A Porsche apresentou, em Laguna Seca, nos Estados Unidos da América, uma versão muito mais exclusiva do 911 GT3, sendo criada para utilização em pista e sem as amarras limitativas de homologações para a via pública ou para a competição. Pensado para os entusiastas e colecionadores de automóveis desportivos, o 911 GT3 R rennsport terá produção limitada a apenas 77 unidades, cada uma delas com um custo superior a um milhão de euros.

Uma das características especiais desta edição bastante especial é a carroçaria com um design distinto, combinando a aparência de um automóvel de competição com elementos de design modernos. Ao mesmo tempo, remete para a história do fabricante de automóveis desportivos no mundo dos desportos motorizados, mas sem cair num visual retro. Os fatores de performance elementares do modelo GT3 original, como os níveis de resistência do ar e carga aerodinâmica, permanecem praticamente inalterados.

O 911 GT3 R rennsport vai ser apresentado publicamente durante o evento Rennsport Reunion 7, que decorrerá no circuito de Laguna Seca, nos Estados Unidos, naquele que é um dos maiores encontros mundiais de entusiastas da Porsche. São esperados mais de 80.000 visitantes durante os quatro dias do evento.

Esta edição limitada 911 GT3 R rennsport com 620 CV de potência, tem como base o novo 911 GT3 R da atual geração 992, beneficiando de liberdades que vão para além dos regulamentos dos desportos motorizados, mas com um formato emotivo desenhado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipa Style Porsche, que se inspiraram em modelos icónicos do passado.

“O 911 GT3 R rennsport será o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no quase de série 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport usa como base o atual 911 GT3 R da geração 992. Por baixo da pele em carbono extensivamente redesenhada está um veículo de competição puro”, sublinha Larson, que teve a seu cargo a direção de Projetos Especiais na Style Porsche durante 14 anos. Atualmente, é responsável, conjuntamente, com Thorsten Klein, pelos veículos individuais e únicos da Porsche Exclusive Manufaktur.

Transformação radical

De um modo geral, apenas o capot e o tejadilho foram mantidos do GT3 R de série. Todos os outros elementos da carroçaria foram alterados, otimizando elementos como a secção dianteira ao nível das entradas de refrigeração e as condutas de ar. Os designers também colocaram detalhes visuais na área das aletas laterais. Estas são agora envolvidas por uma carenagem lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos.

Para beneficiar a aerodinâmica, os espelhos retrovisores exteriores convencionais foram substituídos por uma opção digital, dispondo de um sistema composto por três câmaras integradas no revestimento exterior do veículo e por monitores no cockpit.

Já na traseira, as modificações traduzem-se num visual impactante, sobretudo graças à enorme asa traseira, num design que remete para o lendário Brumos Porsche 935/77 com que a marca triunfou nas 24 Horas de Le Mans de 1978 pelas mãos de Peter Gregg, Toine Hezemans e Rolf Stommelen.

Uma faixa de luz composta por tiras finas em LED, que agora incorporam o lettering Porsche iluminado, caracteriza a secção traseira mais larga, enquanto o para-choques logo abaixo é aberto, o que reduz não só o peso, mas também dá uma visão muito nítida dos componentes técnicos traseiros e, por consequência, também do sistema de escape com saídas duplas centrais.

As jantes da BBS no design exclusivo “racing” de 18 polegadas reforçam o apelo visual e reúnem todos os requisitos técnicos obrigatórios para uma jante de competição com aperto central. Aqui, foram pintadas na cor Prata Escura Metalizada. No âmbito das cores e temáticas de decoração, a Porsche oferece este novo veículo de colecionador com a carroçaria pintada em Cinzento Ágata Metalizado e com carroçaria em carbono puro. Contudo, o 911 estará disponível, pela primeira vez, em sete cores onde se incluem, por exemplo, a Ruby Star e a Signal Orange. Para além disso, também estão disponíveis três designs exclusivos que possibilitam uma maior personalização.

Interior ‘racing’

O design extremo do 911 GT3 R rennsport também se reflete no interior modificado. Os monitores das duas câmaras instaladas nos guarda-lamas enquadram-se harmoniosamente no interior. Os gráficos especiais do ecrã central e o número da edição limitada no painel de instrumentos receberam as formas do veículo de competição, enquanto a iluminação ambiente do interior, ajustável em termos de cor, adota o tema dos faróis principais.

De acordo com a Porsche, todos os equipamentos de segurança cumprem as normas da FIA. O design rígido da célula de segurança apenas permite a instalação do banco do condutor, pelo que o rennsport é, assim, tecnicamente, um monolugar.

