A Hyundai dá continuidade ao seu ritmo incessante de lançamentos com a chegada ao mercado nacional do renovado i30, modelo que se destaca pelo reforço das vertentes da conectividade, da eletrificação e do equipamento, destacando-se aqui a introdução do nível de equipamento N Line. Os preços do renovado i30 começam nos 22.500 euros para a versão 1.0 T-GDi de 120 CV no nível de entrada.

Prosseguindo com uma toada de lançamentos bastante forte, o i30 renovado é apenas o quarto de 14 lançamentos que a Hyundai pretende ter no mercado até ao final deste ano, ao mesmo tempo com um grande foco na eletrificação, pretendendo ter 75% da sua gama eletrificada até final de 2021. A reboque desse plano de lançamentos muito agressivo, a marca sul-coreana vive um momento bastante interessante, conseguindo uma quota de mercado de 5,4% em janeiro, o qual fica marcado, desde logo, pelo agravamento das restrições da pandemia de Covid-19.

Para consolidar a sua posição na Europa, a Hyundai confia, precisamente, num modelo pensado e nascido para o Velho Continente, o i30. Não mudando radicalmente, o compacto familiar renova-se para uma nova fase, direcionando-se para um segmento importante e que em Portugal é responsável ainda por 23% do mercado automóvel, num bastião de resistência ao progresso dos SUV.

A atualização do design exterior é evidente, com uma secção dianteira marcada pela postura mais ampla e moderna, graças à grelha mais larga tem agora um padrão tridimensional. Os novos grupos óticos de menor espessura podem vir equipados com tecnologia Full LED e as novas luzes de circulação diurna em LED apresentam um formato em ‘V’. Os grupos óticos em LED estão disponíveis na versão N Line.

Na traseira, o ponto de destaque do i30 de cinco portas é o seu para-choques com um novo design, desenvolvido para melhorar o desempenho aerodinâmico. Os grupos óticos em LED, disponíveis na versão N Line, com o formato em ‘V’, conferem-lhe maior simetria entre a dianteira e traseira.

Noutros retoques, passa a estar disponível com jantes de liga leve de 16” (Style), 17” e de 18” (N Line).

Linha desportiva

Nesta atualização de meio de ciclo, nota para a extensão do equipamento desportivo N Line à carrinha, depois de já estar presente nos modelos de cinco portas e ‘fastback’, dando um visual mais desportivo às respetivas carroçarias. Na dianteira, confere uma aparência mais agressiva graças à aplicação de uma grelha central mais larga, novos grupos óticos e nova configuração do para-choques, com a Hyundai a afirmar que se inspirou na aerodinâmica dos aviões a jato… Os faróis de nevoeiro reposicionados colocam o centro de gravidade visual mais próximo do solo.

Além das já referidas jantes de 17 ou de 18 polegadas, os Hyundai i30 N Line apresentam atualizações na suspensão e direção, em combinação com o motor 1.6 CRDi de 136 CV, para uma condução ainda mais dinâmica.

Reforço tecnológico

No interior, a Hyundai reformulou ligeiramente o i30, dotando-o de materiais melhorados nalguns aspetos, mas a aposta passou pelo reforço da tecnologia. O destaque está no engrandecimento do ecrã tátil central para as 10.25”, servindo de base ao sistema BlueLink, sendo mesmo o primeiro modelo da marca a dispor deste tipo de conectividade – que permite outra convivência com o automóvel a partir do smartphone. Entre os exemplos de funcionalidades estão a navegação com trânsito em tempo real (incluindo preços de estações de serviço e estacionamentos), reconhecimento de voz, informações de estado do veículo (luzes acesas ou portas abertas), notificações de alarme, diagnóstico remoto (com estado da pressão dos pneus ou airbags) e informação de condução.

Além disso, dispõe de um renovado sistema de infoentretenimento, com um novo processador e novos menus. Adicionalmente, poderá dispor de conectividade sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Também o sistema de infoentretenimento passa a dispor, nas versões N Line, de ecrã de 7.0 polegadas para a apresentação de informação diversa ao condutor. As grelhas de ventilação foram também revistas no seu desenho.

