A polícia italiana tomou posse de um novo Lamborghini Urus Performante para utilização em missões especiais, como o transporte de órgãos e de plasma com carácter de urgência, mas também noutras ações relacionadas com o exercício da autoridade.

Este é o prolongamento de uma colaboração de sucesso entre a marca italiana e a ‘Polizia di Stato’ italiana, que data já desde 2004, indo este novo Urus Performante para a divisão de Polícia de Trânsito Italiana.

A entrada ao serviço irá decorrer em 2024, juntando-se ao Huracán LP610-4 para para serviços especiais, incluindo o transporte médico urgente de órgãos e plasma.

A cerimónia de entrega do veículo decorreu em Roma na Piazza del Viminale, em frente à sede do Ministério do Interior. Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, entregou as chaves ao Ministro do Interior, Matteo Piantedosi, na presença do Chefe da Polícia, Vittorio Pisani.

“É com grande orgulho que damos continuidade à nossa parceria de vinte anos com a Polícia Nacional Italiana”, comentou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Saber que os nossos automóveis são utilizados em funções públicas e, acima de tudo, em operações cruciais para salvar vidas humanas, é motivo de orgulho para mim e para toda a empresa. Este tipo de iniciativas, que nos trazem uma enorme satisfação, demonstram os nossos laços inatos e estreitos com Itália”.

Tecnicamente, não houve qualquer alteração ao Urus Performante, mantendo o motor V8 biturbo com 666 CV de potência e 850 Nm de binário entre as 2300 e as 4500 rpm, garantindo uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h. No entanto, outras áreas foram extensivamente trabalhadas pela marca italiana em cooperação com a polícia.

A pintura foi criada pela Lamborghini Centro Stile e combina a clássica cor azul da Polícia Nacional Italiana com o branco, com faixas tricolores nas soleiras e nos cintos de segurança. Os logótipos da polícia foram aplicados nas portas com recurso a película refletora e foi instalada uma barra de luz com luzes LED azuis de 360° no tejadilho, em conjunto com uma sirene elétrica de dois tons.

O cockpit foi personalizado com vários elementos indispensáveis para o serviço de segurança pública, incluindo uma caixa de armamento blindada, um ecrã de sinalização rebatível e um compartimento especial na bagageira para arrumar equipamento de serviço e um desfibrilhador para primeiros socorros. Existe ainda um frigorífico portátil para o transporte de órgãos, incluindo um ecrã e um dispositivo de registo de dados para a monitorização contínua da temperatura interna.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.