A Peugeot revelou as primeiras imagens do novo 408, ainda camuflado, a cumprir os seus testes finais de desenvolvimento. O novo modelo, definido pela marca francesa como um automóvel “inesperado”, vai ser apresentado a 22 de junho e promete oferecer elevados níveis de qualidade e de competência dinâmica.

O novo 408 tem vindo a ser submetido a uma grande série de testes e ensaios, tanto em laboratório, como em pista ou estrada. Em primeiro lugar são realizadas diferentes simulações com a ajuda de programas informáticos altamente sofisticados, que tornam possível acelerar o desenvolvimento, fazendo ao mesmo tempo a melhor utilização dos recursos. Depois, há pouco mais de um ano, foi lançado o Internal Validation Plan (IVP), que envolve uma série de testes em cada um dos componentes e módulos do veículo.

As equipas responsáveis pela validação receberam os primeiros exemplares do novo 408, unidades que foram fortemente camufladas: sob uma película adesiva, com gráficos que esbatem a perceção de linhas e volumes, foram acrescentados elementos de plástico e espuma para completar a ilusão.

Através destes veículos de teste, o novo Peugeot 408 já foi conduzido num total de quase 1.100.000 quilómetros em todas as condições possíveis, em todos os tipos de estradas e em muitos climas. Passagens a vau, estradas pavimentadas e acidentadas, cascalho, condução sob calor e frio extremos, de dia e de noite, tudo foi testado várias vezes, examinado e avaliado.

“O nosso objetivo é a excelência. Não estamos apenas a trabalhar para testar a qualidade técnica central do novo Peugeot 408, mas também o seu desempenho para o cliente, ou seja, qualquer situação que os seus utilizadores possam encontrar. Para cada teste, exageramos as restrições, tanto na estrada como nos laboratórios e nos bancos de teste. Somos extremamente exigentes connosco mesmos para atingirmos a excelência que procuramos. É um verdadeiro prazer trabalhar arduamente neste projeto porque na equipa estamos todos apaixonados pelo novo 408”, diz Emmanuel Lafaury, Diretor do Projeto do novo 408.

A camuflagem do novo 408 revela a carroçaria de uma berlina dinâmica com distância ao solo elevada e rodas grandes, a que se junta a tradicional postura felina dos modelos da marca. O novo 408 foi submetido a um trabalho aerodinâmico extremamente minucioso para otimizar a penetração do ar de todos os ângulos, aumentando assim a sua eficiência.

A este respeito, sabe-se já que o modelo terá versões com motor de combustão convencionais, mas também uma variante híbrida plug-in, previsivelmente, com o mesmo sistema já conhecido da nova geração 308.

O novo modelo da Peugeot será comercializado sob a designação 408, exceto na China, onde terá a denominação 408X.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.