Novo Passat 2019: Plug-in com mais autonomia elétrica e tecnologia para todos os gostos

07/02/2019

Um dos modelos mais emblemáticos da Volkswagen, o Passat, vai conhecer uma renovação profunda no próximo Salão de Genebra, destacando-se pela reformulação tecnológica e pelo reforço dos assistentes de segurança, ao mesmo tempo que as motorizações ganharão maior eficiência. Nota, ainda, para o aumento da autonomia em modo elétrico do Passat GTE, o Plug-in híbrido, que em ciclo WLTP contará com um valor anunciado de até 55 quilómetros.

Bem-sucedida berlina, o Passat prepara-se para superar a barreira dos 30 milhões de exemplares produzidos já nesta primavera, segundo um dos três modelos da Volkswagen mais vendidos de todos os tempos – apenas atrás do Golf, que tem um total de 35 milhões de veículos vendidos globalmente e à frente do ‘Carocha’, que tem 21.5 milhões de unidades vendidas. A unidade 30 milhões será um dos Passat reformulados a partir das mais recentes e avançadas tecnologias da marca, com as encomendas previstas para se iniciarem em maio nos primeiros países europeus para entregar no início da segunda metade do ano.

A renovação estética, como já é tradicional na marca alemã, não é muito profunda, destacando-se pela adoção de nova grelha em integração com os faróis e para-choques mais esculpidos, tanto na dianteira, como na traseira. Aqui, a denominação Passat para a figurar no centro da tampa da bagageira. Nota, ainda, para os novos faróis LED, dispondo como opcional da tecnologia de iluminação avançada LED IQ.Light de matriz LED estreada no Touareg. Ainda no campo estético, o renovado Passat contará com novas cores “Lapiz Blue”, “Bottlegreen” e “Sandgold” e novas jantes com dimensões de 17, 18 e 19 polegadas.

Por dentro, a renovação é mais profunda, com o destaque a ir para o volante capacitivo que pode responder ao tato do condutor, podendo a partir daí, por exemplo, aceder aos assistentes de condução como o ‘Travel Assist’, que a partir de agora serão integrados na estratégia de submarca IQ.Drive para os sistemas de assistência. A este respeito, importa salientar que o Passar será o primeiro Volkswagen capaz de se conduzir de forma semi-autónoma a velocidade regulada entre os zero e os 210 km/h. A instrumentação digital volta a ser presente para oferecer funcionalidade ao condutor, com personalização de elementos garantida. Os gráficos do ecrã estão agora mais ricos no contraste, aumentando-se ainda o nível de funções personalizáveis a partir do volante.

A nível da conectividade, há mais siglas a ter em conta, como a MIB3, uma série de sistemas modulares de infoentretenimento com cartão SIM integrado que permite o ‘We Connect’, ou seja, serviços de conectividade e ligação em rede – streaming de música, rádio web, aplicações digitais ou controlo por voz. Uma versão deste sistema também estará orientada para o mercado de frotas, o ‘We Connect Fleet’, com ‘diário de bordo’ digital que agrega rotas, consumos e gestão de manutenção para redução de custos operacionais.

Passat GTE com autonomia reforçada

No capítulo dos motores, o Passat GTE será um dos pontos fortes da gama para 2019 e anos subsequentes, chegando ainda em 2019 com autonomia elétrica mais ampla, situando-se agora nos 55 quilómetros (cerca de 70 km no ciclo NEDC). Graças aos novos modos de funcionamento configurados, a energia necessária para a condução sem emissões em cidade pode manter-se em reserva de forma ainda mais seletiva. Como antes, combina bloco turbo a gasolina com motor elétrico para uma potência combinada de 218 CV, cumprindo já as normas Euro 6d previstas apenas para 2021.

Mas a eficiência reforçada abarca as outras motorizações. Por exemplo, o novo 2.0 TDI Eco de 150 CV assume ainda maior eficácia nas prestações e nos consumos, de acordo com a marca, emitindo menos 10 g/km do que o motor comparável de atual geração. A marca considera-o mesmo como um “pioneiro de uma nova geração de motores Diesel”. Vão existir também variantes a gasolina TSI de 150 CV, 190 CV e 272 CV e outras três versões turbodiesel, com 120 CV, 190 CV e 240 CV. Todos os motores equipam um filtro de partículas, seja a gasolina ou Diesel.

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