A Volkswagen já tem disponível o seu segundo modelo 100% elétrico com base na plataforma MEB, o ID.4, que se demarca por ser o primeiro SUV da marca alemã a adotar a eletrificação. Terá duas baterias e três níveis de potência, com os preços a arrancarem nos 39.280€ para a versão de entrada com bateria de 532 kWh e autonomia WLTP de até 340 quilómetros.

Assumindo-se como uma peça muito importante na estratégia de eletrificação da Volkswagen, o ID.4 foi desenvolvido com o intuito de ser um verdadeiro carro mundial para os mercados da Europa, China e da América, além de aplicar a motorização elétrica ao segmento ainda em crescimento dos SUV. a a marca.

Observando a boa aceitação do ID.3 lançado no ano passado, a Volkswagen tem grandes ambições com o ID.4, prevendo chegar a uma quota de mercado de 7,5% no final do ano de 2021, que será o primeiro ano completo em que os dois modelos elétricos estarão à venda. Além disso, o ID.4 dá continuidade à estratégia de eletrificação em força por parte da marca alemã, rumo ao seu objetivo de atingir um milhão de veículos eletrificados em 2030 (em 2050, a Volkswagen espera ter todos os seus produtos neutros em CO2).

No caso do ID.4, o objetivo é que este seja um modelo elétrico direcionado para as famílias que procuram um modelo sem emissões, bastante tecnológico e espaçoso, direcionado para clientes particulares como para empresa. Nesse sentido, a marca dá grande destaque à grande distância entre eixos, que permite habitabilidade melhorada, ausência de túnel central e a possibilidade, oferecida pela nova plataforma, de dispor de versões de tração traseira ou integral.

No capítulo das dimensões, o Volkswagen ID.4 apresenta um comprimento de 4584 mm, uma largura de 1852 mm e uma altura de 1612 mm, enquanto a longa distância entre eixos é de 2766 mm. Já a bagageira disponibiliza 543 litros, que podem chegar aos 1575 litros graças ao rebatimento dos bancos.

Numa novidade de grande relevo, o ID.4 poderá ter barras de tejadilho, admitindo peso até 75 kg. A carroçaria foi desenhada sob o signo da aerodinâmica, procurando não afetar a sua eficiência nesse aspeto, denotando-se, por exemplo, a existência dos puxadores das portas retráteis. De série, os faróis são sempre Full LED, podendo contar com tecnologia de iluminação de matriz LED opcionalmente. A versão mais acessível contará com jantes de 18 polegadas, chegando às 21 polegadas na edição First.

No interior, bastante semelhante ao do ID.3, este SUV destaca-se pelo painel de instrumentos digital e de pequenas dimensões, havendo ao centro do tablier um ecrã tátil com 10 polegadas de série (opcionalmente, pode receber um ecrã de 12 polegadas). Também a exemplo do elétrico já em comercialização, o ID.4 suprime uma grande parte dos comandos físicos, trocando-os por elementos táteis. O Head-up Display com realidade aumentada, opcional, projeta informações importantes diretamente no campo de visão do condutor, acompanhando a navegação na faixa de rodagem.

O sistema de infoentretenimento consegue igualmente efetuar comandos por voz, respondendo à frase ‘Olá ID’, permitindo-lhe interagir com diferentes funcionalidades, como a navegação, climatização ou a iluminação ID Light. A Volkswagen promete ainda uma forte componente de atualizações de software e tecnologias, mantendo-se assim sempre atual.

Quanto à gama, o ID.4 será proposto com duas opções de bateria, uma de 52 kWh com autonomia WLTP até 340 quilómetros, com potências de 150 CV e de 170 CV, e a de maior capacidade, com 77 kWh, com potência de 204 CV e autonomia WLTP até 530 quilómetros com uma única carga. O ID.4 terá no futuro uma versão de quatro rodas motrizes, denominada GTX, com uma índole mais desportiva. Todos os modelos ID.4 têm uma velocidade máxima regulada eletronicamente de 160 km/h.

O ID.4 poderá ser recarregado em tomadas de corrente alterna (AC) e corrente direta (DC). Em AC, a bateria de 52 kWh pode ser carregada a 7.2 kWh, permitindo ao mesmo tempo 100 kW de máximo em DC. Já a bateria de 77 kWh admite um máximo de 11 kW em AC e de 125 kW em DC.

O novo ID.4 estreia a primeira bomba de calor do mundo com um meio de refrigeração natural e não poluente R744, incrementando a eficiência geral deste elétrico. O sistema de bomba de calor funciona pela compressão do refrigerante sob alta pressão, sendo o calor gerado utilizado para aquecer o ar frio. Consegue-se, assim, usar menos energia da bateria para o sistema de aquecimento de alta voltagem, o que se traduz numa vantagem em termos de autonomia sobre os automóveis elétricos sem bomba de calor.

A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para 70% da capacidade restante. Além disso, o ID.4 será Classe 1 nas portagens.

De base, o City Pure com bateria de 52 kWh e 150 CV tem um preço de 39.280€, subindo para os 43.590€ na versão Style Pure de potência e de bateria idênticas. As versões de 170 CV com bateria de 52 kWh com 170 CV têm um custo de 40.753€ na versão City Pure Perf e de 45.064€ na Style Pure Perf.

Quanto à conjunção de maior bateria (77 kWh) e de maior potência (204 CV), o preço de entrada será de 46.642€ na versão Life, subindo para os 50.548€ da Business, 51.730€ da Family, 54.949€ da Tech, culminando nos 58.784€ da Max. As entregas arrancam em abril, com as encomendas já abertas para as versões base, com exceção da Max.

City (Pure / 109 kW – 150 cv) – 39.356 euros
Style (Pure / 109 kW – 150 cv) – 43.666 euros
City (Pure Performance / 125 kW – 170 cv) – 40.831 euros
Style Pure Performance / 125 kW – 170 cv) – 45.141 euros
Life (150 kW – 204 cv) – 46.642 euros
Business (150 kW – 204 cv) – 50.548 euros
Family (150 kW – 204 cv) – 51.7308 euros
Tech (150 kW – 204 cv) – 54.949 euros
Max (150 kW – 204 cv) – 58.784 euros

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