O icónico Volkswagen Golf celebra o seu 50º aniversário em 2024 e para celebrar irá lançar uma nova geração que promete tornar o modelo mais evoluído e avançado na tecnologia e nas motorizações. A primeira imagem – ainda no escuro – deixa perceber algumas mudanças…

O Golf é um modelo de referência da Volkswagen, com mais de 37 milhões de unidades vendidas ao longo de oito gerações, com a primeira a chegar ao mercado em 1974, tornando-se de imediato num gigantesco sucesso na Alemanha, mas também noutros países.

Em ano de 50º aniversário, a Volkswagen irá apresentar uma evolução da oitava geração do Golf. Esta irá impressionar com o design visualmente refinado, novos sistemas de assistência e novos grupos motopropulsores, bem como sistemas de infoentretenimento e de software da próxima geração.

A estreia mundial do novo Golf está apenas a algumas semanas de distância, estando o lançamento em Portugal previsto para o terceiro trimestre de 2024. A primeira imagem foi revelada no vídeo de sumário da marca alemã ao seu ano de 2023, mostrando detalhes como o logótipo iluminado na dianteira, bem como uma nova assinatura luminosa.

Ano de celebrações

O ano de 2024 será de celebração para o Golf, com a marca alemã a preparar uma série de eventos especiais para assinalar o 50º aniversário deste modelo. Lançado em 1974, o sucessor do igualmente lendário Carocha diferenciava-se por visual mais moderno concebido por Giorgetto Giugiaro, tração dianteira e maior funcionalidade. O primeiro milhão de unidades vendidas atingiu-se em 1976, sendo que, até à data, já foram entregues mais de 37 milhões de veículos por todo o mundo. Desta forma, é o automóvel europeu de maior sucesso e, também, o Volkswagen mais vendido de todos os tempos.

Independentemente da geração, o Golf foi mantendo alguns traços sempre comuns, como o design elegante e intemporal, a funcionalidade a bordo e a robustez. Naturalmente, a marca alemã também aproveitou para diversificar o seu portefólio com base no Golf e criou derivações desportivas (GTI ou GTD), descapotáveis (Cabrio) ou familiares, como as carrinhas Variant e Sportsvan.

O Volkswagen Golf democratizou, também, tecnologias como o catalisador e o sistema de travagem antibloqueio (ABS), mas também airbags, cruise control e sistemas de assistência eletrónica à condução, bem como sistemas de propulsão mild hybrid e plug-in hybrid nas mais recentes gerações.

O novo Golf será apresentado no final de janeiro e, tal como os seus antecessores, será acompanhado por inúmeras inovações que serão aplicadas à produção em série. O lançamento em Portugal está previsto para o terceiro trimestre de 2024.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.