Direcionada para as jovens famílias e para todos aqueles que fazem da vida na estrada uma prática multifacetada, a Mercedes-Benz apresentou a nova Classe T, que se destaca por oferecer espaço para os adeptos da aventura sem dispensar o conforto tradicional da marca alemã.

Embora disponha de uma oferta neste âmbito com a Citan, a Mercedes-Benz dedicou-se a criar uma versão exclusivamente pensada para as necessidades dos clientes particulares ou de todos aqueles que apreciam as viagens em família com conforto, tecnologia e a versatilidade própria de uma ‘ludospace’ moderna.

Em apresentação online, Carl-Christian May, diretor de produto da Classe T, explicou que este modelo é um condensado de “estilo e design, mas em que a flexibilidade e a arrumação são elementos-chave” para apelar a um público mais irreverente ou aventureiro. O conceito mais claro é de que a Mercedes-Benz procurou oferecer uma sensação de vivência agradável como se fosse a continuidade da casa no exterior.

Assim, à Classe T não faltam os elementos típicos de design da marca alemã, como a grelha mais destacada com as três lâminas cromadas horizontais, os faróis com tecnologia LED, linhas de ombros mais vincadas particularidades funcionais como as portas deslizantes laterais de ambos os lados da carroçaria ou o patamar de carga baixo (561 mm) para ajudar e colocar objetos na bagageira. Indicadores de maior requinte são também as capas dos espelhos retrovisores, as pegas das portas e o para-choques dianteiro à cor da carroçaria. As jantes de 17 polegadas em liga leve são também parte do equipamento opcional deste modelo, bem como a nova cor vermelho metalizado ‘rubellite’.

Em destaque, a abertura da porta lateral deslizante em ambos os lados permite melhorar a acessibilidade em espaços mais apertados dentro da cidade (cria uma abertura de 614 mm de largura e 1059 mm de altura), com a marca a considerar que este ponto se trata de uma mais-valia, assim os bancos traseiros rebatíveis – na versão de lançamento, estará disponível variante de cinco lugares, mas esta já assegurada a chegada de carroçaria mais longa com sete lugares para ainda maior funcionalidade. Na versão de cinco lugares, as suas medidas revelam-se compactas, com 4498 mm de comprimento, 1859 mm de largura e 1811 mm de altura.

O interior foi concebido para oferecer mais requinte e ambiente mais ‘atrevido’, com recurso a materiais de maior qualidade, como o revestimento em ‘Artica/Microcut’ ou o sistema MBUX com ecrã tátil de 7.0″ (dimensão máxima prevista), integração dos smartphones e navegação opcional. A tecnologia de conectividade inteligente com controlos por voz da Mercedes-Benz é outro dos elementos constantes da Classe T, bem como o sistema de carregamento por indução dos smartphones. O painel de instrumentos adota um visual mais clássico, mas conta com um ecrã central de 5.5 polegadas.

Na secção traseira, existem 520 litros abaixo da chapeleira, mas no total, aproveitando todo o espaço disponível atrás dos dois bancos da frente, a Classe T poderá albergar até 2127 litros (2390 litros no máximo).

Duas linhas com carácteres distintos

A Mercedes-Benz aponta ainda como destaques a oferta de volante com comandos integrados, acesso e arranque ‘Keyless’, banco do condutor com ajuste em altura e, consoante a linha de equipamento escolhida (‘Style’ e ‘Progressive’), iluminação LED interior com até oito cores disponíveis.

Para o revestimento dos painéis das portas, a Classe T recorre a um material diretamente retirado da gama EQ da Mercedes-Benz, o ‘Neotex’, que combina a aparência do couro com o neoprene de alta tecnologia. Todos os modelos dispõem de um elemento em preto brilhante no painel de instrumentos, havendo depois os níveis de equipamento ‘Style’ e ‘Progressive’ com características próprias de personalização.

No caso da ‘Style’, para aparência mais dinâmica, nota para os bancos com revestimento em ‘Artico/Microcut’ com pespontos duplos, elementos em preto brilhante na consola central e nas portas, sendo opcionalmente coloridos em amarelo ‘limonite’, podendo também o revestimento dos bancos ser feito em Artico preto com pespontos contrastantes. Os painéis das portas dianteiras e traseiras são revestidos com ‘Neotex’. Depois, há também apontamentos cromados nas saídas de climatização, pegas das portas interiores e nos altifalantes.

