A Mercedes-Benz revelou o seu novo topo de gama, o navio-almirante da marca que simboliza luxo, requinte e tecnologia de ponta, características ampliadas agora com a nova geração, a que se junta ainda uma faceta eletrificada reforçada. O novo Classe S pode ser encomendado a partir de meados de setembro de 2020 e estará disponível nos concessionários em dezembro.

O seu visual está mais robusto, graças a uma curta projeção dianteira, uma longa distância entre eixos e uma projeção traseira equilibrada, numa interpretação clássica da limousine. A elevada largura dos eixos e as rodas instaladas à face com design moderno conferem ao veículo um visual musculado. Com um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.22, o Classe S é um dos modelos mais aerodinâmicos do mundo, especialmente no segmento de limousines de luxo.

Conhecido por ser o modelo de topo da Mercedes-Benz, o Classe S tornou-se mais inteligente em muitos domínios, com destaque para o campo digital com recurso ao sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que surgem combinadas com as inovações que aumentam o prazer de condução, tornando ao mesmo tempo as viagens ainda mais seguras.

Entre estas, destacam-se a direção do eixo traseiro com um elevado ângulo de viragem e as inovações de segurança como o airbag traseiro. Na vertente da segurança, aliás, merece também realce a nova função do sistema Pre-Safe Impulse Side, através da qual a suspensão ativa E-Active Body Control pode elevar a carroçaria do veículo (em ambos os lados) imediatamente antes de uma iminente colisão lateral.

Por outro lado, os sistemas de assistência dão mais um passo rumo à condução autónoma. Graças à melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo, por exemplo, os sistemas de estacionamento fornecem ao condutor uma ainda melhor assistência aquando das manobras a baixa velocidade, com a visualização da operação a decorrer no MBUX, naquilo que a marca denomina de “nova dimensão”.

Evolução da tecnologia

O sistema MBUX entra também na sua segunda geração, com uma nova capacidade de aprendizagem. Tanto o hardware como o software foram objeto de grandes avanços, destacando-se a possibilidade de vir a contar com cinco monitores de grandes dimensões, alguns dos quais com tecnologia OLED, os quais permitem controlar ainda mais facilmente o veículo e as funções de conforto equipadas. As possibilidades de personalização e operação intuitiva foram extremamente alargadas, com o condutor a dispor, por exemplo, de novo ecrã 3D que permite pela primeira vez uma visualização espacial com o simples pressionar de um botão. É obtido um efeito tridimensional sem a utilização de óculos 3D.

Como equipamento opcional, estão disponíveis dois diferentes ecrãs head-up (HUD). O HUD de maiores dimensões fornece conteúdos de realidade aumentada. Durante a navegação, por exemplo, as setas de bifurcação animadas são virtualmente projetadas na faixa de rodagem. Para as funções de assistência, é apresentada, por exemplo, a informação do Active Distance Assist. A imagem surge virtualmente a uma distância de 10 metros. A área do ecrã corresponde à de um monitor com uma largura diagonal de 77 polegadas.

Assistente até para funções de casa

O assistente de voz “Olá Mercedes” tem agora capacidades de aprendizagem e de diálogo ainda mais elevadas através da ativação dos serviços online na Mercedes me App. Adicionalmente, certas ações, como o atendimento de uma chamada telefónica, podem ser realizadas mesmo sem a palavra-chave de ativação “Olá Mercedes”. O assistente de voz “Olá Mercedes” agora explica as funções do veículo e responde a questões de conhecimento geral. No Classe S, o assistente de voz também pode ser controlado a partir dos lugares traseiros.

Utilizando câmaras interiores e algoritmos de aprendizagem, o MBUX Interior Assist reconhece e antecipa as pretensões e intenções dos ocupantes. Isto é realizado através da interpretação da direção da cabeça, dos movimentos das mãos e da linguagem corporal, respondendo com as correspondentes funções do veículo. Além do maior conforto de operação, o MBUX Interior Assist melhora a segurança. Até antes do início de uma viagem, o sistema notifica o condutor, por exemplo, se a câmara tiver detetado uma cadeira de crianças no banco do passageiro dianteiro sem o cinto de segurança colocado.

Com a função MBUX Smart Home, o Classe S agora também se tornou um centro de controlo da residência, pois as residências de muitas pessoas estão a tornar-se cada vez mais inteligentes. A inteligência móvel assegura o máximo conforto de operação à distância. Uma rede WLAN e sensores permitem que uma residência tenha capacidade de comunicar: a temperatura, a iluminação, as cortinas e os aparelhos elétricos podem ser remotamente monitorizados e controlados. Sensores de movimento e interruptores fim-de-curso nas janelas informam o utilizador sobre possíveis intrusos ou quaisquer movimentações de pessoas nas suas residências.

