O mais extremo e potente dos Golf está de volta, com 320 CV de potência para a versão R, chassis específico e uma estética mais agressiva que deixa este Volkswagen perto de prestações de modelos como o Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC. Para o mercado europeu, o novo Golf R apenas estará disponível com caixa automática DSG de sete velocidades, sendo apresentado como o Golf de produção em série mais potente de sempre.

A Volkswagen está empenhada em fazer um compacto desportivo de elevada competência dinâmica, com o Golf R a ser o produto de um desenvolvimento mais profundo que tem por base a nova geração daquele modelo e que recorre, uma vez mais, ao motor 2.0 TSI de quatro cilindros, mas agora com mais 27 CV do que anteriormente, para um valor de 320 CV. O binário máximo também cresceu, sendo agora de 420 Nm, mais 41 Nm do que anteriormente.

Para colocar a potência no asfalto e para um compromisso dinâmico sem mácula, a Volkswagen volta a recorrer a um sistema de tração integral 4Motion com vetorização de binário (R-Performance Torque Vectoring) para eliminar dificuldades de motricidade, num conjunto desenvolvido, sobretudo, para melhorar a performance em curva. A marca alemã garante que o novo sistema de tração integral permite uma abordagem mais ágil aos percursos sinuosos. Este novo sistema consegue diferenciar a entrega da potência não só entre os dois eixos, mas também entre as rodas do mesmo eixo, procurando sempre aquelas que melhor aderência oferecem em curva para incrementar a agilidade em curva.

Consegue ainda integrar o módulo de gestão do veículo com chassis adaptativo (DCC) e diferencial eletrónico XDS aperfeiçoado. No campo das ligações ao solo, também houve alterações substanciais, com suspensão desportiva munida de molas mais firmes e barras anti-rolamento de maior diâmetro, a que se junta ainda uma subestrutura em alumínio e aumento do camber negativo (inclinação) das rodas dianteiras para maior velocidade de passagem em curva. Em resultado de todas as alterações, o Golf R está 20 mm mais perto do solo do que o Golf de base.

Falta ainda abordar a questão das prestações, com os valores de homologação a apontarem para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos, prosseguindo até aos 250 km/h, naquela que é a velocidade máxima limitada eletronicamente. Porém, os clientes que assim desejem, podem pedir um pacote opcional R-Performance que, entre outros atributos, aumenta a velocidade de ponta para os 270 km/h.

Quando equipado com esse pacote, o Golf R apresenta mesmo um perfil de condução dos modos disponíveis denominado ‘Special’, que foi inspirado e afinado no já emblemático e tradicional circuito de Nürburgring Nordschleife, com todos os parâmetros do veículo ajustados para aquele traçado, incluindo o sistema de tração integral. E, de acordo com a marca alemã, os resultados são evidentes: durante os ensaios do novo Golf R, o novo modelo foi 19 segundos mais veloz do que o seu antecessor no longo circuito de Eifel.

Há ainda um outro modo especial para este Golf R, denominado ‘Drift’, pensado para uma utilização mais radical, que altera os parâmetros do veículo, sobretudo do controlo de estabilidade, tração e vetorização de binário, para maiores escorregadelas de traseira.

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