Novo Toyota Yaris com nova imagem e segurança para todos

07/03/2017

Figura de proa no stand da Toyota em Genebra, o renovado Yaris surge com uma nova imagem, mais qualidade, melhorias na solução híbrida de elevada eficiência e, em forte destaque, um reforço na vertente da segurança, com a adoção em toda a gama do pacote Safety Sense.

De importância fundamental para a Toyota no mercado europeu, onde lidera as vendas da marca (o mesmo sucedendo em Portugal), o renovado Yaris sofreu uma atualização profunda, com mais de 900 componentes novos. Com efeito, este modelo continuou a aumentar a sua quota de mercado no segmento B na Europa Ocidental (desde o lançamento da terceira geração em 2011), superando 6,5% e mais de 208.000 unidades o ano passado.

A propulsão híbrida continua a constituir uma oferta única no segmento estando a alavancar mais de 40% do total das vendas europeias do Yaris, um feito impressionante, de acordo com a marca, que tem no Yaris um forte representante da sua presença europeia. Isto porque o modelo é fabricado na unidade fabril da Toyota Motor Manufacturing em Valenciennes (França) desde 2001. A confiança na Europa é de tal forma que a Toyota vai aplicar as mesmas altrações do Yaris no modelo que se vende no Japão e que tem denominação Vitz, fabricado localmente.

Muito mais do que cosmética

Indo muito além de um simples facelift a meio do ciclo de vida, o programa de 90 milhões de euros deu origem à introdução de mais de 900 peças novas para melhorar o design, o desempenho dinâmico e a segurança deste modelo. O novo visual do Yaris, com alterações significativas no estilo dianteiro e traseiro, foi criado no estúdio de design ED2 da Toyota, no sul de França. Tanto a frente como a traseira surgem com visual mais dinâmico, oferecendo uma sensação de estar ‘plantado’ no asfalto. Ao mesmo tempo, uma maior noção de tridimensionalidade e maior ênfase nas linhas horizontais para expressar um aspeto largo e um baixo centro de gravidade.

Se a frente apresenta um para-choques que recria uma noção de “catamarã” com secções largas a fluir para baixo das novas unidades dos faróis (também eles com novo desenho) e flanqueando a larga grelha trapezoidal, na traseira renovaram-se os grupos óticos e a tampa da bagageira para reforçar o aspeto visual horizontal. Dependendo da versão, as luzes traseiras apresentam luzes de stop e de presença (com guias de luz) em LED. Tal como na frente, a traseira recorre a um para-choques que oferece a sensação de um centro de gravidade baixo e uma postura de automóvel largo na estrada.

A gama de rodas disponíveis para o novo Yaris inclui três novos desenhos, quer para os tampões prateados de 15″, como para as jantes de liga leve de 15 e de 16 polegadas consoante o nível de equipamento. Duas novas cores foram acrescentadas às disponíveis para a pintura exterior do Yaris – Azul Nebula e Vermelho Tokyo, elevando para 10 o total de tons diferentes.

No interior, as mudanças tiveram como objetivo melhorar o ambiente geral e a noção de qualidade, mantendo o aspeto “fresco e moderno”, introduzindo novos estofos, novas cores e novos detalhes de acabamento e atualizando a instrumentação e os sistemas de controlo para o funcionamento do HMI (Interface Homem-Máquina).

A combinação de mostradores na instrumentação diante do condutor tem uma nova apresentação “binocular” dos relógios analógicos gémeos que flanqueiam o novo mostrador multi-informações TFT de 4.2 polegadas a cores, montado de série desde o nível de equipamento Comfort (e a partir do Exclusive no motor a gasolina de 1.0 litros). Diferentes informações e dados do veículo podem ser selecionados e regulados usando os interruptores de controlo no volante de três raios. Um novo acabamento cromado serve de moldura aos mostradores, contribuindo para um efeito mais refinado.

Outras mudanças de pormenor incluem as novas saídas de ventilação com estilo de hélice, iluminação da instrumentação em azul claro e novo ecrã multimedia e dos comandos na consola central, incluindo novos interruptores com aparência mais simples e mais fáceis de utilizar.

Na parte técnica, o Yaris conserva o seu estatuto de opção única no segmento B com propulsão híbrida, surgindo também melhorada com recurso à ferramente valiosa da opinião dos clientes e recolha de dados obtidos da experiência de consução real.

Como tal, a Toyota está a implementar uma ferramenta inteligente de coleta de dados para ajudar os concessionários europeus a demonstrar aos seus clientes como funciona a tecnologia híbrida e os benefícios reais que pode oferecer.
A caixa Driveco já está a ser usada em sete mercados europeus para modelos híbridos, incluindo o Yaris Híbrido, e está preparada para testes-piloto em outros nove. Este sistema automático de registo do condutor recolhe dados sobre as distâncias, os tempos e as velocidades médias dos test-drives, além da proporção da viagem em que o carro funciona em modo totalmente elétrico (sem qualquer consumo de combustível e sem quaisquer emissões libertadas pelo tubo de escape). Estas informações podem ser descarregadas e visualizadas usando um smartphone ou uma aplicação no tablet, permitindo efetuar comparações com resultados anteriores e com os registos alcançados por outros condutores.

A Driveco registou já dados de 900 Yaris híbridos e de mais de meio milhão de quilómetros de condução em todos os tipos de ambientes, de centros de cidades às estradas de montanha. Os resultados combinados revelam que, globalmente, estes automóveis monitorizados estiveram a trabalhar em modo puramente elétrico em mais de 54% do tempo, tendo averbado um consumo médio real de 5,0 l/100 km.

Assim, além das emissões de escape a partir dos 75 g/km de CO2, o sistema híbrido da Toyota tem ainda a particularidade de estar mais silencioso e refinado.
Daí resultou a aplicação de uma série de medidas abrangentes, incluindo a instalação de redesenhados montantes do motor, um maior restritor de rolamento do motor, novos eixos de transmissão dianteiros e subestrutura dianteira e um modificado sistema de admissão de ar. Além disso, o sistema de escape foi ajustado com um novo sub-silenciador. O novo desenho dos montantes do motor também contribui para melhoria da qualidade de rolamento, o mesmo se aplicando aos amortecedores e à direção assistida também com afinação distinta.

Quanto ao novo motor a gasolina de 1.5 litros, que toma o lugar do anterior 1.33, a marca decidiu não comercializá-lo no nosso país.

Segurança transversal

Fiel à missão de democratizar a segurança, a marca tornou o Toyota Safety Sense um recurso de série em todas as versões do novo Yaris.
Assim se garante que cada modelo da gama se encontra equipado com sistemas que podem ajudar a evitar um acidente ou a diminuir as suas consequências se efetivamente ocorrer um impacto. O pacote inclui um Sistema de Segurança Pré-colisão com Travagem Autónoma de Emergência, Luzes de Máximos Automáticas, Sistema de Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem e, desde que equipado com mostrador multi-informações TFT, com Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito.

O novo Yaris chega ao mercado entre abril e maio, com preços ligeiramente superiores aos do atual modelo.

*Enviado especial ao Salão de Genebra

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.