Dez anos depois do lançamento do Macan, a Porsche prepara-se para lançar a segunda geração do modelo, agora com uma motorização totalmente elétrica. Ao ser o primeiro modelo Porsche construído com base na nova Premium Platform Electric (PPE), o SUV assumiu um desenvolvimento completamente novo.
Apesar de uma atenção cada vez maior ao conceito de desenvolvimento com base em ferramentas digitais, a Porsche continua a dar grande importância aos testes em condições reais, utilizando protótipos camuflados para acertar a precisão e o desempenho dos seus novos modelos.
Uma das áreas em que a marca alemã mais tem trabalhado é na da aerodinâmica, com o novo Macan a apresentar um valor Cx de 0.25, conseguindo combinar, com sucesso, o design desportivo, com a eficiência da aerodinâmica.
Isto foi conseguido não só devido à silhueta marcante, mas também pelos componentes da Porsche Active aerodynamics (PAA) e por outras medidas específicas. “Todos os elementos aerodinâmicos ativos contribuem significativamente para a autonomia”, afirma Thomas Wiegand, Diretor para a área da Aerodinâmica. “Temos uma asa traseira extensível de forma automática e ‘flaps’ ativos de refrigeração nas entradas de ar dianteiras”, complementa.
Existem ainda elementos variáveis na parte inferior da carroçaria, ao passo que o piso do veículo é plano e fechado como o de um automóvel de competição, mesmo na zona do eixo traseiro. As carenagens são flexíveis e asseguram uma baixa resistência ao ar durante os ressaltos – uma solução inovadora em combinação com as jantes fechadas e os pneus aerodinamicamente otimizados.Durante uma viagem normal numa estrada rural, o Macan assume de forma automática a sua aerodinâmica ideal. A asa traseira move-se para a posição eco, os flaps fecham-se e o nível do chassis baixa. Nesta situação, Wiegand e a sua equipa mediram um coeficiente de resistência de 0,25 (anteriormente era 0,35), assumindo-se, dessa forma, como um dos SUV mais aerodinâmicos do mercado. Naturalmente, isso também ajudará na autonomia que, de acordo com o ciclo WLTP, será superior a 500 quilómetros em todas as suas variantes.
“Quando desenvolvemos um novo modelo, o que está em causa é sempre a dinâmica e precisão de condução. Isso é a Porsche. Está no nosso ADN. Mas também é sempre uma questão de eficiência. E de design”, afirma Jörg Kerner, Vice-Presidente para a gama de produto Macan, que resulta de um trabalho muito próximo entre as equipas de design e de investigação aerodinâmica.
Carregamento rápido de até 270 kW
Os motores elétricos do novo Macan retiram a sua energia de uma bateria de iões de lítio localizada na parte inferior da carroçaria que conta com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser utilizados ativamente. A arquitetura de 800 volts da plataforma PPE, desenvolvida em parceria com a Audi, permite carregamentos rápidos de alta performance, algo que está a ser testado em todo o mundo como parte do processo de desenvolvimento.
Ao longo das várias fases de teste, o foco passou por coordenar os componentes e sistemas recém-desenvolvidos e garantir a estabilidade operacional e o bom funcionamento dos sistemas de controlo e motrizes em todo o tipo de situações. Nos testes de resistência, a vida útil de um veículo é simulada sob o tipo de conduções adversas que, mais tarde, só serão experimentadas por clientes no limite absoluto. Até à data, os protótipos camuflados do Macan elétricos já completaram mais de três milhões e meio de quilómetros de testes em circuitos e estradas públicas, com uma amplitude térmica entre os -30º C da Escandinávia e os 50º C do Vale da Morte, na Califórnia, conhecido por ser um dos locais mais quentes do mundo.
Nota ainda para o cuidado no desenvolvimento do sistema de tração integral, com foco no eixo traseiro. A Porsche utiliza a última geração de motores síncronos de ímanes permanentes nos dois eixos, os quais fornecem uma potência em overboost superior a 450 kW, uma excelente eficiência e permitem uma ótima reprodutividade da potência. O Porsche Traction Management, controlado eletronicamente, gere quase em tempo real a distribuição dos mais de 1000 Nm de binário com
Launch Control da versão topo de gama.
Para oferecer uma maior diferenciação entre performance e conforto, os engenheiros incluíram o sistema Porsche Active Suspension Management com tecnologia de amortecedores de duas válvulas, suspensão pneumática, bloqueio transversal do eixo traseiro e, pela primeira vez no modelo, eixo traseiro direcional com um ângulo de até cinco graus.
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