A Peugeot aproveitou a segunda prova do Mundial de Endurance (WEC), disputada no Algarve, para apresentar pela primeira vez o renovado 508 PSE em solo luso, assim como as novidades na gama 508.

O Peugeot 508 conta, desde 2018, com um design que rompeu totalmente com o seu antecessor, para colmatar a falta de procura das tradicionais berlinas. Agora, o Carro do Ano 2019 em Portugal e líder de segmento D das marcas generalistas renovou-se, com o seu lançamento a estar agendado para junho.

Atravessando um ótimo momento, a Peugeot mantém a posição de líder do mercado nacional, à qual chegou em 2021, graças a uma oferta de produto completa, adaptada tanto ao cliente particular como empresarial. E a liderança não se cinge apenas aos veículos de passageiros, já que a Peugeot também liderou nos veículos comerciais.

Neste contexto, a renovação do Peugeot 508 quer ajudar a continuar este percurso de sucesso da marca em Portugal, com a introdução de uma nova motorização, assim como uma renovação estética importante.

A dianteira conta com a nova imagem de marca, com uma grelha dianteira de maior destaque onde se situa o novo logótipo da marca do leão, estreado no Peugeot 308. A assinatura luminosa passa para as três garras, como aquelas encontradas na traseira, mas igualmente no 9X8 que percorria a pista enquanto víamos esta apresentação.

As jantes contam com novos desenhos, assim como surgem novas cores para revestir a carroçaria.

No interior, as diferenças podem ser encontradas na evolução do i-Cockpit, assim como no renovado sistema multimedia i-Connect Advanced, mais avançado. O comando da transmissão automática (a única disponível na gama 508) surge agora com um novo comando, mais minimalista.

Em termos mecânicos, a novidade surge na integração de um novo nível de potência de 180cv para o 508 e 508 SW Plug-in Hybrid, para além do de 225 CV que continua a estar disponível. O Diesel não foi esquecido, continuando igualmente presente com o 1.5 BlueHDi de 130 CV e transmissão EAT8.

Os elementos como a suspensão adaptativa, night vision e bancos elétricos com massagem continuam disponíveis em algumas versões, como opção. Com uma forte inspiração no mundo da competição, o Peugeot 508 e 508 SW PSE Plug-in Hybrid continua disponível como o modelo de produção da marca mais potente, com 360 CV e tração integral.

Esta variante passa mesmo pelos ateliers específicos com técnicos da Peugeot Sport que testam vários parâmetros para o tornar num Peugeot 508 de exceção, que conta com vários elementos de ligação ao solo revistos que lhe permitem uma boa dinâmica de condução, assim como prestações bastante respeitáveis, como é o caso do arranque dos 0 aos 100km/h em apenas 5,2 segundos, os 24,5s que necessita para percorrer 1000 metros desde parado ou os 250km/h que atinge de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

A gama continua simplificada, com três níveis de equipamento: Allure, GT e PSE. Em termos de preços, a gama arranca nos 45.000€ para o Peugeot 508 Allure 1.5 BlueHDi de 130cv, o novo Plug-in de 180cv inicia-se nos 52.015€, enquanto o PSE pede em troca 70.265€. A variante SW soma 1600€ ao preço pedido pelo Peugeot 508 Berlina.

A ofensiva para as empresas também é bastante forte, com uma oferta B2B de 48 meses/60.000km a impulsionar os PHEV, com uma renda de 499,90€ s/IVA para o 508 Allure Hybrid Plug-in de 180cv. O diesel de 130cv está disponível por 605€ s/IVA por mês.

Também o Peugeot 508 PSE é proposto às empresas com um preço abaixo dos 50.000€+ IVA.

A Peugeot quer consolidar a imagem da marca em Portugal, assim como continuar a liderar o segmento D generalista no nosso país, sem abrandar a estratégia de eletrificação assumida. As encomendas abrem já durante este mês de Abril, com as primeiras unidades a ser entregues aos clientes em junho.

Texto: Rodrigo Hernandez

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.