Aproximando-se do seu sexagésimo aniversário, o Porsche 911 já foi levado ao extremo em diversas ocasiões, mas esta nova etapa colocará o icónico desportivo da marca em locais muito pouco recomendáveis para um automóvel comum ou sem o nível de preparação técnica adequada.
A ‘expedição’ é levada a cabo por uma equipa liderada pelo piloto e aventureiro Romain Dumas, que irá assim a alguns dos pontos mais extremos do planeta para verificar a resistência dos 911, começando logo por um dos locais mais duros para o arranque da aventura, as encostas íngremes do maior vulcão do mundo, o Ojos del Salado, no Chile.
De acordo com a marca alemã, o primeiro teste da equipa e dos carros já teve lugar, com o Porsche 911 a ser um dos raros automóveis a conseguir atingir os 6007 metros de altitude, com Dumas ao volante. O 911 conseguiu cumprir a sua ‘missão’ em temperaturas a rondar os 30 graus negativos, mas também com ar extremamente rarefeito em comparação com o disponível ao nível do mar. O teste deixou a equipa bastante satisfeita.
“Este foi um momento verdadeiramente especial e memorável num local que é simultaneamente belo e brutal – penso que as únicas máquinas mais altas do que nós hoje foram os aviões!”, referiu o piloto Romain Dumas, cuja experiência nas pistas é vastíssima. “Para a equipa e para o carro tratou-se, sobretudo, de aprendizagem e logo desde o início o carro foi resistente e ágil. Fomos exigentes connosco próprios e extraímos tudo do carro no seu primeiro teste, mas sentiu-se ‘em casa’”, acrescentou ainda o francês, que admitiu apenas ter parado porque, “a certo ponto, as paredes de gelo e neve fizeram com que não pudéssemos avançar mais”.
Na base de cada unidade está um 911 Carrera 4S (992) com um motor boxer de seis cilindros de 443 CV, associado à caixa manual de sete velocidades, sendo ambas totalmente de série, embora a caixa tenha recebido uma alteração nas relações para oferecer maior binário a baixas rotações e funcionar melhor com pneus de muito maior dimensão do que os de série. Com uma construção de baixo peso e curta distância entre eixos, o 911 foi preparado pela Romain Dumas Motorsport, cuja criatividade preparou este modelo para as condições mais extremas em termos de carroçaria e chassis.
Assim, ambos os carros foram equipados com jaulas de segurança, bancos em fibra de carbono e cintos necessários para cumprirem estas aventuras. Depois, as mexidas maiores verificaram-se nas ligações ao solo, com a adoção de eixos em portal, um esquema tradicional dos veículos mais conceituados de todo-o-terreno, dando maior altura ao solo – neste caso, um total de 350 mm. A zona inferior dos veículos foi ainda equipada com uma proteção da Aramid extremamente resistente a impactos para assim proteger os elementos mecânicos sobre rochas e elementos mais duros.
A marca instalou ainda um dispositivo denominado Porsche Warp-Connecter, originalmente concebido para o automobilismo, que providencia uma ligação mecânica entre as quatro rodas para permitir assim uma distribuição constante de carga entre as rodas quando o chassis está em articulação extrema, o que tem o condão de melhorar a motricidade em condições mais extremas. Há ainda diferenciais de bloqueio manual, direção de controlo eletrónico (steer-by-wire) e um gancho na dianteira.
A carroçaria foi ligeiramente retocada para permitir os pneus maiores e o sistema de refrigeração também foi transferido para uma zona superior para assim limitar a possibilidade de danos. Cada um dos 911 conta com uma decoração distinta, um deles com as cores do 963 LMDh que vai ser estreado oficialmente no Mundial de Endurance em 2023 e outro com as cores inspiradas na história do 911 numa criação da equipa de Weissach.
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