Nome emblemático na história da Mercedes-Benz, o SL está de volta, num formato roadster desportivo bastante mais extremo, uma vez que beneficia muito concretamente do tratamento concedido pela divisão desportiva AMG. Como características principais, o novo SL terá uma capota em lona, tração integral 4MATIC pela primeira vez e duas versões com motores V8 no lançamento.

Herdeiro direto do SL que há quase 70 anos se tornou lendário na marca alemã (o primeiro SL foi lançado em 1952), o novo SL conjuga a elegância e a desportividade refinada do original com as credenciais modernas dos automóveis cunhados pela divisão AMG.

Pelo lado visual, o SL de nova geração caracteriza-se pela longa distância entre eixos e pelas extremidade curtas, adicionando elementos distintivos como o capot alongado, cavas das rodas musculadas e pilares A bastante inclinados. Ainda no capot, as duas saliências reforçam o seu carácter desportivo. A grelha do radiador é específica da gama AMG, com 14 lâminas verticais numa referência direta ao SL pioneiro, dispondo também de tecnologia Digital Light LED para os faróis dianteiros, com a tecnologia LED utilizada também nos farolins.

A traseira tem um desenho que pretende conferir uma imagem desportiva e compacta, tendo a capota de lona sido concebida para conferir elegância e eficácia quando fechada, nomeadamente em termos de insonorização e conforto térmico.

O habitáculo respeita os padrões clássicos dos desportivos AMG, conjugando materiais requintados com elementos de design desportivo. O cockpit está orientado para o condutor, num conceito integralmente novo com configuração de lugares 2+2 para incrementar a funcionalidade – os bancos traseiros são apresentados como soluções para pessoas de até 1,50 metros. Ou seja, indicados para crianças.

Garantindo que nenhum elemento deste novo SL é partilhado com o da geração anterior (nem com qualquer outro modelo, como o AMG GT Roadster), a Mercedes-AMG recorreu a uma estrutura totalmente nova com recurso a materiais ligeiros como o alumínio para uma máxima rigidez e proporções compactas. A nova estrutura, garante a Mercedes-AMG, foi criada a partir de uma folha em branco.

O conceito interior segue aquilo que a AMG define de ‘hyperanalogue’, algo como hiper-analógico, ou seja, numa combinação entre a geometria analógica e o mundo digital. Isso é percetível no painel de instrumentos digital, integrado num visor tridimensional. O sistema MBUX de série oferece uma série de vários ecrãs de informação e diferentes modos. No lado da conectividade, o sistema está aqui na sua segunda geração, que apresenta algumas evoluções tecnológicas, bem como menus específicos da gama AMG, nomeadamente, os ‘AMG Performance’ e ‘AMG Track Pace’. O ecrã tátil multimédia pode ser ajustado eletricamente em inclinação desde 12 até 32 graus.

O objetivo foi garantir uma elevada estabilidade direcional, bem como uma rigidez à torsão em curva, mantendo o peso contido. Além do alumínio, contam-se ainda materiais como o magnésio, materiais compósitos e aço, a partir do qual a moldura do para-brisas, por exemplo, é produzida. Como elemento estrutural, serve de proteção do habitáculo em caso de capotamento, bem como o ‘roll bar’ extensível atrás do habitáculo, que pode ser acionado em milésimos de segundo caso seja detetado um acidente. Em comparação com o SL anterior, a rigidez torsional foi incrementada em 18%, enquanto a rigidez transversal é 50% maior do que a do AMG GT Roadster, o que não deixa de ser um dado impressionante. O peso total da estrutura em ‘vazio’ (sem qualquer componente agregado) ronda os 270 kg.

O novo SL apresenta também elementos de aerodinâmica ativa que visam incrementar a sua eficácia em condução dinâmica, tirando partido da longa experiência da AMG no desporto. Assim, os elementos de aerodinâmica ativa encontram-se na frente e na traseira, obtendo-se um coeficiente de arrasto de 0.31 Cd. Exemplos disso são a grelha de abertura variável (consoante a velocidade e as necessidades de refrigeração) ou o spoiler traseiro integrado na tampa da bagageira – este elemento pode assumir cinco ângulos diferentes a partir dos 80 km/h para otimizar a estabilidade.