Eletrificação… Mas só pela metade

Tratando-se de uma atualização de meio de ciclo, o i30 não altera substancialmente as suas opções mecânicas, estando fora da equação propostas híbridas plug-in ou 100% elétricas. Ainda assim, a Hyundai apresenta versões mild hybrid, com eletrificação ligeira, mas que apenas se traduzem numa única variante em Portugal, surgindo agregada ao bloco 1.6 CRDi de 136 CV de potência.

De fora das opções em Portugal ficam os 1.0 T-GDi e 1.5 T-GDi eletrificados por sistema de 48V, que baixa consumos e emissões. A recente alteração no Orçamento do Estado que penaliza os veículos híbridos levou a Hyundai a rejeitar a sua comercialização em solo luso – optando pela sua aplicação apenas no turbodiesel 1.6 CRDi de 136 CV, cuja diluição no preço acabou ser ‘chave’ na decisão da marca.

Assim, o motor 1.0 T-GDi a gasolina com 120 CV vai estar disponível em associação a caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades.

A versão 1.6 CRDi de 115 CV continua a estar disponível com caixa manual de seis velocidades ou opcionalmente com a caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem. Mais potente, o motor 1.6 CRDi de 136 CV passa a estar dotado de tecnologia mild hybrid de 48V, que traz ainda a caixa manual inteligente (pode ler mais sobre as caixas manuais inteligentes aqui) ou, opcionalmente, automática de sete velocidades.

Recorde-se que a caixa iMT desacopla o motor de combustão quando o condutor deixa de carregar no pedal do acelerador, permitindo uma maior economia de combustível a velocidades estáveis ou sem carga no acelerador.

Sem alterações está a garantia de sete anos sem limite de quilómetros, com sete anos de assistência em viagem e sete anos de check-ups gratuitos. Para o lançamento, a Hyundai tem em vigor campanhas para o i30, quer para particulares quer para empresas: para os primeiros, há uma campanha associado aos contratos Hyundai Open Drive de 149€ por mês (válidos a contratos feitos até dia 28 de fevereiro de 2021), enquanto os segundos beneficiam de uma solução de renting desde 349€ (com IVA incluído, pneus ilimitados, viatura de substituição citadina, 4% franquia, sem entrada num contrato a 60 meses ou 50.000 quilómetros).

Quanto à gama, percebe-se uma tendência de simplificação na definição do i30. Na versão de cinco portas, passa a ter dois níveis de equipamento, Style e N Line, o primeiro apenas para as versões de caixa manual dos motores 1.0 TGDi de 120 CV (22.500€) e 1.6 CRDi 48V de 136 CV (30.358€), havendo um diferencial de 8178€ entre as respetivas versões de entrada.

Com o nível de equipamento N Line, o 1.0 T-GDi de caixa manual estará disponível com preço base de 25.500€ (mais 1900€ para a versão com caixa 7DCT), enquanto o 1.6 CRDi 48V de 136 CV tem um preço base de 33.822€ (mais 1784€ para a caixa 7DCT).

A versão Style conta com jantes de liga leve de 16 polegadas, ecrã tátil central de 8.0 polegadas com principais destaques. Já a mais completa versão N Line oferece jantes de 17 polegadas (ou 18 polegadas), o ecrã digital na instrumentação, a smart key (para entrada e arranque sem chave), entre outros itens.

Nota para o facto de as versões N e N Line apenas chegarem ao mercado no final de março.

Preços

i30 5 Portas
1.0 TGDi Style 22.500€
1.6 CRDi 48v 136cv Style 30.357€
1.0 TGDi N-Line DCT 27.400€
1.0 TGDi N-Line 25.500€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line DCT 35.605€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line 33.821€

i30 SW
1.0 TGDi Style 23.500€
1.6 CRDi 48v 136cv Style 31.295€
1.0 TGDi N-Line DCT 28.414€
1.0 TGDi N-Line 26.500€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line DCT 36.576€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line 34.792€

i30 Fastback
1.0 TGDi N-Line DCT 27.400€
1.0 TGDi N-Line 25.500€

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