Numa jogada de unificação nos seus modelos de aptidão global, a Toyota anunciou o reforço da sua aposta no segmento D/E, tradicionalmente complicado pela concorrência dos fabricantes alemães, mas do qual a marca nipónica não quer abrir mão. Assim, observando o bom desempenho do Camry no mercado americano, a Toyota Motor Europe (TME) decidiu trazer esta berlina para a Europa. Tal como seria de esperar, sem qualquer referência ao Diesel, que faz parte do passado na Toyota, totalmente centrada na sua tecnologia ‘Self-Charging Hybrid’.

A corrente de mudança no mercado europeu, que também se afasta das motorizações turbodiesel, acabou por ser determinante para o regresso do Camry à Europa Ocidental após uma ausência de 14 anos. Dessa forma, a gama de veículos híbridos europeus da Toyota expande-se para oito modelos.

O novo Camry é a oitava geração de um modelo nascido em 1982, sendo vendido em mais de 100 países no mundo, com vendas totais de mais de 19 milhões de unidades até ao momento. Com vendas anuais de mais de 700.000 unidades, o Camry surge envolto em naturais expectativas no mercado europeu, assumindo o papel que no passado recente pertenceu ao Avensis.

Motorização híbrida como emblema

Uma vez mais, a tecnologia híbrida está em destaque. Com a nova geração do Camry a apresentar a filosofia de design e engenharia da Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA), a nova motorização ‘Self-Charging Hybrid’ de 2.5 litros oferece um total de 218 CV, para emissões de CO2 de apenas 98 g/km e um consumo de combustível combinado de apenas 4,2 l/100 km.

O novo motor Dynamic Force de quatro cilindros e 2.5 litros conta com uma eficiência térmica máxima de nível mundial de 41%. Incorpora uma série de tecnologias avançadas da Toyota, incluindo VVT-i Dual com VVT-iE (Sistema inteligente de Tempo de Abertura/Fecho de Válvulas Variável com motor elétrico) e D-4S (versão superior do motor a gasolina de injeção direta a 4 tempos) para otimizar a potência, minimizar as emissões e favorecer a eficiência de combustível.

O novo Sistema Híbrido da Toyota (THS II) inclui a nova tecnologia Sequential Shiftmatic que permite ao condutor “passar de caixa” com a alavanca montada na consola, imitando uma rápida transmissão automática de seis velocidades para uma performance enérgica e prazer de condução.

A dinâmica também tira partido da nova plataforma GA-K que assenta na TNGA. Os principaisingredientes para garantir uma condução envolvente são a rigidez de torção aumentada (mais 30% face ao modelo anterior), uma nova suspensão traseira de duplos triângulos sobrepostos e um centro de gravidade significativamente rebaixado.

Por outro lado, um novo sistema de montagem de quatro pontos foi adotado não só para reduzir drasticamente a vibração do motor como também aumentar ainda mais a rigidez e a estabilidade de comportamento em estrada.

O estilo do Camry Híbrido resultou “numa aparência ousada e distinta que combina marcas atléticas com arestas na chapa da carroçaria”, de acordo com a Toyota, que regressa ao tema da linguagem de design ‘Under Priority e Keen Look – Catamaran Under Priority’ para o desenho deste modelo. Na dianteira, os grupos óticos Hi-LED nas extremidades competem em notoriedade com a ampla grelha inferior trapezoidal ocupa quase toda a largura da área do para-choques. A grelha inferior apresenta barras horizontais que foram meticulosamente concebidas para reforçar a força visual do design ‘Catamaran Under Priority’.

No interior, quis-se obter uma sensação de rigor e de espaço a bordo, além de “um cockpit ergonomicamente ideal, focado no condutor, com acomodações de passageiros confortáveis e espaçosas”. O sistema de áudio, o painel de controlo do ar condicionado e o monitor do sistema de infoentretenimento de 8” foram totalmente integrados à face na superfície em ‘piano black’ na consola central, sem espaços entre os comandos. Houve grande atenção aos revestimentos, com uma grande predominância de materiais suaves ao toque, além de zonas em pele flexível, moldes em madeira granulada ou um brilhante e recém-desenvolvido acabamento acetinado cromado.

O novo Interface Homem-Máquina (HMI) do Camry apresenta um trio de ecrãs, consistindo num head-up display (HUD) de 10”, num ecrã multi-informação de 7” na zona dos mostradores e num ecrã de 8” na consola central incorporando a versão mais recente do sistema multimedia Touch 2 da Toyota.

Por último, a adoção de um novo sistema de suspensão traseira com duplos triângulos sobrepostos reduz a incursão do amortecedor no espaço de carga do novo Camry, permitindo uma capacidade de bagagem de 524 litros.

Luxo atrás

Replicando o design dos bancos dianteiros, a acomodação atrás está disponível em dois formatos: bancos rebatíveis e divisíveis em 60:40 e bancos elétricos reclináveis com partição 40:20:40 com apoios de cabeça mais largos e um grande apoio de braços central para maior conforto.

O formato dos bancos elétricos reclináveis está disponível com um painel de controlo de toque capacitivo incorporado na parte dianteira do apoio de braço central, permitindo controlar o sistema de ar condicionado, de áudio e os controlos reclináveis dos bancos a partir dos lugares traseiros.

 

O novo Camry Híbrido está equipado com uma ampla gama de recursos de segurança ativa e passiva. Todos os modelos estão equipados de fábrica com o Toyota Safety Sense, um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a prevenir ou a reduzir os efeitos de colisões numa ampla gama de situações de trânsito. Combinando uma câmara e um radar de ondas milimétricas para obter um elevado nível de desempenho de deteção, o sistema Toyota Safety Sense do novo Camry possui um Sistema de Segurança de Pré-colisão (PCS) com função de deteção de peões, Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa de Rodagem (LDA) com assistência de direção, Sistema de Máximos Automáticos (AHB) e Assistência ao Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA).

Outros sistemas de apoio ao condutor e melhoria da segurança incluem um Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA) e sonar de espaço nos extremos dianteiro e traseiro, entre outros.

O Camry deverá chegar à Europa na segunda metade de 2019.

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