Na mais recente ronda de testes do EuroNCAP, o programa europeu de avaliação da segurança para automóveis novos, o Mazda CX-30 foi o modelo que mereceu o maior destaque, ao alcançar a melhor classificação na proteção de ocupantes adultos em todos os ensaios concluídos em 2018/2019. O modelo japonês conseguiu uma pontuação de 99% na proteção dos passageiros adultos, performance considerada como “quase perfeita” pelos responsáveis daquela entidade independente.

O crossover compacto, com que o fabricante japonês concorre no competitivo segmento de Nissan Qashqai & Cia., ainda se destacou com uma classificação de 86% na proteção para crianças, 80% na segurança dos utilizadores vulneráveis da estrada (peões/ciclistas) e 77% na avaliação aos sistemas de segurança e assistência à condução.

Tudo somado, classificação máxima de 5 estrelas para o modelo da Mazda e… uma mão-cheia de merecidos elogios.

“Ainda faltam alguns automóveis que serão avaliados em 2019, mas é pouco provável que possamos ver melhor neste parâmetro em questão”, afirmou Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP, sobre o resultado obtido nos parâmetros de proteção para passageiros. E não é para menos, já que o modelo japonês ultrapassou, inclusivamente, os máximos obtidos por Volvo V40 e Volvo XC60, as anteriores referências neste tipo de teste, com uma classificação de 98% na proteção para os ocupantes.

Matthew Avery, especialista da Tatchum Research, elogiou igualmente os resultados do modelo da marca de Hiroshima, afirmando que “existem poucos espaços mais seguros do que os bancos da frente do Mazda CX-30”.