A Porsche voltou ao circuito de Nürburgring Nordschleife para dar seguimento ao processo de evolução da atualização do Taycan, que irá ser lançada este ano. As promessas de melhorias são grandes, já que o elétrico renovado foi 26 segundos mais veloz numa única volta do que a versão anterior.

O piloto de desenvolvimento da marca alemã, Lars Kern, voltou a ter a seu cargo a tarefa de extrair o máximo potencial do Taycan, tratando-se já da versão evoluída que a Porsche prepara para introduzir em 2024.

No ‘inferno verde’, nome por que é conhecido o circuito germânico, o novo Taycan – ainda em pré-série – marcou um tempo de 7m07,55s, retirando impressionantes 26 segundos ao tempo que estabeleceu em agosto de 2022, ao volante de um Taycan Turbo S equipado com o pacote performance.

“Vinte e seis segundos é uma eternidade no automobilismo. A volta do Lars em 7m07,55s no Nordschleife é sensacional, colocando o Taycan na mesma liga dos hipercarros elétricos”, refere o diretor da gama, Kevin Giek. “E o mais impressionante é que em várias voltas seguidas, o Lars fez o mesmo tempo quase exato”, acrescentou.

O piloto declarou que “puxou ao máximo e que foi tudo o que consegui retirar” da berlina elétrica, que estava em condições praticamente de série. Por razões de segurança, o carro de testes estava apenas equipado com uma ‘roll cage’ legal, bem como bancos de competição.

Em termos comparativos entre este novo Taycan e o Taycan Turbo S conduzido em 2022, as diferenças foram bastante significativas: a nova versão foi 25 km/h mais veloz na chegada à curva Schwedenkreuz. Mas, se fosse preciso colocar essa diferença de 26 segundos em distância, a Porsche explica que se traduz em mais de 1.3 quilómetros.

Igualmente relevante é o detalhe suplementar de que bateu a volta mais rápida do Tesla Model S Plaid, cujo melhor tempo no circuito germânico foi de 7m25,23s.

A marca prepara a revelação de um vídeo com a volta completa em março.

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