O piloto de desenvolvimento da marca alemã, Lars Kern, voltou a ter a seu cargo a tarefa de extrair o máximo potencial do Taycan, tratando-se já da versão evoluída que a Porsche prepara para introduzir em 2024.
No ‘inferno verde’, nome por que é conhecido o circuito germânico, o novo Taycan – ainda em pré-série – marcou um tempo de 7m07,55s, retirando impressionantes 26 segundos ao tempo que estabeleceu em agosto de 2022, ao volante de um Taycan Turbo S equipado com o pacote performance.
“Vinte e seis segundos é uma eternidade no automobilismo. A volta do Lars em 7m07,55s no Nordschleife é sensacional, colocando o Taycan na mesma liga dos hipercarros elétricos”, refere o diretor da gama, Kevin Giek. “E o mais impressionante é que em várias voltas seguidas, o Lars fez o mesmo tempo quase exato”, acrescentou.
O piloto declarou que “puxou ao máximo e que foi tudo o que consegui retirar” da berlina elétrica, que estava em condições praticamente de série. Por razões de segurança, o carro de testes estava apenas equipado com uma ‘roll cage’ legal, bem como bancos de competição.
Em termos comparativos entre este novo Taycan e o Taycan Turbo S conduzido em 2022, as diferenças foram bastante significativas: a nova versão foi 25 km/h mais veloz na chegada à curva Schwedenkreuz. Mas, se fosse preciso colocar essa diferença de 26 segundos em distância, a Porsche explica que se traduz em mais de 1.3 quilómetros.Igualmente relevante é o detalhe suplementar de que bateu a volta mais rápida do Tesla Model S Plaid, cujo melhor tempo no circuito germânico foi de 7m25,23s.
A marca prepara a revelação de um vídeo com a volta completa em março.
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