A Peugeot continua a expandir a sua gama de opções elétricas, anunciando a chegada do e-Rifter com uma autonomia de até 280 quilómetros e com diversas opções de configuração consoante as preferências dos clientes, indo ao encontro da ideologia da marca de oferecer diferentes possibilidades de escolha.

A vertente técnica do e-Rifter não surpreende, tratando-se do sistema motriz composto por um motor elétrico de 100 kW (136 CV) de potência e 260 Nm de binário máximo e pela bateria de iões de lítio de 50 kWh, num conjunto que está assente na plataforma EMP2 adaptável a diferentes tipos de energia. A sua velocidade máxima está limitada a 135 km/h, com a aceleração dos zero aos 100 km/h a cumprir-se em 11,2 segundos.

Aceita carregamento até 100 kW em tomadas DC, nas quais repõe 80% da carga em apenas 30 minutos. De série, surge com um carregador de bordo monofásico de 7.4 kW, dispondo de um opcional trifásico de 11 kW. Numa ‘wallbox’ de 7.4 kW, um carregamento completo leva cerca de sete horas e meia com o carregador integrado de série ou cerca de 5 horas quando instalado o carregador opcional trifásico de 11 kW. Numa tomada doméstica a espera chega às 31 horas.

Também já conhecido é o sistema de modos de condução, que oferece modos de eficiência e desportivo. No modo ‘Eco’, que aumenta a autonomia, a potência é limitada a 60 kW (180 Nm), o mesmo sucedendo com a climatização. No modo ‘Normal’, a potência é limitada aos 80 kW (220 Nm), sendo apontado pela Peugeot como o modo ideal para utilização quotidiana. Por fim, para potência total, o modo ‘Power’ oferece os 100 kW (260 Nm), permitindo o máximo de prestações. A regeneração da energia de travagem também oferece dois modos, havendo um mais intenso.

Devendo chegar aos concessionários no final do verão, o e-Rifter será proposto com dois comprimentos de carroçaria, Standard de 4,40 metros de comprimento e Longo de 4,75 metros, podendo ter uma capacidade de até sete lugares (disponível nas duas carroçarias) e capacidade de reboque de 750 kg. Essa é uma das suas maiores competências, podendo ajustar-se consoante as necessidades de versatilidade de cada momento. Com cinco lugares na versão Standard, por exemplo, a capacidade de carga é de 775 litros. A altura está sempre limitada a 1,90 metros, o que lhe permite o acesso à quase totalidade dos parques de estacionamento cobertos.

De resto, recorre ao sistema i-Cockpit de organização de comandos e ergonomia no interior, com um ecrã digital para a instrumentação e outro, tátil, de 8.0 polegadas para o sistema de infoentretenimento disposto no tablier. Nesse ecrã, os condutores podem aceder aos sistemas multimédia e informações de carregamento e de consumos do veículo, bem como configurar parâmetros de carregamento, algo que também pode ser feito a partir da aplicação de smartphone MyPeugeot. A conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto está assegurada.

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