O IONIQ 5 tira partido da recém-apresentada plataforma modular global para veículos elétricos (E-GMP), tendo em conta uma maior atenção à habitabilidade e funcionalidade, apesar das dimensões exteriores compactas, com extremidades curtas: no total, mede 4635 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1605 mm de altura, para uma distância entre eixos bastante generosa (3000 mm), permitindo igualmente uma nova abordagem de design.
De acordo com a IONIQ, divisão de veículos eletrificados que até aqui fazia parte da gama, a dianteira caracteriza-se pelo capot em formato de concha, minimizando as aberturas entre painéis para assim melhorar a eficiência aerodinâmica. O para-choques tem um formato em ‘V’, com as luzes diurnas de circulação integradas para uma assinatura luminosa única. A mesma abordagem é aplicada na secção traseira. Nas laterais, as pegas das portas são retráteis para não afetar a aerodinâmica em andamento, enquanto o ideal ‘Parametric Dynamics’ da Hyundai também está patente nas jantes de grandes dimensões (20 polegadas). O pilar C inspira-se no 45 Concept da Hyundai para presença robusta.
“Uma nova experiência de mobilidade para a próxima geração – esta era a missão desde o primeiro dia deste projeto, olhar para o horizonte longínquo, mas permanecer fundamentalmente Hyundai”, refere SangYup Lee, vice-presidente e Presidente do Centro de Design Global da Hyundai.
No interior, a noção de ‘sala de estar’ é aplicado com destaque para a consola central deslocável para frente ou para trás em 140 mm. Esse conceito chama-se ‘Universal Island’ (ilha universal), aproveitando o piso plano permitido pela colocação da bateria sob o piso. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, com espessura reduzida em 30%, dando assim mais espaço aos passageiros da segunda fila.
Muitos dos materiais do habitáculo, sobretudo os de fácil toque, como os bancos, revestimento do tejadilho, painéis das portas, piso ou suporte dos braços, usam materiais sustentáveis, provenientes de técnicas de reciclagem (como garrafas de plástico) ou têxteis sustentáveis. A carroçaria pode ser pintada em nove cores, incluindo cinco tonalidades inspiradas na natureza, enquanto o interior pode ter três opções de cores.Tal como sucede em muitos elétricos, o facto de dispor de motores elétricos mais compactos permite-lhe oferecer uma combinação de bagageiras à frente (57 litros no caso do 2WD e 24 litros no AWD) e atrás (531 litros ou 1591 litros com o rebatimento das costas dos bancos traseiros).
Sistema motriz variável
O IONIQ 5 tem uma gama variada de combinações motrizes, garantindo assim que se adapta a diferentes necessidades. O cliente poderá escolher entre duas opções de bateria, de 58 kWh e de 72.6 kWh, e tração traseira única ou integral, neste caso com dois motores elétricos. No topo da gama estará o modelo de tração integral (AWD), dois motores eléricos e bateria de 72.6 kWh, o que garante uma potência de 225 kW (302 CV) e 605 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos – ou seja, território de desportivo. A velocidade máxima em qualquer das versões está sempre limitada a 185 km/h.
Na combinação de bateria de 72.6 kWh com apenas um motor, há apenas 160 kW entregues ao eixo traseiro, com um binário de 350 Nm de um tempo de aceleração dos zero aos 100 km/h em 7,4 segundos.
Com a bateria de menor capacidade, de 58 kWh, a potência é reduzida em ambas as variantes de tração. No caso do modelo AWD, há uma potência combinada de 173 kW e 605 Nm de binário máximo, para 6,1 segundos de aceleração dos zero aos 100 km/h. Caso seja essa bateria e motor único, a potência desce para os 125 kW, com os mesmos 350 Nm de binário máximo e aceleração dos zero aos 100 km/h em 8,5 segundos.
Quanto equipado apenas com um motor elétrico (2WD) e tração traseira, com a mesma bateria de 72.6 kWh, a autonomia WLTP do IONIQ 5 varia entre os 470 e os 480 quilómetros.
Carregamento rápido e V2L
Outra das funcionalidades deste novo compacto elétricos é a de alimentar outros dispositivos elétricos, graças à tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), possibilitando por exemplo o carregamento de outros veículos elétricos, como scooters ou bicicletas, graças à arquitetura elétrica de nova geração. Pode fornecer até 3.6 kW de energia, localizando-se a porta V2L sob os bancos posteriores. Outra porta de alimentação está no exterior do veículo.
Em termos de conectividade e tecnologia, o IONIQ 5 utiliza um sistema de cockpit duplo, com um painel de instrumentos digital de 12” personalizável e um ecrã tátil central de 12” para o sistema de infoentretenimento. Pela primeira vez num Hyundai, o IONIQ 5 conta com tecnologia head-up display de realidade aumentada, tornando o para-brisas num ecrã informativo durante a condução. Os serviços BlueLink da Hyundai também estarão presentes neste IONIQ, ajudando o condutor a manter um maior controlo sobre o estado do veículo, mesmo remotamente.
Além disso, a segurança fica a cargo de uma diversa panóplia de tecnologias, sendo também o primeiro do grupo a dispor de assistente de viagem em autoestrada, uma tecnologia de condução semiautónoma de Nível 2.
Long Range
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AWD | Potência | 225 kW (combinado) |
Binário | 605 Nm (combinado) | ||
0-100 km/h | 5,2 seconds | ||
2WD | Potência | 160 kW ao eixo traseiro | |
Binário | 350 Nm ao eixo traseiro | ||
0-100 km/h | 7,4 segundos | ||
Standard Range
Bateria de 58 kWh |
AWD | Potência | 173 kW (combinado) |
Binário | 605 Nm (combinado) | ||
0-100 km/h | 6,1 segundos | ||
2WD | Potência | 125 kW | |
Binário | 350 Nm | ||
0-100 km/h | 8.5 segundos |
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