Aspirante a sala de estar

O Classe S volta a ter como objetivo oferecer segurança e conforto de elevadíssimo nível, evoluindo novamente nesta geração para um conceito de “terceira casa”, um refúgio entre a residência e o local de trabalho. Praticamente todas as dimensões relacionadas com o conforto de ambas as versões, o Classe S versão standard e versão longa, foram melhoradas nos compartimentos dianteiro e traseiro. De igual forma, a sensação de espaço a bordo foi ampliada, crescendo em praticamente todas as cotas interiores.

Entre os novos elementos de design mais relevantes estão as quatro saídas de ventilação centrais, planas e quadrangulares com lamelas horizontais. As duas saídas de ventilação laterais, verticais e compactas, dispostas em cada lado, complementam as extremidades do tablier. Tanto o ecrã do condutor, como o ecrã multimédia podem ser personalizados com uma seleção de quatro estilos de indicação (Discreet, Sporty, Exclusive e Classic) e três modos (Navigation, Assistance e Service).

Bancos a rivalizar com poltronas

Os bancos mimetizam as sensações de poltronas, convidando os ocupantes a relaxar. Até 19 servomotores nos bancos dianteiros permitem uma acomodação confortável – um número que indica a complexidade da tecnologia instalada nos bancos (todos os bancos disponíveis no Classe S incorporam o selo de certificação da campanha Healthy Seating). No entanto o conforto dos mesmos ainda não é suficiente: os bancos também desempenham um papel importante no que diz respeito à segurança.

Estão disponíveis dez diferentes programas de massagem no novo Classe S. Estes utilizam os servomotores de vibração e podem aumentar o efeito de uma massagem relaxante com tratamento de calor através do princípio da pedra quente. Para esta finalidade, o aquecimento do banco é combinado com as câmaras de ar nos bancos multicontorno ativos. As câmaras de ar estão agora mais próximas da superfície do banco e, portanto, permitem sentir ainda mais o efeito e uma maior facilidade de controlo.

Cinco diferentes versões do banco traseiro possibilitam configurar o compartimento traseiro do Classe S como uma zona de trabalho ou de repouso. Uma nova característica é a almofada adicional aquecível no apoio de cabeça, que está disponível para os dois bancos traseiros com regulação elétrica. A regulação longitudinal e o ângulo de inclinação do banco do passageiro dianteiro na configuração chauffeur e ainda o banco inclinável atrás do mesmo também foram melhorados.

A Mercedes-Benz propõe ainda a tecnologia Energizing Comfort, com uma abrangente abordagem “Fit & Healthy” que altera a vivência a bordo consoante os desejos do condutor ou ocupantes. O Energizing Coach até sugere um adequado programa de revitalização ou bem-estar com base nos dados do veículo e da viagem. Também considera a informação sobre a qualidade do sono e o nível de stress no seu algoritmo inteligente se o condutor estiver a utilizar um aparelho pessoal apropriado.

Nota ainda para a integração de inovações como uma massagem baseada nos servomotores de vibração na almofada do assento do banco e a transmissão de ressonância pelo sistema de som surround Burmester 4D, que torna os tons graves percetíveis para outro nível de audição tridimensional – o som 4D inspirado pela massagem acústica. A perceção da intensidade do som pode ser ajustada individualmente em cada banco.

Condução autónoma e sistemas de assistência à condução

O escritório residencial brevemente será móvel – incluindo para as pessoas ao volante. Pelo menos, na visão da marca da estrela, que antevê a operação segura de um Classe S em modo automático parcial e para cumprir exatamente os requisitos legais do que é conhecido como um sistema Nível 3. Prevê-se que a partir do segundo semestre de 2021, o Classe S possa ser conduzido em modo autónomo condicionado com o novo Drive Pilot, em situações onde a densidade do trânsito seja elevada ou em caudas de filas de trânsito, em troços de autoestrada apropriados na Alemanha (para já apenas naquele país). O condutor é assistido através de inúmeros ou alargados sistemas de assistência à condução para menor cansaço na condução do dia-a-dia.

O condutor pode estacionar e remover o veículo do lugar de estacionamento através do smartphone com o assistente remoto de estacionamento, numa operação significativamente simplificada. Se o veículo estiver equipado com a pré-instalação do Intelligent Park Pilot, o Classe S está preparado para o sistema Automated Valet Parking (AVP) de Nível 4 de autonomia. Em conjunto com o necessário equipamento opcional e o correspondente serviço Connect (em função do país a que se destina o veículo), o novo Classe S tem a tecnologia de bordo para entrar e sair de parques de estacionamento multipiso, equipados com infraestrutura AVP, de um modo extremamente automatizado e sem um condutor, desde que o código de estrada do país em questão permita tal operação.

Sistemas de suspensão tudo-em-um

Os sistemas de suspensão foram igualmente melhorados para oferecer conforto referencial e dinamismo. Com eixo traseiro direcional (opcional) com um ângulo da direção de até 10° melhora a capacidade de manobra em áreas urbanas. Mesmo no Classe S versão longa e com tração integral, o diâmetro de viragem foi reduzido em 1.9 metros para um valor inferior a 10.9 metros.

