A Porsche entra numa nova era com a apresentação do seu primeiro modelo a fazer a transição total dos motores de combustão para os elétricos. O Macan revela uma postura tipicamente Porsche, tanto no estilo, como na dinâmica, mas agora apenas com recurso às motorizações sem emissões, com potências que chegam aos 470 kW/639 CV e autonomias de até 613 quilómetros em ciclo combinado WLTP.

Um novo modelo para uma nova era. Já se sabia que o novo Macan teria apenas motorizações elétricas, sublinhando o compromisso da marca alemã para com a eletrificação, mas apenas hoje foi revelado o desenho final deste SUV compacto, bem como todos os detalhes daquele que é um automóvel fundamental para o crescimento da Porsche em termos de vendas em praticamente todo o mundo.

Dez anos após o seu lançamento, o Porsche Macan caminha para a sua segunda geração de modelos, com um sentido prático para o dia-a-dia, mas mantendo a competência dinâmica que caracteriza a companhia de Estugarda. O novo modelo estará disponível em versões Macan 4 e Macan Turbo, com base na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Audi e exclusiva para automóveis elétricos.

Em termos de design, o Macan é simbólico por assumir a transição de uma forma diferente da vista no Taycan. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos a apresentar o primeiro Porsche que se torna elétrico a partir de uma identidade de produto já estabelecida”, afirma Michael Mauer, Vice-Presidente de Estilo da Porsche, aludindo, precisamente, a essa identidade musculada e compacta que volta a ser destaque na nova geração do Macan.

No que diz respeito a dimensões, o Macan mede 4784 mm de comprimento, 1938 mm de largura e 1622 mm de altura, beneficiando de um crescimento substancial de 86 mm da distância entre eixos, para 2893 mm. Porém, o SUV aparenta ser mais compacto, devendo-se essa sensação às extremidades dianteira e traseira curtas. Para sublinhar a identidade desportiva, o novo Macan está equipado com jantes de até 22 polegadas e com pneus de
maiores dimensões nas jantes traseiras.

Os faróis estão divididos em duas partes: as unidades de luz superiores, constituídas pelas luzes diurnas de quatro pontos, realçam a largura do automóvel, ao passo que os módulos principais dos faróis com tecnologia LED Matrix, disponíveis como opcional,
estão posicionados numa zona inferior. O logótipo Porsche encontra-se agora ao centro da faixa de luz 3D.

A vertente aerodinâmica também se torna (ainda mais) crucial na era dos elétricos, exigindo-se aprumo e fluidez para beneficiar a autonomia. Assim, o novo Macan recorre a tecnologia de aerodinâmica ativa (Porsche Active Aerodynamics) com elementos ativos e passivos e um coeficiente aerodinâmico de 0.25, sendo mesmo um dos SUV mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, flaps ativos de arrefecimento nas entradas de ar dianteiras e cobertura flexível na parte inferior da carroçaria completamente selada.

Duas bagageiras e mais espaço no interior

A eletrificação permitiu aumentar o espaço de arrumação no Macan, melhorando assim a sua funcionalidade para o dia-a-dia. Mediante o modelo e o equipamento instalado, a capacidade da bagageira traseira é de até 540 litros. Para além disso, existe uma segunda bagageira sob o capot com 84 litros de capacidade. Isto equivale a mais 136 litros do que no antecessor. Se os bancos traseiros estiverem completamente rebatidos, a capacidade da bagageira traseira aumenta para 1348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades práticas do novo Macan.

Mediante o modelo e o equipamento instalado, o condutor e o passageiro dianteiro sentam-se numa posição até 28 mm mais baixa do que no Macan anterior, enquanto os passageiros dos bancos traseiros estão numa posição até 15 mm mais baixa, com mais espaço para pernas.

Quanto à configuração do interior, este mantém os princípios da marca, como o design da consola central ascendente, que reforça a impressão da posição mais baixa e focada na performance. Em simultâneo, as janelas de grandes dimensões sem molduras conferem uma sensação de maior luminosidade no habitáculo. Para além da digitalização, existem também elementos de controlo analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos comandos do ar condicionado. Uma faixa de luz em LED está integrada no friso do tablier e das portas. A mesma funciona como iluminação ambiente e como luz de comunicação. Mediante a situação, fornece informações ou avisos – por exemplo, no processo de carregamento ou em combinação com os sistemas de assistência ao condutor. O equipamento do novo Macan permite também um elevado grau de personalização.

Tecnologia para o condutor

A tecnologia presente a bordo sublinha o esforço da marca alemã no capítulo dos sistemas de conectividade e de infoentretenimento, através do conceito ‘Driver Experience’, com grande capacidade computacional e conectividade.

O Macan está equipado com a última geração de conceito de visualização com até três ecrãs, onde estão incluídos o painel de instrumentos curvo de 12.6 polegadas e
o ecrã central de 10.9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro dianteiro também pode ver e controlar o sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdos de vídeo enquanto o veículo está em movimento através de um ecrã de 10.9 polegadas disponível como opcional.

