A Mercedes-Benz tem sido uma das marcas que mais tem investido na tecnologia autónoma de condução, lançando uma primeira variante há alguns anos que permitia ao veículo efetuar uma ultrapassagem de forma totalmente autónoma embora com a necessidade de ser o condutor a ‘ordenar’, com um toque na haste de mudança de direção, o início da manobra.
Alguns anos volvidos, fruto de muito trabalho desenvolvido e da inclusão de muitos elementos tecnológicos em matéria de sensores e de radares, a marca alemã apresenta agora mais um passo na condução autónoma (ou semiautónoma, na medida em que o condutor tem de permanecer totalmente focado na condução), com a função de mudança de faixa/ultrapassagem completamente autónoma a velocidades entre os 80 e os 140 km/h.
Este sistema funciona apenas em autoestrada ou estradas com mais do que uma via, marcações nítidas (incluindo também sinalização de velocidade máxima) e com separador central. Este sistema vale-se dos diversos sensores para monitorizar a área envolvente e assim, quando ativado pelo condutor, avaliar o tráfego em seu redor.
Quando necessário, se o veículo precedente estiver a circular a uma velocidade inferior à estabelecida no sistema Distronic de cruise control ativo, o automóvel procede, automaticamente, à ultrapassagem, avaliando a segurança da manobra antes, durante e após, retornando à sua via original de circulação. Porém, apesar de ter um funcionamento bastante eficaz e de ter sempre feito as ultrapassagens de forma segura, em autoestradas com três vias, nunca retornou à mais à direita, mesmo quando estava completamente desimpedida.
De acordo com os responsáveis da marca, este sistema deve ser usado sempre com a atenção do condutor, devendo este estar pronto a retomar o controlo do veículo em qualquer momento. Nos Estados Unidos da América, a tecnologia já é incorporada nos modelos da marca há algum tempo, embora apenas agora na Europa possa vir a ser aplicada, após autorização regulamentar nalguns países, como na AlemanhaDe resto, o Classe E de nova geração introduz ainda novos sistemas de assistência, passando a incluir sistema Attention Assist com deteção de distração do condutor (parando o carro em situações em que o condutor tenha adormecido, por exemplo), além de prever a adoção também de sistema de estacionamento autónomo de Nível 4 (Intelligent Parking Pilot) com funções remotas de parqueamento.
Além dos airbags do condutor e do passageiro dianteiro, o airbag para os joelhos do condutor também é um equipamento de série, bem como um airbag central entre os bancos dianteiros, evitando que as cabeças embatam entre si numa colisão lateral.
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