Entrando na guerra dos SUV de altas prestações, a Hyundai revelou o seu novo Kauai N, procurando combinar versatilidade e emoção de condução num SUV compacto com motor 2.0 T-GDi de 280 CV associado a uma caixa automática de oito velocidades de configuração específica. Esse é apenas um dos ‘truques’ do novo Kauai N, criado para dar continuidade à expansão da gama ‘N’ de desportivos da marca coreana.

Este novo SUV dispõe de uma grande série de elementos diferentes face aos SUV convencionais, como são os casos das jantes de 19 polegadas, bancos de estilo bacquets específicos, afinação única de chassis e estética aprumada para uma presença robusta e emotiva. Combina o desenho de base do Kauai com a filosofia desportiva da gama ‘N’. Com 4215 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1565 mm de altura, o novo Kauai N é 10 mm mais comprido do que o SUV de base, dispondo da mesma distância entre eixos, de 2600 mm, o que não surpreende uma vez que é apenas uma variante do modelo e não um automóvel novo.

Para reforçar as suas credenciais desportivas, a Hyundai dotou este Kauai N com características desportivas como o diferencial de escorregamento limitado eletrónico (e-LSD) e os seus modos de controlo de estabilidade (ESC), otimizados para melhorar a motricidade em curva.

O ‘Traction Mode’ assegura bons níveis de aderência numa vasta amplitude de pisos, enquanto o sistema N Grin Control dispõe de cinco modos de condução, variando entre o mais ecológico ‘Eco’ e os desportivos ‘Sport’ e ‘N’, além dos modos ‘Normal’ e ‘Custom’ (personalizável). Há ainda um modo de Controlo de Arranque para partidas mais esfuziantes.

A estética deste modelo ‘N’ é ainda mais agressiva face à dos Kauai normais, com apontamentos exclusivos a vermelho que acentuam o seu carácter emotivo. Exemplo disso é a nova grelha dianteira com rede única e uma nova assinatura luminosa. Na traseira, um duplo spoiler também aponta para a sua especificidade, enquanto a terceira luz de travão tem um formato triangular. Existem ainda duas grandes saídas de escape que reforçam a identidade desportiva. As jantes exclusivas contribuem para a imagem única e musculada do Kauai N, escondendo sistema de travagem reforçado com maxilas em vermelho.

Para o lançamento deste modelo, a Hyundai desenvolveu uma nova cor exterior, o azul Sonic, que fica a meio termo entre o banco e o cinzento claro, mesclado com o azul Performance da marca que volta a estar disponível como exclusivo dos automóveis de gama ‘N’.

Ambiente dinâmico

No habitáculo, a Hyundai dotou o Kauai N de diversos elementos orientados para uma visão mais desportiva, de que são exemplo os materiais de maior qualidade e os pedais em alumínio. Um dos elementos que se distingue é o volante exclusivo com pega otimizada e botões configurados para um acesso melhor. Dois botões ‘N’ configuráveis no volante permitem configurar diferentes funções às quais o condutor pode aceder de forma simples e rápida.

O travão de estacionamento dispensa a modernidade da eletrónica, preferindo o clássico (e quase em desuso) travão mecânico, com pega em couro perfurado para melhor aderência da mão. O Kauai N está disponível com um pacote de cor exclusivo, com bancos desportivos revestidos em tecido, couro ou Alcantara. Os três tipos de bancos estão disponíveis com bancos dianteiros aquecidos, havendo também opção semelhante nos bancos traseiros.

O condutor pode beneficiar ainda da estreia do sistema head-up display (HUD) de performance, apresentando informações como as rpm, velocidade ou o indicador de mudança de velocidade quando nos modos ‘Sport’ e ‘N’.

“Nunca é só conduzir”

A Hyundai quis reforçar o empenho desportivo do Kauai, aplicando aqui o 2.0 T-GDi de 280 CV de potência e 392 Nm de binário máximo, que promete oferecer mais energia numa ampla faixa de rotações. Surge associado à caixa N DCT de oito velocidades, concebida para prestações melhoradas e mais exigentes. Esta caixa conta com três funções que asseguram sorrisos na cara do condutor, de acordo com a Hyundai. Nessa promessa estão os modos N Power Shift (NPS), N Grin Shift (NGS) e o N Track Sense Shift (NTS).

A primeira, NPS, incrementa ligeiramente a rotação do motor nas passagens de caixa ‘para cima’ quando o acelerador está pressionado a mais de 90%, dando uma sensação de impulso quando sobe de caixa, fazendo-se acompanhar de um troar do escape. Quando a função de controlo de arranque está ativada, o Kauai N acelera dos zero aos 100 km/h em 5,5 segundos. Esta função ativa-se unicamente nos modos ‘N’ e ‘Custom’.

O segundo, NGS, maximiza a performance do motor e da caixa por 20 segundos, adequando o conjunto motriz para o ritmo mais apropriado. O modo é ativado com a pressão de um botão no volante, surgindo uma contagem regressiva no painel de instrumentos do tempo de ativação. Depois de utilizado, os condutores têm de esperar 40 segundos para nova ativação. Já o NTS otimiza a condução em pista, adequando as passagens de caixa à utilização em circuito.

Por fim, menção para o facto de contar com uma opção de caixa manual/sequencial, na qual o condutor assume mesmo o controlo das operações. Ou seja, o sistema de controlo impede que a caixa aumente de relação quando atinge o ‘redline’.

A marca aponta para uma rigidez estrutural incrementada com pontos suplementares de solda na carroçaria e reforço na proteção dos ocupantes em caso de acidente. Surge também com um novo controlo eletrónico de suspensão (ECS), que controla o amortecimento, assim melhorando o conforto ou a rigidez em pista. Nestas condições, os mais afoitos podem desligar o controlo de estabilidade (ESC) por inteiro, dispondo também este de três modos de atuação – entre o ‘ON’ normal, o ESC ‘Sport’ para condução mais aguerrida ou o ‘Off’, que desativa este assistente eletrónico. Quando tal acontece, não há intervenção eletrónica no motor ou travões para manter a estabilização, pelo que apenas é aconselhável a condutores experientes.

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