Vítima de mais uma fuga de informação quanto a um dos seus futuros lançamentos, a Hyundai acabou por libertar as primeiras imagens e informações do i20, utilitário que dá continuidade a uma renovação qualitativa e estética dos modelos da marca sul-coreana, embebendo também os novos códigos estéticos da Hyundai.

Com lançamento previsto para o próximo Salão de Genebra, em março, o novo i20 apresenta o design ‘Sensuous Sportiness’, que combina agressividade com sensualidade para a sua terceira geração – o original foi lançado no mercado europeu em 2008. O modelo da Hyundai foi pensado para ir ao encontro dos gostos dos clientes europeus em matéria de qualidade e de tecnologia, destacando-se a inclusão de dois novos ecrãs de 10.25” para os sistemas de instrumentação e de infoentretenimento, permitindo maior conectividade e um ambiente mais digital. As versões menos equipadas terão sistema áudio com ecrã tátil de 8 polegadas.

Este novo design é descrito pela Hyundai como uma composição harmoniosa “entre quatro elementos fundamentais: proporção, arquitetura, estilo e tecnologia”, apresentando-se também como um modelo mais agressivo acentuado pela reformatação das dimensões: a linha do tejadilho foi rebaixada em 24 mm, a carroçaria alargada em 30 mm e o comprimento estendido em 5 mm, a que se junta ainda uma maior distância entre eixos (+10 mm).

Além disso, outros detalhes visuais contribuem para uma sensação de maior dinamismo, como é o caso das novas jantes em liga leve de 17’’ ou das dez cores exteriores possíveis de pedir, incluindo quatro cores novas: Intense Blue, Aurora Gray, Aqua Turquoise e Brass. Por outro lado, o tejadilho na cor Phantom Black permite uma personalização ainda maior, com a opção de um design com dois tons.

No interior, os designers da Hyundai procuraram criar um visual novo e atraente, como as portas ‘ligadas’ em continuidade ao tablier, o volante refinado equipado com botões modernos e elementos de cor nas superfícies a que se junta igualmente a iluminação interior à noite graças à nova tecnologia de luz ambiente em LED. Dispõe, ainda, de três acabamentos interiores – Black Mono, Black & Gray e Black Mono & Yellow Green para maior personalização.

Prometendo mais espaço para os passageiros, garantida está já o aumento da capacidade da bagageira, que cresceu 25 litros para um total de 351 litros.

A nível tecnológico, o novo i20 oferece sistema multimédia com Apple CarPlay e Android Auto (com possibilidade de ligação sem fios), carregador por indução na consola central e uma entrada USB na segunda fila de bancos. É também o primeiro modelo Hyundai na Europa a apresentar um sistema de áudio premium Bose, com oito altifalantes, incluindo um subwoofer.

Outro dos pontos fortes em matéria de conectividade é a chegada da tecnologia Bluelink (em mercado selecionados), que oferece uma ampla gama de serviços de conectividade para veículos, como os Hyundai LIVE Services, para além de funcionalidades à distância através da aplicação Bluelink para smartphone. Os serviços Bluelink têm uma subscrição gratuita de cinco anos. Alguns dos elementos mais apelativos são as informações de trânsito em tempo real da TomTom, estações de combustível/parques de estacionamento (com preços), meteorologia e câmaras de velocidade, a que se junta ainda um “sistema poderoso de reconhecimento de voz online com compreensão da linguagem natural”.

Por outro lado, o pacote de segurança Hyundai SmartSense inclui novas funcionalidades, como uma nova geração do sistema de travagem autónoma de emergência (FCA), que agora oferece deteção de peões e ciclistas, bem como o Cruise Control Inteligente com base na navegação (NSCC), que usa o novo sistema de navegação para antecipar as curvas ou retas que se seguem no trajeto e ajusta a velocidade do veículo para uma condução mais segura. Uma outra funcionalidade, o Sistema de Informação da Velocidade Máxima (ISLA), alerta o condutor através de avisos visuais e de áudio quando o veículo está em excesso de velocidade, podendo mesmo ajustar a velocidade quando combinado com o limitador de velocidade manual. Ao fazer marcha-atrás, o alerta de tráfego na retaguarda do veículo (RCCA) emite um aviso em caso de risco de colisão traseira com outros veículos. Enquanto isso, o sistema de estacionamento à retaguarda com assistência anti-colisão (PCA-R) trava automaticamente o veículo caso de risco de colisão.

Com duas motorizações e três opções de transmissão, o novo Hyundai i20 posiciona no topo da sua gama o bloco 1.0 T-GDI em duas versões, 100 ou 120 CV, o qual pode ser conjugado, pela primeira vez, com sistema Hybrid de 48V, opcionalmente no de 100 CV ou de série 120 CV. O sistema de 48 volts contribui para uma redução de 3 a 4% no consumo de combustível e nas emissões de CO2.

Relativamente às transmissões, o sistema Hybrid de 48 volts está disponível com uma dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT) ou a recente transmissão manual inteligente de seis velocidades (iMT). Esta última desacopla o motor de combustão da transmissão após o condutor soltar o pedal do acelerador, permitindo que o carro entre em modo de recuperação economizando combustível.

Quando não é complementado pelo sistema Hybrid de 48 volts, o motor 1.0 T-GDi 100 CV está disponível com caixa 7DCT ou com uma caixa manual de 6 velocidades. No patamar de entrada, o novo i20 também está disponível com motor 1.2 MPi de quatro cilindros, com 84 CV e uma caixa manual de cinco velocidades.

Este novo modelo para o segmento B será produzido na Europa na fábrica da Hyundai em Izmit, na Turquia.

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