Considerado pela Skoda como um dos seus modelos mais importantes por se situar num segmento que ainda vale cerca de 25% das vendas no mercado, o novo Fabia surge nos concessionários com mais conteúdo e substância, trazendo consigo uma nova leva de tecnologia, mais eficiência e a já conceituada filosofia de funcionalidade inteligente. Ou não fosse o lema da marca ‘Simply Clever’ (simplesmente inteligente). Chega a Portugal durante o quarto trimestre.

O novo Fabia evolui de forma consistente face à geração precedente, tanto em termos estilísticos, como em termos de conteúdos e de sofisticação, mantendo inalterados os conceitos de funcionalidade e de pequenos detalhes pensados para simplificar a vida dos passageiros graças à filosofia ‘Simply Clever’, proporcionando também uma ideia de ‘value for money’.

Entrando agora na sua quarta geração, o Fabia viu as suas medidas crescer de forma decisiva, com mais 111 mm de comprimento (para 4108 mm), mais 48 mm de largura (para 1780 mm) e mais 94 mm de distância entre eixos, o que tem o condão de incrementar o espaço a bordo, tanto para os ocupantes, como para as bagagens (verificando-se um incremento de 50 litros da bagageira para um total de 380 litros de capacidade, ou 1190 litros com os encostos traseiros rebatidos).

Em contraponto, a altura reduziu-se em 8 mm (para 1459 mm), o que reflete igualmente a ambição de maior eficiência aerodinâmica, tendência que é possível de observar noutros pontos, como no spoiler inferior dianteiro, no pequeno aileron traseiro e nas jantes otimizadas. Tudo para um coeficiente de arrasto de apenas 0.28 Cd, que é particularmente interessante para um utilitário de segmento B e que foi o resultado de cerca de três anos e meio de desenvolvimento e de mais de três mil simulações por computador.

Outra das particularidades desse trabalho é a instalação de condutas de arrefecimento na entrada de ar inferior do para-choques dianteiro, abrindo ou fechando algumas das lâminas da grelha inferior consoante as necessidades de refrigeração, beneficiando assim a aerodinâmica e, consequentemente, reduzindo os consumos (até 0,2 l/100 km) e as emissões poluentes (até 5 g/km de CO2) quando circula a velocidade constante de 120 km/h.

Esteticamente, o novo Fabia demarca-se pela dianteira com faróis estreitos e afilados com tecnologia LED (opcionalmente, poderá contar com tecnologia Full LED e funções de iluminação em curva e adaptáveis). Atrás, os farolins também beneficiam de tecnologia LED, enquanto de perfil, bastante familiar, destacam-se as linhas mais robustas e as jantes que podem ir de 16 a 17 polegadas.

Com base na plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, o novo Fabia permite também uma maior vertente de segurança e de tecnologia, nomeadamente com a inclusão de painel de instrumentos digital (Digital Cockpit) de 10.25”, ou o renovado sistema de infoentretenimento, que vai já na sua terceira geração (MIB3), disponível em ecrãs de 8.0” ou de 9.2”, com uma forte atenção à vertente da conectividade. O sistema de topo ‘Amundsen’ pode ser operado por controlo de gestos e através do assistente de voz digital Laura.

Os responsáveis da Skoda apontam mesmo que este é um detalhe em que a marca mais aposta, com uma evolução constante dos sistemas e das aplicações disponíveis para o condutor. A conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto está assegurada.

Face ao seu trabalho aerodinâmico e motores eficientes, a Skoda aponta para uma autonomia superior a 900 quilómetros em determinadas versões do Fabia (com depósito opcional de 50 litros).

Num ambiente bem construído e fácil de interagir, destaque para detalhes como as grandes aberturas de ventilação circulares e as inscrições ‘Fabia’ nas partes laterais da caixa do painel de instrumentos. A nova iluminação ambiente em LED (de série no nível Style) permite ao condutor iluminar o acabamento decorativo do painel em branco ou vermelho. A consola central e os manípulos das portas dianteiras também podem ser iluminados. Os bancos, que pela primeira vez contam com apoio lombar ajustável, têm revestimento em tecido cinza no nível de acabamento Active e costuras adicionais em cinza contrastante no Ambition. Na variante Style, os revestimentos dos bancos são bicolores, em cinza e preto.

