Custou, mas foi. Depois de muitas imagens do desenvolvimento e de fugas de imagens ao longo dos últimos tempos (incluindo fotos de patentes), a nova geração do Z4 foi revelada pela BMW antes da sua apresentação oficial no início da semana do automóvel de Monterey, em Pebble Beach.
O Concurso de Elegância de Pebble Beach foi o escolhido pela marca germânica para a apresentação da nova geração do seu roadster Z4, que surgirá na sua versão M40i First Edition, denominação apropriadamente atribuída pelo facto de ser a versão de lançamento.
Para movimentá-lo, a BMW recorre a um motor de seis cilindros em linha com 340 CV, capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,6 segundos, demarcando-se ainda pela suspensão desportiva com amortecimento adaptativo com ajuste eletrónico, sistema de travagem M Sport e diferencial traseiro M Sport no eixo traseiro.
Tudo isso conjugado com uma distribuição de peso otimizada de 50:50 entre os dois eixos e centro de gravidade reduzido. Quanto a consumos e emissões, a marca aponta uma média de 7,1-7,4 l/100 km de consumo e de 162-168 g/km de emissões de CO2.
A edição especial conta ainda com alguns detalhes de equipamento específicos, como a pintura metalizada em laranja Frozen Orange, que se combina com o tejadilho de lona de acionamento elétrico em antracite com efeito prateado.
Em termos de estilo, o BMW Z4 M40i destaca-se pela evolução do visual da grelha dianteira, juntamente com os faróis verticalizados, com um capot alongado num traço que é usual dos roadsters e vias bastante largas. Na traseira, o foco está no spoiler distintivo aplicado sob a tampa da bagageira, ao passo que no interior volta a haver grande destaque para a desportividade, com o cockpit orientado para o condutor.
Ainda no habitáculo, o revestimento de eleição é o couro preto Vernasca com pespontos decorativos e bancos de ajuste elétrico com função de memória. O sistema de iluminação com função de matriz LED para os máximos e o sistema head-up display também estão presentes neste modelo, sendo uma estreia em roadsters da marca no caso deste último. A conectividade fica a cargo do BMW Live Cockpit Professional com base num ecrã tátil disposto no topo da consola central de forma bastante eficaz. O painel de instrumentos é igualmente digital, com diversas possibilidades de personalização.
O modelo agora revelado conta ainda com jantes de 19 polegadas com desenho de raios duplos e duas cores. Outras versões deste modelo irão surgir numa fase posterior, com a marca a agendar para dia 19 de setembro o anúncio de novidades neste capítulo. Em outubro, será levado até ao Salão de Paris para a sua estreia mundial.
Recorde-se que este novo roadster foi desenvolvido em parceria com a Toyota, num trabalho conjunto que visou o aproveitamento de sinergias: a marca nipónica irá ter a sua própria versão, fazendo retornar a denominação Supra.