Prosseguindo com uma toada de lançamentos bastante forte, o i30 renovado é apenas o quarto de 14 lançamentos que a Hyundai pretende ter no mercado até ao final deste ano, ao mesmo tempo com um grande foco na eletrificação, pretendendo ter 75% da sua gama eletrificada até final de 2021. A reboque desse plano de lançamentos muito agressivo, a marca sul-coreana vive um momento bastante interessante, conseguindo uma quota de mercado de 5,4% em janeiro, o qual fica marcado, desde logo, pelo agravamento das restrições da pandemia de Covid-19.
Para consolidar a sua posição na Europa, a Hyundai confia, precisamente, num modelo pensado e nascido para o Velho Continente, o i30. Não mudando radicalmente, o compacto familiar renova-se para uma nova fase, direcionando-se para um segmento importante e que em Portugal é responsável ainda por 23% do mercado automóvel, num bastião de resistência ao progresso dos SUV.
A atualização do design exterior é evidente, com uma secção dianteira marcada pela postura mais ampla e moderna, graças à grelha mais larga tem agora um padrão tridimensional. Os novos grupos óticos de menor espessura podem vir equipados com tecnologia Full LED e as novas luzes de circulação diurna em LED apresentam um formato em ‘V’. Os grupos óticos em LED estão disponíveis na versão N Line.
Na traseira, o ponto de destaque do i30 de cinco portas é o seu para-choques com um novo design, desenvolvido para melhorar o desempenho aerodinâmico. Os grupos óticos em LED, disponíveis na versão N Line, com o formato em ‘V’, conferem-lhe maior simetria entre a dianteira e traseira.
Noutros retoques, passa a estar disponível com jantes de liga leve de 16” (Style), 17” e de 18” (N Line).Linha desportiva
Nesta atualização de meio de ciclo, nota para a extensão do equipamento desportivo N Line à carrinha, depois de já estar presente nos modelos de cinco portas e ‘fastback’, dando um visual mais desportivo às respetivas carroçarias. Na dianteira, confere uma aparência mais agressiva graças à aplicação de uma grelha central mais larga, novos grupos óticos e nova configuração do para-choques, com a Hyundai a afirmar que se inspirou na aerodinâmica dos aviões a jato… Os faróis de nevoeiro reposicionados colocam o centro de gravidade visual mais próximo do solo.
Além das já referidas jantes de 17 ou de 18 polegadas, os Hyundai i30 N Line apresentam atualizações na suspensão e direção, em combinação com o motor 1.6 CRDi de 136 CV, para uma condução ainda mais dinâmica.
Reforço tecnológico
Além disso, dispõe de um renovado sistema de infoentretenimento, com um novo processador e novos menus. Adicionalmente, poderá dispor de conectividade sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Também o sistema de infoentretenimento passa a dispor, nas versões N Line, de ecrã de 7.0 polegadas para a apresentação de informação diversa ao condutor. As grelhas de ventilação foram também revistas no seu desenho.
Eletrificação… Mas só pela metade
Tratando-se de uma atualização de meio de ciclo, o i30 não altera substancialmente as suas opções mecânicas, estando fora da equação propostas híbridas plug-in ou 100% elétricas. Ainda assim, a Hyundai apresenta versões mild hybrid, com eletrificação ligeira, mas que apenas se traduzem numa única variante em Portugal, surgindo agregada ao bloco 1.6 CRDi de 136 CV de potência.
Assim, o motor 1.0 T-GDi a gasolina com 120 CV vai estar disponível em associação a caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
A versão 1.6 CRDi de 115 CV continua a estar disponível com caixa manual de seis velocidades ou opcionalmente com a caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem. Mais potente, o motor 1.6 CRDi de 136 CV passa a estar dotado de tecnologia mild hybrid de 48V, que traz ainda a caixa manual inteligente (pode ler mais sobre as caixas manuais inteligentes aqui) ou, opcionalmente, automática de sete velocidades.
Recorde-se que a caixa iMT desacopla o motor de combustão quando o condutor deixa de carregar no pedal do acelerador, permitindo uma maior economia de combustível a velocidades estáveis ou sem carga no acelerador.
Sem alterações está a garantia de sete anos sem limite de quilómetros, com sete anos de assistência em viagem e sete anos de check-ups gratuitos. Para o lançamento, a Hyundai tem em vigor campanhas para o i30, quer para particulares quer para empresas: para os primeiros, há uma campanha associado aos contratos Hyundai Open Drive de 149€ por mês (válidos a contratos feitos até dia 28 de fevereiro de 2021), enquanto os segundos beneficiam de uma solução de renting desde 349€ (com IVA incluído, pneus ilimitados, viatura de substituição citadina, 4% franquia, sem entrada num contrato a 60 meses ou 50.000 quilómetros).
Com o nível de equipamento N Line, o 1.0 T-GDi de caixa manual estará disponível com preço base de 25.500€ (mais 1900€ para a versão com caixa 7DCT), enquanto o 1.6 CRDi 48V de 136 CV tem um preço base de 33.822€ (mais 1784€ para a caixa 7DCT).
A versão Style conta com jantes de liga leve de 16 polegadas, ecrã tátil central de 8.0 polegadas com principais destaques. Já a mais completa versão N Line oferece jantes de 17 polegadas (ou 18 polegadas), o ecrã digital na instrumentação, a smart key (para entrada e arranque sem chave), entre outros itens.
Nota para o facto de as versões N e N Line apenas chegarem ao mercado no final de março.
Preços
i30 5 Portas
1.0 TGDi Style 22.500€
1.6 CRDi 48v 136cv Style 30.357€
1.0 TGDi N-Line DCT 27.400€
1.0 TGDi N-Line 25.500€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line DCT 35.605€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line 33.821€
i30 SW
1.0 TGDi Style 23.500€
1.6 CRDi 48v 136cv Style 31.295€
1.0 TGDi N-Line DCT 28.414€
1.0 TGDi N-Line 26.500€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line DCT 36.576€
1.6 CRDi 48v 136cv N-Line 34.792€
i30 Fastback
1.0 TGDi N-Line DCT 27.400€
1.0 TGDi N-Line 25.500€
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