O banco do condutor dispõe de suporte lombar, podendo também o banco do passageiro ser ajustável em altura. Exteriormente, sobressai pelas jantes de 16 polegadas com design de cinco raios e vidros escurecidos.

Na linha ‘Progressive’, mais elegante, a substância diz respeito mais ao revestimento ‘Neotex’ com pespontos contrastantes na parte superior do painel de instrumentos, ao passo que os bancos são revestidos a couro ‘Artico’ com perspontos contrastantes em prateado na consola central e portas. As portas deslizantes têm vidros elétricos. No exterior, além da faixa cromada na tampa do porta-bagagens, há ainda jantes de 16 polegadas de dez raios e tecnologia LED High Performance para a iluminação.

Esta é aliás, uma das particularidades da Classe T, recebendo bastante equipamento que é tradicionalmente pouco comum de encontrar em modelos deste género.

A tecnologia que mais chamará a atenção em termos funcionais será a do MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com o ecrã de 7.0 polegadas para um sistema que pode integrar os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, mas que pode também funcionar através do Bluetooth, ao passo que o pacote de navegação é opcional. Fruto da maior conectividade, a nova Classe T pode ser beneficiada com diferentes serviços remotos, como o de fecho ou abertura remota das portas ou navegação com informações de tráfego em tempo real.

No que diz respeito aos sistemas de assistência à condução, a lista estende-se com elementos como o assistente de arranque em subida, assistente de ventos cruzados, sistema ‘Attention Assist’, detetor de fadiga, assistente de travagem ativo com função de tráfego cruzado, assistente ativo de manutenção de faixa e assistente de ângulo morto, entre outros. O cruise control adaptativo e o assistente ativo de direção estão disponíveis num pacote opcional (‘Driving Assistance Package’). O pacote opcional ‘Active Parking Assist’ incorpora também sensores de estacionamento com assistência de manobra e câmara traseira.

Nota ainda para a presença de sete airbags de série, num valor que é importante em caso de embate, sendo relevante o novo airbag central para impedir o embate entre cabeças nos ocupantes dos lugares dianteiros em caso de choque lateral.

Versões de combustão para já, elétrico no futuro

No lançamento, a nova aventureira da Mercedes-Benz terá à disposição um motor a gasolina e outro turbodiesel, sendo cada declinado em duas variantes de potência. Ambos têm uma configuração de quatro cilindros em linha, injeção direta e sobrealimentação, além de função ECO start/stop.

As opções a gasóleo têm por base o 1.5 turbodiesel em versões T 160d de 95 CV e 260 Nm e T 180d de 116 CV e 270 Nm, com consumos que variam entre os 5,3 e os 5,9 l/100 km no caso da primeira e entre os 5,5 e os 5,9 l/100 km na segunda.

Nas opções a gasolina, recorre-se ao motor 1.3 de injeção direta em versões T 160 de 102 CV e 200 Nm e T 180 de 131 CV e 240 Nm, com consumos situados entre os 6,7 e os 7,2 l/100 km na versão de entrada e os 6,6 e os 7,3 l/100 km na mais potente.

A variante a gasolina de 131 CV é também a mais rápida a acelerar dos zero aos 100 km/h, cumprindo esse exercício entre os 11,6 e os 12,8 segundos, dependendo do equipamento montado.

Com o avanço para a eletrificação, a Classe T também irá receber uma versão 100% elétrica, tendo a plataforma desta nova geração – desenvolvida em parceria com a Renault, uma vez mais, mas com maior atenção às parâmetros da Mercedes-Benz – sido preparada para se adaptar aos componentes da motorização elétrica. Ou seja, esta plataforma permite a montagem de motores de combustão e elétricos. A versão EQT vindoura juntar-se-á aos eVito, eSprinter, EQV e eCitan (também vindoura). Já o visual da EQT não será muito diferente do concept mais radical revelado no ano passado.

A nova Classe T deverá chegar ao mercado ainda em junho com preços ligeiramente superiores aos da Citan, refletindo também o aumento da lista de equipamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.