A Peugeot anunciou que os seus novos automóveis, a partir já do novo E-3008, terão integrada a tecnologia ChatGPT que permitirá novos níveis de interação com o veículo. Além disso, a marca francesa anuncia ainda novos compromissos para com os clientes e para com a economia circular, focando-se também no seu papel como assistente das comunidades em desenvolvimento, nomeadamente, em termos educativos.

Aproveitando mais uma edição do Peugeot E-Lion Day, um evento agora anual em que são detalhadas algumas novidades da marca, Linda Jackson, CEO da Peugeot, aproveitou para revelar algumas adições ao conjunto de competências e tecnologias. O objetivo mantém-se: tornar-se na marca líder do mercado elétrico europeu até 2025.

Para tal, a Peugeot prepara o reforço da sua gama de modelos 100% elétricos, já de si ampla, preparando-se a chegada do E-3008, E-408 e E-5008 ainda este ano, com ofertas direcionadas tanto a clientes particulares como B2B.

O conceito ‘E-Lion’ da marca está no centro da estratégia da Peugeot para a construção da mobilidade sustentável do futuro, por intermédio de uma abordagem global que vai muito além da eletrificação dos veículos e que se baseia em cinco pilares que começam pela letra ‘E’ (embora em português, um dos termos não ‘funcione’ com a mesma letra).

O primeiro é ‘Ecossistema’ de produtos e serviços com base nas soluções da Stellantis, o segundo é a ‘Experiência’ no que diz respeito ao acompanhamento completo do trajeto do cliente, do início até ao fim, o terceiro é ‘Elétrico’, graças à sua gama 100% elétrica até ao final de 2024, o quarto é a ‘Eficiência’ e o último é ‘AmbiEntE’ (‘Environment’, em inglês), visando a sustentabilidade e o compromisso Carbon Net Zero até 2038.

“Com o projeto ‘E-Lion’, a Peugeot mobiliza todos os seus conhecimentos tecnológicos e toda a criatividade das suas equipas para proporcionar o acesso a uma mobilidade sustentável a todos os seus clientes. Enquanto líderes, queremos dar o exemplo. É uma tarefa incrivelmente gratificante”, afirmou Linda Jackson, CEO da marca francesa.

Gama ainda mais elétrica

A Peugeot irá propor uma gama com 12 modelos 100% elétricos, dos quais nove de passageiros, com os novos E-208, E-2008, E-308, E-308 SW, E-3008, E-408, E-5008, E-Rifter, E-Traveller, E-Partner, E-Expert e E-Boxer.

Através destes nove veículos de passageiros e três veículos comerciais ligeiros, a marca procura oferecer a mais ampla gama elétrica de entre todos os construtores generalistas europeus de automóveis, recordando que, em 2023, dominou o segmento B elétrico na Europa com o E-208 e o E-2008. Foi, também, líder de vendas de veículos comerciais ligeiros com emissões zero no continente europeu.

Para responder às necessidades dos clientes, a Peugeot compromete-se a oferecer autonomias elétricas ao melhor nível do mercado. Como exemplos, o novo E-3008 surgirá com uma autonomia até 700 quilómetros, enquanto o novo E-208 tem autonomia de até 566 quilómetros, em ambos os casos no caso da homologação City WLTP.

O recurso à ferramenta Free2Move Charge permite aos clientes Peugeot acederam a uma das maiores redes de carregamento da Europa, com mais de 600.000 pontos de carregamento, incluindo mais de 77.000 carregadores rápidos.

ChatGPT para responder a tudo

Uma das principais novidades foi mesmo a de integração do ChatGPT nos novos automóveis da marca a partir já de amanhã nalguns mercados (no qual não se inclui Portugal).

O novo E-3008 será um dos primeiros a receber esta funcionalidade, o que permitirá ao condutor comandar o veículo mantendo as mãos no volante para evitar distrações, mas que também permitirá responder a uma grande variedade de perguntas e comandos do condutor.

