Novo Skoda Kamiq: Na onda dos SUV urbanos com muito estilo

29/08/2019

Tem um visual irreverente, soluções práticas típicas da Skoda e uma variedade de qualidades técnicas e tecnológicas que não deixarão o novo Kamiq passar despercebido num segmento imensamente povoado, mas no qual é impossível não estar presente. Chega no início de 2020 e promete mexer com o segmento: no lançamento, motores 1.0 TSI em variantes de 95 e 115 CV e 1.6 TDI também de 115 CV.

Tendo chegado algo tarde à ‘festa’ dos SUV, a Skoda tratou rapidamente de se fazer notar nos segmentos em que está presente com os Kodiaq e Karoq, que em pouco tempo ganharam estatutos importantes no seio da gama da marca checa. Os responsáveis da Skoda esperam, por isso, que o novo Kamiq consiga replicar esse sucesso, agora num segmento mais baixo, tirando partido da plataforma MQB A0, tão pródiga em qualidades e que já foi usada em modelos como o Volkswagen Polo, SEAT Arona ou no próprio Scala da Skoda, entre outros.

Visualmente, o Skoda Kamiq adota a renovada identidade da marca checa, com iluminação bipartida na dianteira (os faróis diurnos em LED estão situados em posição superior), sulco central no capot, farolins traseiros com formato em ‘C’, além de jantes que variam entre as 16 e as 18 polegadas. Proteções inferiores reforçam a sua imagem de robustez, algo que também pode ser visto pela maior altura ao solo (188 milímetros).

Claramente SUV, mas com um espírito também urbano, o Kamiq assume-se como um dos maiores no segmento, ficando à frente de modelos rivais como o Renault Captur, SEAT Arona ou Hyundai Kauai – mesmo que por escassa margem – graças aos 4,24 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,53 metros de altura, com o espaço a bordo a ser defendido pela distância entre eixos de 2651 mm, o que lhe confere uma ligeira vantagem sobre o Scala (mais dois milímetros). Na bagageira, a capacidade anunciada é de 400 litros, que pode ser ampliada para os 1395 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros em proporção 60:40. Para transportar objetos mais compridos, o rebatimento do banco do passageiro permite acomodar objetos com até 2447 mm de comprimento. Os espaços de arrumação a bordo ascendem aos 26 litros no total, não faltando ainda soluções práticas como arrumações na consola central e caixotinho do lixo de encaixe na porta, chapéu de chuva também na porta ou a lanterna amovível no porta-bagagens.

Por outro lado, a marca volta a apostar na tónica da qualidade de construção sublinhada pela escolha dos materiais, com revestimentos macios ao toque na parte superior do tablier e das portas, dispondo ao mesmo tempo de novos revestimentos dos bancos. Como opção, pode contar com um pacote Dynamic, que acrescenta alguns itens mais desportivos ao habitáculo, como os bancos dianteiros de peça única com maior apoio lateral, volante de base plana e pespontos nos bancos, por exemplo.

O condutor pode ainda contar com instrumentação digital Virtual Cockpit com base num ecrã de 12.25 polegadas, personalizável e extremamente funcional, banco ajustável elétrico, para-brisas e volante aquecidos e, numa nota de segurança, a afinação do sistema Kessy de entrada e ignição sem manuseamento da chave, com o transmissor de sinal a ser cortado automaticamente caso a chave esteja imóvel por 15 minutos.

Infoentretenimento evoluído

Como já se percebeu, o Kamiq partilha muitos dos componentes com o Scala. Mas também partilha a nova filosofia interior, sendo precisamente o segundo modelo da Skoda a apresentar a nova conceção do interior, sobretudo na consola central, com três opões de ecrã tátil – 6.5, 8.0 ou 10.25 polegadas -, cabendo a este último o estatuto de topo de gama.

Esses ecrãs estão aliados aos sistemas Swing, Bolero e Amundsen (os dois primeiros, indicou-nos um dos responsáveis da Skoda, são desenvolvidos pela marca para todo o grupo Volkswagen, em Mlada Boleslav), tendo por base a terceira geração dos sistemas tecnológicos. Entre as funcionalidades de ponta, a inovação de poder ter o Apple CarPlay integrado no carro por wireless (opcionalmente), promovendo funcionalidade e segurança, além de dispor agora de uma assistente digital denominada Laura. Essa pode responder a comandos vocais e atender a alguns dos pedidos do condutor ou passageiros, tendo sido desenvolvida com o intuito de reconhecer melhor a linguagem natural e os sotaques. No entanto, neste caso, nada de português… Nota ainda para o sistema de som com dez altifalantes, opcional, e para a possibilidade de funcionar como hotspot Wi-Fi graças a um cartão LTE eSIM integrado para o sistema de chamada automática de emergência e para o modelo de serviços móveis Skoda Connect. A marca pretende ainda ter um centro de aplicações para que os clientes possam fazer download de aplicações para melhorar funcionalidades do carro.

Existe ainda ligação SmartLink para Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, um hotspot Wi-Fi e portas USB-C que, de acordo um dos responsáveis pela secção de infoentretenimento da Skoda, serve como forma de garantir que o Kamiq estará pronto para este novo ciclo de aparelhos móveis que recorrem a essa tomada.
ŠKODA KAMIQ
Olhando para esta imagem, rapidamente se percebe que o ordenamento das funções foi mantido de forma muito clara, mas que o botão rotativo de volume desapareceu para dar lugar a dois botões táteis. Uma escolha na condução nem sempre é simples de operar… a opção é o comando no volante.

Motores: Três Gasolina e um Diesel

A oferta de motores do Kamiq é relativamente simples, consistindo de duas unidades a gasolina de um litro (1.0 TSI) com 95 CV e 115 CV e uma outra, mais potente, de 1.5 litros, com 150 CV. Para já apenas existem dados oficiais e homologados para os dois motores 1.0 TSI, com o 1.5 TSI ainda a cumprir o processo de homologação.

No caso do motor a gasóleo, consiste no bem conhecido 1.6 TDI de 116 CV de potência, havendo ainda uma versão a gás natural (G-TEC) que deve passar ao lado do mercado nacional. Os motores podem ser associados a caixas manuais de cinco (TSI de 95 CV) e de seis velocidades ou a uma automática DSG de sete velocidades (1.0 TSI de 115 CV, 1.6 TDI de 115 CV e 1.5 TSI de 150 CV).

Em termos de chassis, vale a pena notar que a marca checa disponibiliza a opção de um chassis desportivo que rebaixa a suspensão em 1 mm e que, aliado aos modos de condução, pode alterar o amortecimento entre Normal e Sport. Estes modos contam ainda com um mais ecológico, o ECO.

No mercado nacional, o lançamento está agendado para o início de 2020 com dois níveis de equipamento, Ambition e Style, mas ainda não existem preços para o novo modelo. Contudo, a SIVA adianta que os preços do Kamiq deverão ser alinhados com os do novo Scala, com o qual partilha plataforma.

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