No circuito espanhol juntaram-se um Ford F-150 Raptor, dois Fiesta ST (antigo e novo), um Focus RS, o novo Mustang GT e o Mustang GT350R e ambas as versões – de estrada e de competição – do Ford GT, para um confronto épico de uma volta em redor dos 5,345 km do circuito.
A sequência foi filmada em parceria com a Castrol Edge durante uma apertada janela apertada de quatro horas, durante a qual todos os oito pilotos da Ford Chip Ganassi Racing Team fizeram um intervalo de tempo para as filmagens que decorrerem em paralelo aos testes de pneus de pré-época com o Ford GT de competição.
Andy Priaulx, Harry Tincknell, Olivier Pla e Stefan Mücke do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC – World Endurance Championship), mais Dirk Müller, Joey Hand, Richard Westbrook e Ryan Briscoe, do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, assumiram, cada um deles, o volante de um modelo da Ford Performance, saindo para a pista em intervalos de tempo para culminarem numa acirrada batalha a oito nas curvas e recta final do circuito catalão.
Esta corrida contra o cronómetro foi a primeira – e, provavelmente, única – hipótese de saber se um Fiesta ST poderia bater-se com um Ford GT de corridas, vencedor de Le Mans.
Para Stefan Mücke, um dos pilotos, “conduzir o novo Mustang GT de estrada numa pista de corridas foi muito divertido”, acrescentando que “foi, também, precisa mesmo muita coragem para o fazer com um grupo de pilotos muito competitivos! Foi muito cerrado nas curvas finais já que todos queríamos ser os primeiros. Foi muito divertido e uma volta incrível!”O confronto foi filmado com recurso a três equipas de filmagens, um drone e 16 câmaras GoPro. A acção em cima do acontecimento foi captada usando um Ford Fiesta ST alvo de uma transformação especial para acomodar a tecnologia de filmagem em estrada, numa resolução 4K de ultra alta definição.
Quase todos eles – exceto dois – contavam com motores EcoBoost da Ford, desde o pequeno bloco de três cilindros e 1.5 litros EcoBoost do novo Fiesta ST ao 3.5 litros EcoBoost de duplo turbo presente no Raptor F-150, no Ford GT de estrada e no Ford GT de competição. Já o Mustang GT350R contava com um inconfundível V8 de 526 CV e o novo Mustang GT recorria ao icónico V8 de 5.0 litros.
Carros & Pilotos
Piloto | Modelo | Motor | Potência | Vel. máxima | 0 a 100 km/h |
Ryan Briscoe | F-150 Raptor | V6 3.5 EcoBoost | 450 cv (especificação EUA) | N/A | N/A |
Dirk Müller | Fiesta ST | 1.6 EcoBoost | 182 cv | 223 km/h | 6.9 seg |
Harry Tincknell | Novo Fiesta ST | 1.5 EcoBoost | 200 cv | N/A | 6.7 seg (antecipado) |
Richard Westbrook | Focus RS | 2.3 EcoBoost | 350 cv | 268 km/h | 4.7 seg |
Stefan Mücke | Novo Mustang GT | V8 5.0 | 450 cv (antecipados) | N/A | N/A |
Joey Hand | Mustang GT350R | V8 5.2 | 526 cv (especificação EUA) | N/A | N/A |
Olivier Pla | Ford GT (de estrada) |
V6 3.5 EcoBoost | 655 cv | 347 km/h | <3 seg |
Andy Priaulx | Ford GT (de corrida) |
V6 3.5 EcoBoost | N/A | N/A | N/A |
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