Integrado no sistema i-Cockpit, basta ativar o assistente de voz ‘Ok Peugeot’ para aceder ao ChatGPT. A inteligência artificial generativa tanto pode dar respostas a perguntas específicas, como referir quais os monumentos a visitar numa cidade, apresentá-los e levar os condutores até eles, num processo coordenado com o sistema de navegação, como ainda animar as viagens através da interação com os ocupantes do veículo, dando rédea solta à sua criatividade.

Nos momentos em que o veículo está a carregar, o ChatGPT pode, por exemplo, criar jogos (de estilo ‘quiz’) com temas criados pelo próprio utilizador.

O ChatGPT estará disponível em cinco mercados-piloto (França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Itália), antes de uma implementação mais alargada a partir do segundo semestre de 2024.

Novo programa de tranquilidade

Confiante na qualidade dos seus produtos, como foi declarado também na conferência por Linda Jackson, a Peugeot propõe aos clientes do novo E-3008 o ‘Peugeot Allure Care’, um programa que garante total tranquilidade pela cobertura do motor elétrico, do carregador, do grupo motopropulsor e dos principais componentes elétricos e mecânicos até oito anos ou 160.000 quilómetros. O programa contribui para acelerar a adoção da última geração de veículos elétricos, dando aos clientes a tranquilidade de que necessitam para fazer a transição.

Este programa, lançado nos principais mercados europeus, vem juntar-se à garantia específica oferecida pela Peugeot para todas as baterias dos seus veículos elétricos, também ela válida por um período de oito anos ou 160.000 quilómetros. Para efetivar este programa, os clientes necessitam de cumprir o programa de manutenção nos centros da marca, a cada dois anos ou 25.000 quilómetros, sendo uma forma de fidelizar os clientes aos serviços de após-venda.

“Acreditamos que o ‘Peugeot Allure Care’ irá acelerar a adesão à mais recente geração de veículos 100% elétricos, proporcionando aos clientes a tranquilidade de que necessitam para dar o salto. Esta cobertura excecionalmente ampla é a prova da confiança que temos na qualidade e fiabilidade dos nossos produtos”, referiu Phil York, Diretor de Marketing e Comunicação da Peugeot.

Protagonista da economia circular

A criação de um ecossistema completo baseado nas soluções Stellantis é outro pilar do projeto ‘E-Lion’, assentando a sua estratégia de atividade circular com base nos quatro ‘R’: Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar.

Entre os seus objetivos está o aumento da utilização de materiais mais sustentáveis, assegurando a sua reciclagem no final da sua vida útil. Por exemplo, 23% do novo E-3008 é composto de materiais reciclados, incluindo aço e polímeros.

Para assegurar a reciclagem dos veículos em fim de vida na Europa, a Stellantis criou a Sustainera Valorauto, joint-venture feita com a Galloo, líder europeu de reciclagem. A Sustainera Valorauto oferece aos clientes profissionais, bem como aos clientes particulares, uma solução completa que inclui a recolha e o desmantelamento de veículos, a sua recuperação, recondicionamento e comercialização de peças viáveis, sem esquecer a reciclagem de materiais.

Uma outra joint-venture, especificamente dedicada à reciclagem de baterias de automóveis elétricos na Europa e na América do Norte, nasceu do acordo entre a Stellantis e a Orano, líder mundial em reciclagem. Utilizará a inovadora tecnologia de baixo teor de carbono da Orano para recuperar uma elevada proporção de materiais das baterias de iões de lítio.

Ajudar a vida selvagem e incentivar a educação

Noutra nota alinhada com a sustentabilidade, a Peugeot anunciou também uma parceria para 2024 com a instituição de caridade britânica ‘Born Free’, que trabalha na proteção da vida selvagem e das áreas naturais, envolvendo, educando e formando comunidades locais no Quénia e em outros países do mundo, promovendo a coexistência com animais selvagens.

Ao mesmo tempo, decidiu colocar a educação no centro da sua estratégia de responsabilidade e concentrar o seu contributo em ações educativas concretas, que tenham impacto no ambiente. Uma primeira parceria foi estabelecida na primavera de 2023 com a associação científica e pedagógica ‘Under The Pole’, que tem como uma das suas missões sensibilizar as novas gerações para os grandes desafios da preservação dos oceanos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.