Ao nível técnico, destaque para a suspensão desportiva AMG Ative Ride Control com barras estabilizadoras ativas, a que se juntam ainda elementos como o eixo traseiro direcional e os discos de travão em carbo-cerâmica, opcional para potenciar a força de travagem.

Capota: ligeira e rápida

A capota de lona do novo SL foi escolhida face a uma de estilo rígida-retrátil devido ao seu peso mais baixo e possibilidade de redução do centro de gravidade. Com um peso de apenas 21 kg, permite assim um melhor acomodamento na carroçaria, com benefícios dinâmicos, de acordo com os engenheiros da marca alemã. Há ainda ganhos no espaço ocupado quando recolhida na traseira graças à arrumação em ‘Z’. A nova capota tem um desenho de três camadas, para elevada insonorização do habitáculo e robustez. A abertura e o encerramento demora apenas 15 segundos e pode ser feito a velocidades até aos 60 km/h.

Potência AMG

No lançamento, o novo SL terá duas versões de potência a partir do bloco V8 de 4.0 litros da AMG. Os motores são montados de forma artesanal em Affalterbach de acordo com o princípio ‘One Man, One Engine’ (um homem, um motor). A marca efetuou uma série de alterações técnicas nos blocos para lhes retirar maior eficiência, como o reposicionamento dos intercoolers ou a ventilação ativa da cambota. A admissão e o escape foram otimizados para uma permuta nos fluxos de gases ainda mais eficaz.

A versão de topo SL 63 4MATIC+ debita um total de 585 CV de potência e 800 Nm de binário entre as 2500 rpm e as 4500 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,6 segundos, tendo uma velocidade máxima de 315 km/h. As emissões varam entre os 268 e os 288 g/km de CO2, para consumos de 11,8 a 12,7 l/100 km.

A versão SL 55 4MATIC+ tem uma potência de 476 CV e 700 Nm de binário, o que lhe garante uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 295 km/h. O consumo médio varia entre 11,8 e os 12,7 l/100 km e as emissões entre 268 e os 288 g/km de CO2.

No futuro, o SL terá igualmente uma versão Performance Hybrid ao abrigo da estratégia E Performance da marca, com a eletrificação em auxílio das prestações.

Todos os modelos terão caixa de velocidades automática AMG Speedshift MCT 9G afinada para os requisitos do SL. O sistema de tração integral 4MATIC+ com tração variável está igualmente disponível pela primeira em ambos os modelos, surgindo de série. A distribuição da potência entre os dois eixos segue os princípios do dinamismo.

A possibilidade de variar os parâmetros do SL é também uma realidade graças aos seis modos de atuação do AMG Dynamic Select – ‘Slippery’, ‘Comfort’, ‘Sport’, ‘Sport+’, ‘Individual’ e ‘Race’ (de série para o SL 63 4MATIC+, incluído no opcional pack AMG Dynamic Plus para o SL 55 4MATIC+), dispondo ainda do sistema AMG Dynamics que estende as funções de estabilização do ESP através da intervenção com vista ao reforço da agilidade no controlo da tração integral, nas características da direção e nas funções adicionais do ESP.

Gama de equipamento do SL

O novo desportivo da marca alemã terá doze cores de pintura, incluindo as duas pinturas exclusivas do SL, designadamente a ‘Hyper Blue’ metalizada e a ‘magno Manufaktur Monza Grey’, três cores do tejadilho e vários novos designs de jantes. O SL 55 4MATIC+ está equipado de série com jantes de liga leve multirraio AMG de 19 polegadas, opcionalmente na cor prateado ou preto mate. O SL 63 4MATIC+ está equipado de série com jantes de liga leve de cinco raios duplos AMG de 20 polegadas. A gama de jantes inclui um total de nove versões, podendo o cliente escolher também duas jantes de 20 polegadas aerodinamicamente otimizadas na forma de cinco raios duplos ou multirraio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.