A eletrificação dos automóveis pressupõe o final de um dos elementos mais característicos dos motores de combustão interna – o som. Se na maior parte dos casos, essa é uma circunstância ignorada, para os entusiastas dos desportivos e, mais concretamente, para os clientes de automóveis como os da BMW M, há um desafio subjacente: manter a emoção sonora noutra era.

Ao abrigo da filosofia BMW IconicSounds Electric, a marca alemão tem vindo a trabalhar na criação de uma sonoridade específica para os seus automóveis elétricos, com os futuros desportivos de gama M a contarem com uma ajuda de Hans Zimmer, compositor de muitas das bandas sonoras de filmes de sucesso em Hollywood.

a carregar vídeo

É dessa colaboração entre Zimmer e Renzo Vitale, Diretor Criativo de Sonoridades no Grupo BMW, que está a nascer a composição que os modelos desportivos da marca vão emitir quando não existirem motores de combustão para ‘puxar’. “Cada BMW tem o seu próprio carácter, que se reflete no som que faz. Assim, para os BMW M elétricos, desenvolvemos um som que acentua a sua experiência de condução emocional de forma particularmente viva e assegura que a sua performance poderá ser apreciada com ainda maior intensidade”, afirma Hans Zimmer, já laureado com Óscares da Academia de Hollywood pelo seu trabalho no ‘grande ecrã’.

Note-se que Zimmer já esteve envolvido anteriormente no desenvolvimento do som de arranque (‘ready-to-drive’) dos BMW elétricos quando o botão de arranque é pressionado. O mais recente capítulo desta colaboração resultou nos sons para os BMW iX e i4, incluindo já uma especificação distinta para a variante M deste último.

Um dos elementos a ser bastante cuidado é o da correlação entre a aceleração e a sonoridade, com o modo ‘Sport’ a ser aquele no qual esta circunstância é mais evidente. Já no modo ‘Eco Pro’ de eficiência máxima, o modelo volta a primar pelo silêncio total.

Renzo Vitale, da BMW, argumenta, em jeito de promessa arrojada, que “quando pressionarem o pedal de um carro M, subitamente, vão ficar com arrepios em todo o corpo”.
a carregar vídeo