e de 8.0″ central, entre outros. No nível Style passa a ter jantes de 17 polegadas, tecnologia Full LED, modos de condução ou ar condicionado automático. Há oito cores à escolha (com tonalidades bi-tom no nível Style) e três ambientes para o interior.

Preços de arromba

Apesar do acréscimo de equipamento, o novo i20 conta até com preços de entrada mais baixos face ao da geração anterior, com a marca a propor o i20 1.2 MPi Comfort por 16.040€ (já com a fiscalidade de 2021), subindo para os 17.800€ na versão 1.0 T-GDI de 100 CV no nível Style e caixa manual (19.400€ com a caixa DCT). A oferta termina com os 19.580€ pedidos pelo mesmo motor, mas com o nível Style Plus.

No início de 2021 chegam mais duas variantes do i20 com foco desportivo, o i20 N, que dá seguimento à tendência de modelos mais dinâmicos da marca coreana com motor de 200 CV e acerto específico, e o N-Line, de visual mais aguerrido.

Face à versão de entrada e comparando com os restantes integrantes do segmento, apenas o rival Opel Corsa tem uma versão mais acessível, mas a Hyundai aponta ainda que, ajustando o equipamento, torna-se “no mais competitivo do seu segmento, tendo os ingredientes certos para chegar ao topo do segmento”, refere Rui Baltazar, gestor de produto na Hyundai Portugal.

Porém, até ao fim do ano, a marca propõe ainda um preço mais especial na fase de pré-vendas, ou seja, 15.540€ em financiamento da marca. Haverá ainda uma valorização de retoma do veículo do cliente em 1250€.

Preços
1.2 MPi Comfort 16.040€
1.0 T-GDi DCT Style 19.400€
1.0 T-GDi Style 17.800€
1.0 T-GDi Style Plus 19.580€

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