A Volkswagen renovou o Polo com nova identidade, mais tecnologia integrada e uma nova linha de equipamento R-Line, num conjunto que promete tornar este utilitário mais atual e apelativo aos jovens clientes da marca alemã. O Polo renovado chega ao mercado nacional em meados de 2021.

Para a Volkswagen, o Polo é um exemplo de sucesso, com 45 anos de existência, tornando-se num modelo icónico para a companhia de Wolfsburgo, tendo mais de 18 milhões de unidades vendidas até hoje a nível global. Na versão de 2021, o Polo apresenta equipamento reforçado em vários aspetos, novos padrões em termos de qualidade e de conectividade, trazendo ainda o nível de equipamento R-Line como novidade.

Marco Pavone, diretor de design exterior dos automóveis de passageiros da Volkswagen, evoca a proporcionalidade ideal do Polo, com extremidades curtas e boa distância entre eixos, com maior proximidade de imagem à do Golf de oitava geração. Há linhas esculturais no para-choques e jogo de tonalidades em termos de materiais, no caso do R-Line com elementos em preto brilhante. Atrás, farolins mais largos e divididos que oferecem uma maior sensação de largura, não sendo esquecida até uma linha de carácter observada no pilar C que evoca diretamente as linhas do Polo original.

O comprimento do Polo aumenta ligeiramente (para 4053 mm) mas não por ação do aumento da distância entre eixos (2564 mm), antes derivando de um aumento dos para-choques, sobretudo na dianteira, onde as normas de proteção aos peões obrigam a algumas alterações. Por dentro, as dimensões oferecidas não se alteraram. O Polo tem uma largura de 1751 mm e uma altura de 1446 mm. A bagageira mantém os 351 litros de capacidade.

Novidade é a adoção de tecnologia LED na iluminação dianteira e traseira, podendo receber opcionalmente a tecnologia de iluminação adaptativa IQ.Light Matrix LED.

No interior, há uma nova abordagem à qualidade dos materiais e foco redobrado nas áreas da conectividade e digitalização, dispondo de painel de instrumentos digital de série, seja com ecrã de 8.0 polegadas (Digital Cockpit) ou de 10.25 polegadas (Digital Cockpit Pro). Já o sistema de infoentretenimento diverge em formatos oferecidos, desde elemento com ecrã de 6.5” ao de 9.2” do mais completo Discover Pro.

Esse e o sistema imediatamente abaixo, o Discover Media (com ecrã de 8.0″), adotam tecnologia de última geração MIB3. Este dispõe de um cartão integrado eSIM com ligação aos serviços conectados We Connect. A compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto está igualmente garantida.

Tecnologicamente, o sistema IQ.Light Matrix LED surge como opcional e cria uma assinatura luminosa mais robusta em consonância com as luzes diurnas. As duas partes superiores das linhas LED nos faróis unem-se por uma outra linha superior na grelha do radiador.

Gama de motores a gasolina e GNC

A gama de motores está concentrada em quatro versões 1.0 a gasolina e uma a gás natural (GNC), todas elas com tração dianteira. De entrada, estará disponível o 1.0 MPI de 80 CV de potência e 93 Nm de binário, estando associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

As demais são todas sobrealimentadas, com o 1.0 TSI de 95 CV associado a caixa manual de cinco velocidades, estando também disponível com caixa automática DSG de sete velocidades. No topo, por enquanto, está a versão TSI de 110 CV e 200 Nm em versão associada apenas a uma caixa DSG de sete velocidades. Já a variante de gás natural tem uma potência de 90 CV e 160 Nm de binário máximo. Sendo mais ecológico, o GNC assume-se como um combustível no qual o Grupo Volkswagen tem depositado grande confiança para a redução das emissões.

Mais tecnologia e segurança

Nesta atualização de meio de ciclo, o Polo recebe um acréscimo de sistemas de segurança, como é o caso do pacote IQ.Drive Travel Assist, que pode assumir o controlo do acelerador, direção e travões do veículo em velocidades a partir dos zero km/h (com caixa DSG) ou 30 km/h (com caixa manual) até à velocidade máxima do Polo, embora o condutor permaneça sempre no controlo. Para consegui-lo, o sistema atua com base no cruise control adaptativo (ACC) e no Lane Assist (assistente de manutenção de faixa). O condutor deve manter sempre as suas mãos no volante, com o novo volante a detetar esse facto graças a superfícies sensíveis ao tato.

Já o sistema de cruise control adaptativo (ACC) funciona com recurso à caixa DSG e ao sistema de navegação, tendo em conta as informações do limite de velocidade local, sinais de entrada em cidade, cruzamentos ou rotundas. O sistema Lane Assist é oferecido de série. Dispõe ainda de novos airbags centrais que protegem os ocupantes dianteiros em caso de embates laterais.

Por fim, nota ainda para a versão GTI de 207 CV que será lançada posteriormente, posicionando-se esta como a topo de gama.

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