O opcional sistema de suspensão totalmente ativa E-Active Body Control com sistema elétrico de 48 V permite atuação multifacetada com combinação exclusiva de conforto com agilidade, acrescida ainda da proteção adicional na eventualidade de uma colisão lateral. A suspensão pneumática Airmatic com amortecimento de ajuste contínuo ADS+ é equipamento de série. Novidade é a função do sistema Impulse Side que, na eventualidade de uma iminente colisão lateral, a carroçaria do veículo pode ser elevada em até 80 mm pela suspensão em apenas alguns décimos de segundo. Esta função permite reduzir as cargas aplicadas às estruturas da porta, pois a embaladeira tem uma maior capacidade de absorção da energia do impacto graças à sua posição mais elevada. Como resultado, é possível reduzir a deformação do habitáculo e as cargas que atuam nos ocupantes. Os sensores de radar são utilizados na deteção de uma potencial colisão lateral.

Inovadora tecnologia digital de iluminação

A iluminação pode recorrer, opcionalmente, ao sistema Digital Light, produzido em série pela primeira vez num carro da marca. Este sistema possibilita funcionalidades de assistência totalmente novas, aviso sobre a deteção de obras na estrada através da projeção de um símbolo de escavadora na superfície da estrada, a orientação de um projetor de luz como forma de aviso na direção de pedestres detetados na berma da estrada, semáforos, sinais de stop ou sinais de proibição projetados na superfície da estrada ou assistência em faixas de rodagem estreitas (obras na estrada) através da projeção de linhas de orientação na superfície da estrada.

Em cada farol, o sistema Digital Lights integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1.3 milhões de micro espelhos. A resolução total é, portanto, superior a 2.6 milhões de pixéis. Isto permite uma distribuição de luz extremamente rigorosa. O sistema torna o rigor do Assistente de Luzes de Máximos mais de 100 vezes superior ao de uma luz de 84 pixéis, excluindo os veículos que circulam no sentido inverso ou os sinais de trânsito do feixe de luz.

Graças à tecnologia LED, o novo Classe S também deu mais um passo em frente no que diz respeito à iluminação interior: pela primeira vez, a Mercedes-Benz criou agora a iluminação interior interativa. A iluminação ambiente ativa (equipamento opcional) está agora integrada nos sistemas de assistência à condução e pode reforçar visualmente os alertas. Desta forma permite também que os sistemas de conforto possam atuar em conformidade. Isto aplica-se ao sistema de ar condicionado ou ao assistente de voz “Olá Mercedes”.

Mais eletrificação, mais eficiência

Motores a gasolina e Diesel de seis cilindros em linha disponíveis em vários níveis de potência são as primeiras variantes de motor do novo Classe S. No lançamento, entre as opções a gasolina, haverá versões 450 4MATIC de 367 CV de potência e 500 4MATIC de 435 CV de potência. Entre os Diesel, a oferta divide-se entre o 350d com 286 CV de potência (havendo também variante de tração integral 4MATIC) e o 400d 4MATIC de 330 CV. Todas as versões contam com caixa automática 9G-Tronic.

Brevemente após o lançamento do modelo estará disponível um motor V8 com motor de arranque/alternador integrado (ISG) e sistema elétrica de bordo de 48 V. Posteriormente, em 2021, será lançada uma versão híbrida plug-in com uma autonomia em modo elétrico de cerca de 100 km.

A gama de modelos no lançamento do Classe S

S 450 4MATIC S 500 4MATIC S 350 d S 350 d 4MATIC S 400 d 4MATIC
Caixa de velocidades automática 9G-TRONIC
Motor (série, número de cilindros, disposição) M 256, 6 em linha OM 656, 6 em linha
Cilindrada cc 2999 2999 2925 2925 2925
Potência kW/CV 270/367 320/435 210/286 210/286 243/330
às rpm 5500-6100 5900-6100 3400-4600 3400-4600 3600-4200
Potência suplementar com EQ Boost kW/CV 16/22 16/22
Binário máximo Nm 500 520 600 600 700
às rpm 1600-4500 1800-5,500 1200-3200 1200-3200 1200-3200
Binário suplementar com EQ Boost Nm 250 250
Consumo de combustível em ciclo combinado WLTP l/100 km 9.5-7.8 (9.4-7.8) 9.5-8.0 (9.4-8.0) 7.7-6.4 (7.7-6.4) 8.0-6.6 (7.9-6.5) 8.0-6.7 (7.9-6.7)
Emissões CO2 ciclo combinado WLTP g/km 215-178 (213-177) 216-181 (214-181) 204-169 (201-168) 211-172 (209-171) 211-175 (209-175)
Aceleração 0-100 km/h s 5,1 4,9 6,4 6,2 5,4
Velocidade máxima km/h 250 250 250 250 250

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.