Também pela primeira vez, o Porsche Driver Experience inclui um head-up display com tecnologia de realidade aumentada: elementos visuais, como setas de navegação, são integrados visualmente no mundo real. A imagem é exibida ao condutor a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um ecrã de 87 polegadas.

A nova geração do sistema tem como base o sistema operativo Android Automotive OS, garantindo também, através do novo Porsche App Centre, o acesso e instalação de aplicações populares disponibilizadas por terceiros. O Porsche Communication Management (PCM), de série no novo Macan, leva a performance computacional a um novo nível, tendo agora novas competências a partir do assistente de voz (acionado pelo comando “Hey Porsche”), capaz de sugerir trajetos, incluindo paragens para carregamento, mas com uma rapidez muito maior.

Performance de eleição

A vertente que a marca apelida de E-Performance, numa inspiração da Fórmula E, reflete aspirações dinâmicas acima da média. Em combinação com o controlo de arranque (‘Launch Control’), o Macan 4 debita até 300 kW/408 CV de potência e 650 Nm de binário, com um consumo médio homologado entre 17.9 e os 21.1 kWh/100 km, ao passo que a autonomia em ciclo combinado WLTP varia entre os 516 e os 613 quilómetros, sempre dependendo do equipamento selecionado. Porém, esse valor incrementa para os 665 e os 784 quilómetros no caso do ciclo urbano WLTP (City). Este Macan acelera dos zero aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 220 km/h.

Por seu turno, o Macan Turbo eleva as prestações com 470 kW/639 CV de potência máxima e massivos 1130 Nm de binário, para consumo combinado WLTP entre 18.8 e os 20.7 kWh/100 km, para autonomias entre os 518 e os 591 quilómetros em ciclo combinado. Em ciclo urbano, esse valor varia entre os 670 e os 765 quilómetros. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,3 segundos e a velocidade de ponta cifra-se nos 260 km/h.

“Estamos a elevar o Macan a um nível completamente novo – com a excecional E-Performance, a nova Experiência de Condução e um design muito impressionante”, afirmou Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, por ocasião da estreia mundial em Singapura.

Nova plataforma com ganhos a todos os níveis

Os motores elétricos síncronos de ímanes permanentes (PSM) do novo Macan são alimentados por uma bateria de iões de lítio, instalada na parte inferior da carroçaria, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser utilizados ativamente. A bateria de alta voltagem é um componente central da nova plataforma PPE, com arquitetura de 800 Volts, que a Porsche estreia com este modelo. Entre as virtudes desta plataforma estão a melhor arrumação de componentes dedicados ao sistema motriz elétrico, mas também as capacidades de carregamento: em carga rápida, admite agora até 270 kW de potência, o que permite recarregar a bateria de dez a 80% em aproximadamente 21 minutos.

Nos postos de carregamento de 400 Volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em fases separadas, ou seja, divide a bateria de 800 Volts em duas partes iguais, cada uma com tensão nominal de 400 Volts. Isto permite um carregamento particularmente eficiente, sem um booster de alta voltagem adicional, de até 135 kW. O carregamento AC até 11 kW é possível numa wallbox doméstica.

Durante a condução, podem ser recuperados até 240 kW de energia, através dos motores elétricos. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo que permite poupar peso e espaço. A inovadora e compacta IPB combina três componentes – o carregador de bordo AC, o conversor de calor de alta voltagem e o conversor DC/DC. A autonomia combinada em ciclo WLTP é de até 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.

Chassis versátil e desportivo

A Porsche desenvolveu o Macan com um grande foco na dinâmica de condução desportiva e numa sensação de direção característica. A ideia foi dar ao novo Macan um sentimento típico de condução Porsche, com grande controlo direcional e facilidade de explorar o dinamismo, mas também sem prejudicar o conforto.

Tanto o Macan 4 como o Macan Turbo têm tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real e o Porsche Traction Management (ePTM), controlado de forma eletrónica, atua cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode reagir a uma derrapagem em 10 milissegundos.

Para além disso, a distribuição da tração integral é regulada pelo modo de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial traseiro com controlo elétrico, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.

O Macan Turbo tira partido, também de suspensão pneumática, em aliança com o controlo eletrónico do amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM). Este controlo também pode ser integrado, como opcional, com a suspensão de molas de aço. Agora o PASM também inclui amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Graças ao mapa de amortecimento mais alargado, há uma maior diferenciação entre conforto e performance.

Pela primeira vez, o Macan tem como opcional o eixo traseiro direcional, o qual permite um ângulo de viragem de até 5 graus, permitindo um raio de viragem compacto de 11,1 metros.

Os novos modelos, produzidos de forma neutra em carbono na fábrica da Porsche
em Leipzig, já estão disponíveis para encomenda e serão entregues aos primeiros clientes durante o segundo semestre do ano. Os preços em Portugal começam nos 86.793€ no Macan 4 e nos 118.846€ no Macan Turbo.

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