Mais robusto e mais tecnológico, o novo Volkswagen Tiguan (agora na sua terceira geração) apresenta também uma forte componente eletrificada que, na melhor das hipóteses, permite uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros. Por outro lado, o SUV médio da marca alemã também não abandona os motores Diesel. O novo modelo chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.

O Tiguan é atualmente um dos modelos Volkswagen de maior sucesso no mundo, com mais de 7.6 milhões de unidades vendidas a nível global desde que a primeira geração foi lançada, em 2007.

Visualmente, o novo Tiguan surge com um design mais expressivo e uma maior preocupação com a eficiência aerodinâmica, dispondo agora de coeficiente de resistência aerodinâmica melhorado de 0.33 para 0.28. A frente destaca-se, agora, pelo para-choques com uma abertura inferior muito mais ampla (envolta numa ‘máscara’ em preto), praticamente a toda a largura da dianteira, ao passo que os faróis LED estão agora unidos por uma estreita faixa luminosa coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nos lados exteriores do para-choques.

De perfil, a silhueta é caracterizada por cavas das rodas vincadas na carroçaria (com jantes até 20 polegadas), enquanto a linha de ombros atrás é volumosa. Atrás, além de para-choques com zona em plástico negro mais ampla, sobressai a nova faixa horizontal de iluminação LED para uma impressão de maior largura.

O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros, embora a altura, a largura e a distância entre eixos permaneçam praticamente idênticas às do antecessor. No entanto, demonstrando o bom aproveitamento do espaço, a capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).

Híbridos ganham importância

Para o novo modelo, a Volkswagen recorre à plataforma MQB evo, que se aproxima do final do seu ciclo de utilização, mas que permite ainda abarcar diversos desenvolvimentos tecnológicos, nomeadamente no âmbito da eletrificação, recebendo assim novos motores híbridos, com uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 quilómetros. Além disso, o carregamento CA será mais rápido em todas as versões eHybrid e o carregamento rápido CC de série também será possível pela primeira vez.

Esses são apenas algumas das soluções que a Volkswagen preparou para o novo Tiguan, cuja gama terá ainda motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild hybrid (eTSI) e os já mencionados sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG).

Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, o seletor da caixa de velocidades passa a estar na coluna de direção, à direita do volante, com funcionamento igualmente semelhante: o comando é rodado para a frente para “D”, para conduzir, e para trás para “R” para marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.

Adicionalmente, a arquitetura MQB evo é a base para uma nova geração de tecnologias de controlo de chassis, com destaque para o novo controlo de chassis adaptativo DCC, a que se junta ainda o novo sistema DCC Pro opcional de amortecedores com configuração de duas válvulas. Além disso, o novo modelo está equipado de série com o Vehicle Dynamics Manager – um sistema que fez a sua estreia no atual Golf GTI e que controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores no sistema DCC Pro. As aplicações de força de travagem específicas para cada roda e as alterações seletivas na dureza dos amortecedores, proporcionam maior conforto ao rolar e melhor desempenho em curvas mais dinâmicas.

Habitáculo em digitalização constante

A evolução digital levou a Volkswagen a apostar numa conceção altamente tecnológica do habitáculo, com os ecrãs a ganharem maior proeminência. A marca de Wolfsburgo refere ainda a melhoria dos padrões de qualidade nos materiais e acabamentos. A base para o conceito digital do cockpit é a plataforma eletrónica MIB4, já na quarta geração, a qual oferece o nível de informação mais elevado e inclui serviços digitais e aplicações a bordo.

Os módulos incluem o novo ‘Digital Cockpit’ (painel de instrumentos digital com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo panorama), um ecrã de infoentretenimento até 15 polegadas e que possui uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos, um novo head-up display (projeção no para-brisas) e um novo seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Este novo comando rotativo com o seu próprio miniecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo. Por outro lado, várias funções do veículo e do sistema de infoentretenimento podem ser ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz IDA.

Nota ainda para os novos bancos ergoActive Plus2, com regulação lombar pneumática em quatro posições e função de massagem pneumática com dez câmaras de pressão, a que se juntam ainda a função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos a determinadas temperaturas exteriores.

Faróis HD entre as tecnologias de segurança

O Tiguan é o primeiro modelo de base MQB a ser lançado com os recém-desenvolvidos faróis IQ.Light LED Matrix HD. O sistema de iluminação interativo foi também desenvolvido em paralelo para o Touareg, modelo de classe superior, partilhando ambos o mesmo design base dos faróis. A tecnologia HD (High Definition) compreende a alta resolução das fontes de luz, neste caso, com um total de 38.400 LED multipixel (19.200 LED multipixel por farol), melhorando assim o conforto e a segurança.

No que diz respeito aos sistemas de assistência à condução propriamente ditos, o novo Tiguan estará equipado de série tecnologias como o Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (travagem de emergência autónoma), Lane Assist (sistema de manutenção da faixa de rodagem) e câmara traseira. Estará também disponível uma vasta gama de sistemas opcionais, como o Park Assist Pro, com capacidade de estacionamento remoto (para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controladas pelo condutor a partir do exterior do veículo através de uma aplicação para smartphone) ou ainda a Trailer Assist (para manobras assistidas com atrelado).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.