Mais arrojado e mais preocupado também com a versatilidade diária, o novo Mercedes-AMG GT passa a assumir um formato de coupé 2+2 com motor V8 biturbo de 585 CV na versão mais potente que mantém assim a sua aura de superdesportivo de excelência.

A segunda geração do AMG GT foi totalmente desenvolvida em Affalterbach, com um foco redobrado na vertente prática de condução e funcionalidade, mas sem prejudicar os atributos dinâmicos em termos de condução e prestações.

Com uma estrutura de materiais compósitos e alumínio (a que se juntam ainda aço, fibra de carbono e magnésio), o novo AMG GT beneficia dos mais recentes avanços em termos tecnológicos, como o sistema de tração variável AMG 4Matic+, suspensão AMG Active Ride Control, eixo traseiro direcional e soluções de aerodinâmica ativa. Todos estes elementos são de série no novo desportivo germânico.

A marca irá apresentar duas versões no lançamento, com o AMG GT 63 4MATIC+ Coupé a ser o mais potente, graças ao motor V8 biturbo de 4.0 litros com 585 CV, secundado pelo AMG GT 55 4MATIC+ Coupé com 476 CV.

Estética mais equilibrada

A anterior geração do AMG GT ficou marcada por uma dianteira muito longa e secção traseira compacta. Para a nova geração, os designers da Mercedes-AMG procuraram um maior equilíbrio de proporções, com capot ainda longo, mas com habitáculo mais puxado à frente, distância entre eixos alongada (2700 mm) e extremidades curtas.

A dianteira fica marcada pela evolução da grelha AMG e pelos faróis LED Digital Light de última geração com assinatura luminosa de três pontos facilmente reconhecível e interior escurecido. No capot, como imagem de marca, são recuperados os ‘power domes‘ que representam a potência escondida.

Com pilar C mais suavizado a fluir à secção traseira, destaque para os grupos óticos unidos por um filamento LED e com efeito tridimensional num detalhe de grande precisão. Na tampa da bagageira esconde-se o spoiler ativo, surgindo na parte inferior um difusor imponente com dupla saída de escapes.

Interior mais tecnológico

Entrando a bordo, percebe-se de imediato que a Mercedes-AMG procurou dotar o GT de maior pendor tecnológico sem lhe retirar proeza desportiva. A marca alemã dá-lhe o nome de ‘hiper analógico’, a combinar a geometria analógica com o mundo digital.

O design do cockpit mantém o elevado cuidado de construção e de materiais como couro, demarcando-se pelo painel de instrumentos digital em visor tridimensional, com diferentes configurações de informação.

A consola central flui para a secção inferior com um ecrã tátil de 11.9″ em disposição vertical para melhorar a integração com os smartphones, mas também para oferecer vantagens na navegação. A derradeira geração do sistema MBUX também está presente, com capacidade de aprendizagem e conteúdos específicos da AMG, como os ‘AMG Performance’ ou ‘AMG Track Pace’.

Há ainda sistema head-up para a informação mais relevante em efeito tridimensional, também com diferentes estilos, contando-se também com iluminação ambiente de 64 cores para ambiente mais distinto a bordo.

Os bancos dianteiros com encostos de cabeça integrados têm acerto elétrico de série e são apresentados como essenciais para uma condução mais imersiva. Opcionalmemte, os bancos AMG performance acentuam a vertente desportiva com ventilação e maior suporte do corpo.

Uma das maiores novidades é de oferecer agora a possibilidade de contar com configuração 2+2 opcional com dois pequenos lugares atrás. Não sendo propriamente para adultos (aponta até 1.50 m de altura como máximo), podem permitir maior funcionalidade no transporte de crianças, por exemplo.

A bagageira também beneficia de mais espaço (321 litros) e de acesso melhorado graças à abertura ampla do portão traseiro com abertura elétrica e sem recorrer às mãos. Os bancos traseiros podem também ser rebatidos, ampliando a capacidade disponível para os 675 litros.

Sempre o dinamismo

O foco será sempre o do dinamismo, pelo que o novo AMG GT será proposto em dois níveis de potência sempre com o motor V8 biturbo de 4.0 litros, os quais são produzidos sempre sob o princípio ‘One Man, One Engine’ em Affalterbach, na Alemanha.

No GT 63 4MATIC+ o motor debita 585 CV de potência e 800 Nm entre as 2500 e as 4500 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,2 segundos, para uma velocidade máxima de 315 km/h. No GT 55 4MATIC+, o V8 produz 476 CV e 700 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,9 segundos, para uma velocidade máxima de 295 km/h.

Para utilização neste modelo, o motor foi revisto e trabalhado com novo cárter de óleo, intercooler reposicionado e ventilação ativa do cárter. Alcançaram-se outras otimizações do motor através de diferentes medidas, como o aumento da pressão do turbo e melhorias no software.

O motor está associado a uma caixa AMG Speedshift MCT 9G com patilhas atrás do volante e embraiagem húmida.

O sistema AMG Performance 4Matic+ de tração integral variável permite a distribuição variável da potência entre os dois eixos, com base num controlo eletrónico avançado que avalia continuamente as condições de condução e do piso para ajustar a tração, que pode variar dos 50/50 à tração traseira exclusiva.

A isto junta-se a suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rolamento. Elementos hidráulicos ativos substituem as barras estabilizadoras mecânicas convencionais e compensam os movimentos de rolamento no novo AMG GT Coupé em frações de segundo. Os amortecedores adaptativos também têm duas ligações hidráulicas. Uma está no lado da compressão do amortecedor e a outra está no lado da tensão. As câmaras dos amortecedores nas quatro rodas estão ligadas diretamente através das válvulas de controlo dos amortecedores adaptativos.

“O novo AMG GT Coupé combina características de condução altamente dinâmicas e um carácter desportivo distinto com um elevado nível de conforto no dia-a-dia. O nosso novo GT é claramente o produto topo de gama do nosso diversificado portfólio e, por isso, não é apenas o mais jovem modelador da marca AMG, mas também um claro compromisso com o automóvel desportivo fabricado em Affalterbach. Com o novo conceito de dimensão e a opção de 2+2 lugares, estamos a responder diretamente aos desejos dos nossos clientes”, refere Michael Schiebe, Presidente do Conselho de Administração da Mercedes-AMG GmbH.

Tecnicamente, possui também de série um bloqueio de diferencial do eixo traseiro controlado eletronicamente, que melhora a tração em todas as condições de condução. A agilidade é igualmente melhorada por via do eixo traseiro direcional, com as rodas traseiras a virarem na direção oposta das da frente (até aos 100 km/h) ou na mesma direção (a mais de 100 km/h).

O sistema de travagem é assegurado por discos de material compósito, primando ainda pela leveza para redução das massas suspensas, ao mesmo tempo que a refrigeração foi igualmente melhorada para atuação sem mácula em condições difíceis.

Os novos GT dispõem, também, de sistema Dynamic Select com diferentes programas de condução, variando entre os ‘Slippery’ (escorregadio), ‘Comfort’, ‘Sport’, ‘Sport+’ e ‘Race’, sendo este último o mais exigente e para utilização em pista, sobretudo. Como particularidade do AMG Dynamic Select, o AMG GT conta ainda com AMG Dynamics, uma unidade de controlo dinâmico que incide sobre o controlo de estabilidade (ESP).

O AMG GT agora revelado não irá contar com uma versão cabrio, na medida em que essa posição ficou ocupada pelo recém-lançado Mercedes-AMG SL.

*Em Viena, Áustria.

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