Imagine ir até a um parque de estacionamento, sair do seu carro e enviá-lo para um espaço livre com apenas um toque no smartphone, não precisando de supervisão humana. Assim que deixamos o veículo no parque ele procura um lugar livre e estaciona de forma autónoma. Posteriormente, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma forma. Esta é a visão que será tornada realidade no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz em Estugarda, fruto de uma parceria tecnológica entre a Bosch e a Daimler.

O serviço automatizado está disponível através de uma app de smartphone e não requer qualquer supervisão. Isto faz com que seja a primeira função de estacionamento SAE de nível 4, sem condutor e totalmente automatizada do mundo a ser oficialmente aprovada para uso diário.

“Esta decisão das autoridades mostra que inovações como o estacionamento autónomo em parques é possível”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “A condução e o estacionamento autónomos são blocos de construção importantes para a mobilidade do futuro. O sistema de estacionamento autónomo mostra o quanto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento.”

Segurança como prioridade máxima

Desde o início que a principal prioridade da Bosch e da Daimler para o serviço de estacionamento sem condutor era a segurança. Como ainda não existe um processo de aprovação oficial para funções de condução autónoma que não exijam condutor, as autoridades locais – a autoridade administrativa regional de Estugarda e o Ministério de Transportes de Baden-Württemberg – supervisionaram o projeto juntamente com especialistas da autoridade certificadora alemã TÜV Rheinland. O objetivo era avaliar a segurança operacional da tecnologia autónoma e do próprio parque.

O resultado é um conceito abrangente de segurança com critérios apropriados de teste e aprovação que podem ser aplicados a outros projetos do género. Neste projeto, os responsáveis pelo seu desenvolvimento definiram como o veículo sem condutor deteta peões e outros carros e pára de forma segura quando encontra um obstáculo. Estes mesmos especialistas estabeleceram também normas de comunicação seguras entre todos os componentes do sistema e tomaram todas as medidas para garantir que a ativação do sistema é feita de forma completamente segura.

Para que funcione, este processo baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch, instalados no parque de estacionamento, monitorizam o corredor de condução e aquilo que está à sua volta e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no carro converte os comandos da infraestrutura em manobras de direção. Desta forma, os carros podem, inclusivamente, subir e descer rampas para se deslocarem entre os vários andares do parque. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo para imediatamente.

A Bosch e a Daimler começaram a desenvolver o sistema de estacionamento sem condutor e totalmente automatizado em 2015 e, no verão de 2017, o projeto piloto instalado no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, alcançou um marco importante: a possibilidade de estacionamento automatizado em condições reais, com e sem condutor foi apresentado pela primeira vez.

A obtenção da aprovação final das autoridades significa que as duas empresas poderão testar este serviço inovador de forma real e integrada no dia-a-dia do museu e sem supervisão de qualquer humano.

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