No que diz respeito à segurança, são diversas as tecnologias de assistência à condução, que se juntam ao reforço estrutural e aos nove airbags (no máximo) para um modelo bastante seguro, tanto na vertente passiva, como ativa. Entre os assistentes tecnológicos, destaque para o Travel Assist (Assistente de Viagem), Park Assist, Lane Assist, Traffic Sign Recognition, Side Assist, Front Assist com Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas e Manoeuvre Assist.

Gama com foco nos baixos custos de utilização

Sem acesso ainda à eletrificação para a sua gama, o Fabia conta com três opções a gasolina de três cilindros (havendo uma quarta opção que não está prevista para o nosso mercado), todas elas pensadas para oferecer baixos custos de operação graças à sua maior eficiência.

Assim, na base da oferta está o motor 1.0 MPi Evo atmosférico de 80 CV de potência, associado a uma caixa manual de cinco velocidades com um consumo a partir dos 5,1 l/100 km e emissões entre 114 e 124 g/km de CO2.

As outras opções têm por base o motor 1.0 TSI Evo com níveis de potência distintos: 95 CV com caixa manual de cinco velocidades ou 110 CV com caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, com caixa automática de dupla embraiagem DSG de sete relações. No caso de escolher esta solução, o condutor terá direito a um volante desportivo de três braços com patilhas opcionais atrás do volante.

A versão de 95 CV tem um consumo médio de 5,0 l/100 km e emissões entre 113 e 126 g/km, ao passo que a de 110 CV apresenta valores de consumo de 4,9 l/100 km e emissões entre 113 e 127 g/km de CO2 no caso de ter caixa manual. A opção por caixa DSG aumenta o consumo médio homologado para 5,4 l/100 km e as emissões para um valor entre 124 e 136 g/km.

Graças à possibilidade de equipar um depósito de combustível opcional de 50 litros, a autonomia atinge um valor superior a 900 quilómetros no ciclo WLTP.

A marca refere ainda que o 1.5 TSI de 150 CV não está na calha para Portugal, dependendo a sua vinda da eventual procura que possa existir.

No que diz respeito à tecnologia de chassis, nota para a possibilidade de reduzir a altura ao solo em 15 mm, com suspensão mais rígida, havendo ainda outra opção, denominada, ‘Rough-Road’, que faz exatamente o contrário, incrementando a altura ao solo em 15 mm.

Edição especial de arranque

A Skoda tem a gama do Fabia dividida entre os níveis Ambition, de base, com jantes de 16″ de estilo ‘Proxima’ e seis aribags, entre outros equipamentos, e a Style, de topo, que conta com um leque bem mais alargado de sistemas e equipamentos. Pelo meio, porém, destaque para uma versão especial denominada First Edition, que reúne os equipamentos que são geralmente mais procurados pelos clientes numa melhoria da relação preço/conteúdo.

Esta versão dispõe de faróis Full LED, tejadilho panorâmico, jantes especiais de 17″, cockpit digital e caixa de arrumação interior ‘Jumbo Box’, entre outros. Não sendo de topo, situa-se em posição intermédia.

Os preços arrancam nos 19.272€ para o Fabia 1.0 MPi de 80 CV no nível Ambition (21.222€ no First Edition), nos 20.510€ para o 1.0 TSI de 95 CV Ambition e nos 21.169€ para o 1.0 TSI de 110 CV Ambition (22.500€ com caixa DSG).

Versão Potência Preço
1.0 MPi Ambition 80 CV 19.272€
1.0 MPi First Edition 80 CV 21.222€
1.0 TSI Evo Ambition 95 CV 20.510€
1.0 TSI Evo First Edition 95 CV 22.469€
1.0 TSI Evo Style 95 CV 23.492€
1.0 TSI Evo Evo Ambition 110 CV 21.169€
1.0 TSI Evo First Edition 110 CV 23.128€
1.0 TSI Evo Style 110 CV 23.492€
1.0 TSI Evo Monte Carlo 110 CV 25.471€
1.0 TSI Evo Evo Ambition DSG 110 CV 22.500€
1.0 TSI Evo First Edition DSG 110 CV 24.477€
1.0 TSI Evo Style DSG 110 CV 25.483€

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