Mais elegante e totalmente elétrico, mas com a promessa inalterada de diversão ao volante. Eis a definição do novo MINI Cooper que foi apresentado hoje pela marca britânica, que abraça a mobilidade elétrica com um foco muito concreto também na tecnologia e na conectividade digital, disposto a agradar aos clientes dos novos tempos.

Entrando na quinta geração, o MINI Cooper assinala a entrada da marca numa nova era, ligando-se ao passado, mas olhando também para o futuro com a determinação elétrica de não vender mais automóveis com motor de combustão a partir de 2030.

“Com o seu motor elétrico e design purista, o novo MINI Cooper encaixa-se perfeitamente num estilo de vida urbano”, refere Stefanie Wurst, responsável da MINI, deixando claro que as duas principais características do novo modelo são a mobilidade sem emissões e o desenho simples e evocativo do passado.

Efetivamente, o MINI de três portas dispõe de dimensões compactas, com extremidades curtas, capot curto e distância entre eixos ampla com jantes de grandes dimensões para um visual atlético. Detalhes como os puxadores das portas integrados e a ausência de embelezadores das cavas das rodas suportam uma nova modernidade incutida neste MINI, com uma ampla superfície vidrada e tejadilho contrastante para um maior impacto visual.

Na dianteira, mantém-se o estilo tradicional de faróis circulares (que perdem o aro envolvente em cromado) associados a uma grelha tradicional de aspeto octogonal, com envolvente em prateado ‘Vibrant Silver’ em vez do anterior filete em cromado, que deixa de marcar presença nos automóveis da MINI. As luzes LED com luzes diurnas de circulação contam com grafismos horizontais de série, ao passo que opcionalmente podem ser escolhidas até três assinaturas luminosas por parte do condutor. A aerodinâmica foi bastante trabalhada para oferecer um coeficiente de arrasto de 0.28 Cd, tirando partido dos pequenos detalhes como os puxadores das portas embutidos.

Atrás, os novos grupos óticos permitem assinaturas luminosas distintas, enquanto a luz de terceiro ‘stop’ está integrada no design. A largura de ombros foi ampliada, ao passo que uma pega em negro divide a secção traseira de forma horizontal para uma sensação de maior largura.

Interior simplificado e tecnológico

Por dentro, o MINI Cooper está mais minimalista, replicando nalguns detalhes o espírito do Mini original criado por Alec Issigonis, em 1959. Mantém-se elemento circular em grande destaque ao centro do tablier, com pequenos núcleos de interruptores para algumas das funções essenciais do veículo.

O ecrã central OLED serve de painel de instrumentos, denominado MINI Interaction Unit, com sistema de nona geração e comandos táteis ou vocais. O diâmetro do ecrã com um vidro de alta qualidade cresceu para os 240 mm, estando a área de utilização mais perto do condutor para melhor acessibilidade. O MINI Operating System 9 é um desenvolvimento interno do Grupo BMW e tem por base o software Android (Android Open Source Project) permitindo assim uma interação familiar e fácil de personalizar.

A zona superior apresenta as informações de condução, como a velocidade e carga da bateria – quando a velocidade é pressionada, os aspetos da condução ampliam-se com um velocímetro a toda a largura do ecrã. No menu ‘Casa’, os outros ‘widgets’ são apresentados em formatos de logótipos pequenos. A zona inferior do ecrã é dominada por sistemas como a Navegação, Multimédia, Telefone e Climatização.

Sem um painel de instrumentos para o condutor, há a possibilidade de contar com sistema head-up display (opcional) para as informações de condução relevantes.

Os materiais também são mais sustentáveis, com uma sensação agradável graças a têxteis com design de duas cores provenientes de poliéster reciclado, com várias cores à escolha para as superfícies e para os revestimentos dos bancos, dependendo do equipamento escolhido. Os bancos, por exemplo, estão disponíveis em versões básicas e John Cooper Works, mais desportivos. A marca também reforçou a vertente de iluminação ambiente para uma sensação de irreverência.

Na bagageira, a capacidade base é de 200 litros, que pode ser ampliada para os 800 litros com o rebatimento dos bancos traseiros em proporção 60/40. Além disso, há ainda um espaço sob o piso da bagageira para arrumar pequenos objetos.

Motorização elétrica para altas emoções

O novo MINI Cooper está disponível em versões Cooper E e Cooper SE, com uma potência e autonomia mais ampla do que em versões anteriores.

De base, o Cooper E conta com um motor de 135 kW/184 CV de potência e 290 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,3 segundos. Dispõe de uma bateria de 40.7 kWh de capacidade, o que lhe permite cumprir até 305 quilómetros com uma única carga em ciclo WLTP.

Por outro lado, o Cooper SE tem um motor de 160 kW/218 CV e 330 Nm, o que lhe garante uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,7 segundos e bateria de 54.2 kWh para 402 quilómetros de autonomia em ciclo combinado WLTP.

O novo modelo conta também com chassis específico, valendo-se da maior largura de vias e de maior distância entre eixos para melhoria da condução, além de ter afinação específica da suspensão. A colocação da bateria em posição central entre os dois eixos permite reduzir o centro de gravidade, ao mesmo tempo melhorando o dinamismo e o comportamento dinâmico. A direção precisa é outro dos elementos característicos da MINI, mantendo-se aqui em destaque, bem como o sistema de travagem melhorado.

As jantes variam entre as 16 e as 18 polegadas, enquanto os pneus contam com um diâmetro aumentado para uma presença reforçada e melhoria na agilidade geral.

Modos de condução MINI

Há ainda modos de condução diferenciados, como já é hábito, com a marca a dar-lhes o nome de MINI Experience Modes: ‘Core’, ‘Green’ e ‘Go-Kart’ são propostos de base, mas a MINI propõe ainda quatro modos adicionais entre o equipamento opcional. O mais eficiente, o ‘Green’, torna a condução mais suave e mais focada na poupança energética, enquanto o mais entusiástico é o ‘Go-Kart’, que reforça o aspeto de diversão ao volante com maior prontidão nas respostas e configuração do chassis a preceito, atuando na direção, por exemplo. Também a iluminação e a configuração do ecrã central é alterada consoante o modo selecionado.

A nova geração do MINI Cooper conta com quatro níveis de equipamento, sendo a John Cooper Works (JCW) a mais interessante para quem procura um visual mais desportivo, com para-choques especiais, grelha específica e tejadilho contrastante em vermelho ‘Chili Red’ a que se juntam ainda faixas no capot em vermelho ou preto para um ‘look’ irreverente.

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