Motor de competição ainda mais potente

O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual veículo de competição GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, este modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação de competição ou das restrições importas pelo “Balance of Performance” (BoP). Desta forma, tira partido de vários refinamentos técnicos, além de dispor de mais potência e de peso reduzido. Isto resulta, segundo a Porsche, naquela que é, “provavelmente, a melhor ‘track tool’ que a Porsche alguma vez disponibilizou como peça de coleção”.

O motor boxer de 4.2 litros e seis cilindros do 911 GT3 R beneficia da remoção das restrições impostas pelos regulamentos e atinge um pico de potência de 620 CV, ou seja, uma potência de até 148 CV por litro de cilindrada – muito provavelmente um recorde para um motor atmosférico de um veículo de competição GT. Recorde-se que a unidade original desenvolve até 565 CV no 911 GT3 R, mediante a classificação do BoP. O motor com refrigeração a água de quatro válvulas com injeção direta de combustível foi concebido para também utilizar combustíveis E25. Estes incluem combustíveis de bio-etanol e o chamado reFuel, bem como os e-fuels produzidos de forma regenerativa, que tornam possível um funcionamento quase neutro em termos de emissões de carbono.

Com a menor tendência para a detonação, estão a abrir caminho para ângulos de ignição mais avançados e a uma maior compressão nas seis câmaras de combustão. Os pistões e as árvores de cames desenvolvidos em específico para o motor do GT3 R rennsport, proporcionam um maior desempenho, especialmente quando é utilizado combustível E25. No entanto, o motor também permite a utilização de combustíveis convencionais.

A transmissão de potência às rodas traseiras, incluindo a transmissão sequencial de seis velocidades de engrenagem constante, é proveniente do 911 GT3 R, mas com pequenas alterações. As mudanças de velocidades são efetuadas através de patilhas no volante que controlam um atuador de mudanças eletrónico. A relação da quarta, quinta e sexta velocidades corresponde à configuração do veículo de competição GT3 para Daytona. Em sexta velocidade, com o motor às 9000 rpm, esta edição limitada atinge uma velocidade máxima cerca de 20 km/h mais elevada, comparativamente com a relação mais curta do GT3 R homologada pela FIA.

Na versão sem silenciador, o sistema de escape de competição com saídas duplas centrais oferece um som extremamente emotivo. Duas versões mais silenciosas, equipadas com silenciadores e catalisadores, estão disponíveis para circuitos onde existem restrições de ruído.

O chassis também é semelhante ao do veículo que corre em GT3. No eixo dianteiro continua a ser utilizada a suspensão de triângulos duplos de última geração, enquanto no eixo traseiro é utilizado uma suspensão multibraços. Os amortecedores de competição da KW, ajustáveis em cinco vias, têm uma função de blow-off. A Porsche Motorsport fornece o 911 GT3 R rennsport com uma configuração básica específica, mas podem ser efetuados ajustes adicionais à suspensão através da utilização de shims para ajustes minuciosos sem a necessidade de medições demoradas da suspensão.

Outro argumento único do veículo são os pneus de competição oferecidos pela Michelin exclusivamente para os clientes do GT3 R rennsport. Estes pneus beneficiam de uma nova construção associada a um novo piso, o que dá origem a um melhor aquecimento e condução em comparação com o Michelin Pilot Sport M S9 (S9M).

O sistema de travões de competição monobloco em alumínio da AP recebe pastilhas de travão com placas de apoio em titânio. Reduzem as massas não suspensas em cerca de um quilograma. O novo depósito de segurança FT3.5 com capacidade para até 117 litros é também uma característica de poupança de peso, ao ser um quilograma mais leve do que a versão interior e, no futuro, também pode ser utilizado no 911 GT3 R para eventos de competição. Para além disso, a eliminação do sistema de ar condicionado também permite uma poupança de peso. A ventilação do condutor é assegurada pelo conceito de refrigeração do banco do 911 GT3 R.

De um modo geral, os criadores têm como objetivo atingir um peso em ordem de marcha de 1240 kg para o 911 GT3 R rennsport. Isto equivale a uma relação peso/potência de 2,0 kg/CV.

A Porsche Motorsport disponibiliza esta edição limitada do 911 GT3 R rennsport por um preço de 951.000 euros, a que acrescem os valores do IVA e opções específicas do país, estando disponível no site http://motorsport-community.porsche.com/GT3Rrennsport.

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