Visivelmente orgulhoso da sua mais recente criação, o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, apresentou o GLB como “um dos automóveis mais ‘cool’ que desenvolvemos nos últimos”, combinando um visual robusto e com traços do Classe G, mas num formato também mais urbano que pode, quando necessário, mostrar atributos de TT longe do asfalto. Para isso, contam as extremidades muito curtas, mas a maior distância entre eixos (2829 mm) dos modelos produzidos sob esta plataforma de veículos compactos da marca, denominada MFA.
É nessa que está o berço de oito veículos diferentes para a gama compacta da Mercedes-Benz, que começou no Classe A de nova geração, mas que conta com outros integrantes, como o A Limousine, o CLA Coupé e CLA Shooting Brake e, no próximo ano, o GLA, também ele totalmente novo.
Com 4634 mm de comprimento, 1834 mm de largura e 1658 mm de altura (1662 mm para o modelo de sete lugares), a sua distância entre eixos supera a do Classe B em 10 cm para um interior mais espaçoso em que a grande exigência foi o aproveitamento das dimensões disponíveis. Trata-se de um veículo com a possibilidade de receber até sete lugares, sendo que a terceira fila de bancos (dois lugares para alturas até 1,68 m) é opcional por 950€. Seja como for, trata-se de um acrescento de versatilidade, dispondo a segunda e a terceira fila de fixações ISOFIX para a fixação de cadeirinhas de bebé, por exemplo. Espaço é, portanto, característica que não falta, sobretudo na configuração de cinco lugares, podendo ainda ‘jogar-se’ com a deslocação longitudinal do banco traseiro da segunda fila em até 14 cm (9 cm para a frente e 5 cm para trás) para ajudar a ganhar espaço de mala ou no acesso os lugares ‘do fundo. Na versão de sete lugares, o banco da segunda fila é rebatível em proporção 40:20:40, sendo essa funcionalidade um opcional do modelo de cinco lugares. Na bagageira ainda mais espaço: de 570 litros até ao máximo de 1805 litros no cinco lugares e 1680 litros de máximo no de sete lugares.
Na terceira fila opcional de dois bancos, a marca também não poupou em funcionalidades, tendo estes ao seu dispor encostos de cabeça retráteis, airbag de cortina, ISOFIX e tomadas USB, uma em cada banco, a que se junta também a um espaço duplo para arrumação de objetos.Os responsáveis da Mercedes-Benz confirmaram o lançamento de uma versão 100% elétrica do GLB, denominada EQB, para 2021, não havendo ainda grandes detalhes quanto aos seus dados técnicos. Este é mais um passo na eletrificação da gama da marca alemã, sendo que o SUV compacto não terá versão Plug-in como os A 250e e B 250e.
Família de motores renovada
O GLB conta com gama de motores de quatro cilindros a gasolina e Diesel de última geração, num total de seis variantes. Entre os primeiros, o GLB 200 recorre ao motor 1.33 com 163 CV, estando associado a uma caixa automática de sete velocidades 7G-DCT (consumo médio de 6,0-6,2 l/100 km e emissões de CO2 de 137-142 g/km), com desativação de cilindros para maior eficiência. Além desse, entre os gasolina, há ainda versão 250 4MATIC com 224 CV associado a caixa automática de oito velocidades (consumo médio de 7,2-7,4 l/100 km e emissões de CO2 de 165-169 g/km), recorrendo a técnicas para a redução de fricção interna de forma a incrementar a sua eficiência. No topo da ementa, versão AMG, com motor a gasolina de quatro cilindros e 306 CV de potência – abordado separadamente.
Nos Diesel, o motor OM654 desdobra-se em três variantes, com uma novidade importante: o motor turbodiesel de origem Renault sai da gama, sendo substituído por variante totalmente desenvolvida pela marca alemã com base no mesmo motor de 2.0 litros que se estreou no Classe E em 2016. Alvo de ainda maiores trabalhos de ‘limpeza’ ao nível das emissões poluentes e do NOx, este motor Diesel, um dos mais limpos do mercado, passa a ser a base de versão de acesso GLB 180 d com 116 CV de potência.
Além desse, há ainda o GLB 200 d (com e sem 4MATIC) e GLB 220 d, todos eles com caixa automática de oito velocidades 8G-DCT. Estes motores apresentam-se ainda mais eficientes, com um consumo médio anunciado de 4,9-5,0 l/100 km e emissões de 129-133 g/km de CO2 para a versão de acesso de 150 CV de tração dianteira. Este motor cumpre já a norma Real Driving Emissions (RDE) cuja entrada em vigor ocorrerá em 2020 e está certificado com a norma Euro 6d. A variante de dois litros mais potente debita 190 CV.
O GLB conta com suspensão Comfort de série (MacPherson na frente e multi-link atrás com trabalho especial ao nível do ruído e vibrações), mas pode receber amortecimento seletivo, variando de acordo com o modo de condução escolhido no Dynamic Select. Entre esses, caso tenha disponível sistema 4MATIC de tração integral, passa a contar com um programa dedicado OffRoad, que reparte a potência em 50:50 entre os dois eixos, dispondo de sistemas acessórios, como o de controlo de velocidade em descida e indicadores de ângulo para controlar a inclinação lateral, por exemplo.
Já o interior replica, em grande parte, o visual dos Mercedes-Benz mais recentes, com o painel de instrumentos e o ecrã central ‘fundidos’ num grande ecrã horizontal que já é conhecido no estilo MBUX (na versão de ponta do sistema), embora o grande elemento diferenciador aqui seja o elemento tubular horizontal do tablier que alberga não só as saídas da climatização como conferem um visual mais ‘off-road’ para o lado do passageiro (ainda que não seja propriamente uma pega). Esse formato tubular é replicado depois noutros elementos do interior, como nas pegas das portas.
No que diz respeito aos sistemas de assistência, não existem grandes surpresas, beneficiando de câmaras e sistemas de radar melhorados, o que lhe permite ‘ver’ até 500 metros por diante e guiar de forma parcialmente autónomo nalgumas circunstâncias: pode, por exemplo, adaptar a velocidade antes de curvas ou rotundas, utilizando o sistema Active Distance Assist DISTRONIC com recurso aos dados do mapa e navegação.
Este novo modelo compacto será produzido na fábrica mexicana de Aguascalientes e na fábrica chinesa de Pequim para o mercado local. Já a chegada ao mercado nacional está agendada para o mês de dezembro, com preços a partir dos 42.350€ para o GLB 180 d de 116 CV.
GLB 180 d (116 cv): 42.350 €
GLB 200 d (150 cv): 49.100 €
GLB 200 d 4MATIC (150 cv): 52.450 €
GLB 220 d 4MATIC (190 cv): 57.200 €
GLB 250 4MATIC (224 cv): 52.350 €
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.


