O Aston Martin Valkyrie, hipercarro que está a ser desenvolvido em parceria entre a marca britânica e a Red Bull Technologies, foi posto à prova pelos dois pilotos da Red Bull Racing na Fórmula 1, Max Verstappen e Alex Albon, com os dois recrutas a mostrarem-se impressionados com as capacidades daquele que será um dos carros de estrada mais extremos de sempre.

No total, foram três os exemplares do Valkyrie que foram ‘libertados’ no circuito de Silverstone, com Verstappen e Albon a partilharem a unidade de verificação (VP) que havia sido apresentada na edição do ano passado do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, também em Silverstone, e os pilotos da Aston Martin Racing no Mundial de Resistência (WEC), Darren Turner e Alex Lynn, a assumirem os comandos de mais duas unidades de testes, os VP2 e VP3.

No total, a marca adianta que serão produzidos oito protótipos de verificação para desenvolvimento, sendo submetidos a exigentes testes de validação de componentes específicos, com vista às primeiras entregas no final de 2020.

Verstappen, vencedor de oito grandes prémios de Fórmula 1, mostrou-se entusiasmado com as prestações e comportamento deste modelo extremo: “Claro que ainda está em fase de desenvolvimento, mas já se pode sentir o ritmo que, comparado com o de um carro normal é… bastante diferente! O Aston Martin Valkyrie e os seus níveis de carga aerodinâmica são incríveis e tem um aspeto super agressivo. Foi muito divertido”, adiantou o holandês.

a carregar vídeo

Opinião semelhante a de Albon, piloto que também tinha visto a primeira ‘volta’ do Valkyrie em Silverstone no ano passado e que agora pôde sentir as sensações deste modelo mais extremo: “Ter esta oportunidade para pilotar o Valkyrie foi incrivelmente excitante e a primeira coisa que me espantou foi o seu aspeto – parece incrível! Também se sente bastante como um carro de competição”, concretizando ainda que o hiperdesportivo “é ligeiro, sente-se acutilante. Claro que comparado com um carro de F1, perde-se a carga aerodinâmica pura, mas ainda sentimos a força G nas curvas e aproxima-se definitivamente muito mais a um carro de F1 do que um carro de estrada normal. É bastante especial”.

O piloto tailandês, que tal como Verstappen partilhou a sua opinião do Valkyrie ao piloto de desenvolvimento Chris Goodwin, confessou ainda que “tenho de deitar as minhas mãos a um”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.