Porsche 935: Um tributo ao ‘Moby Dick’ por mais de 700 mil euros

28/09/2018

Uma homenagem evidente a um passado glorioso: desvendado no circuito de Laguna Seca, na Califórnia, o Porsche 935 reinterpreta o conceito do lendário 935/78 que também ficou conhecido entre os adeptos como ‘Moby Dick’. A sua produção está limitada a apenas 77 exemplares e a motorização assenta numa unidade boxer de seis cilindros com 700 CV de potência.

Desenvolvido ao abrigo do conceito ‘Clubsport’, ou seja, de carros criados com o foco na pista em eventos de pilotagem, o novo 935 apresenta enorme liberdade criativa em termos técnicos e visuais, tendo por base o 911 GT2 RS.

Como no seu histórico predecessor, a maior parte da carroçaria foi substituída ou complementada por elementos compósitos em fibra de carbono (CDFRP). Com traseira alongada e simplificada, o 935 chega a um comprimento de 4,87 metros, sobressaindo precisamente pela imponência dos apêndices aerodinâmicos. A largura deste exclusivo automóvel de competição alcança os 2,03 metros.

As distintas grelhas de ar nas carenagens dianteiras, as quais podem também ser vistas no Porsche 911 GT3 R, personalizado para clientes, aumentam a força descendente no eixo dianteiro. Medindo 1.909 milímetros em largura por 400 milímetros de profundidade, a asa traseira empresta equilíbrio dinâmico. Outros detalhes que remetem diretamente para o legado de competição da marca são as jantes cobertas ou as luzes traseiras LED nas extremidades da asa traseira adotadas do automóvel de competição 919 Hybrid LMP1.

Os espelhos retrovisores exteriores saúdam o atual vencedor de Le Mans, o 911 RSR, com saídas de escape em titânio expostas e inspiradas no Porsche 908 de 1968.

Estas referências são levadas para o habitáculo. O punho da alavanca da caixa de velocidades tem um design em madeira laminada e é reminiscente de automóveis de competição como o 917, o 909 Bergspyder e o superdesportivo Carrera GT. O volante em fibra de carbono e ecrã a cores por detrás do mesmo foram retirados do 911 GT3 R de 2019.

Uma impressionante célula de segurança combinada com bacquets de competição e cintos de segu-rança de seis pontos garante a máxima segurança. Um segundo banco para o passageiro está disponível como opcional.

O novo 935 é alimentado por um moderno motor seis cilindros, biturbo, com 3.8 litros de capa-cidade, idêntico ao de série no 911 GT2 RS. A potência é transmitida à traseira por intermédio de uma caixa Porsche PDK de sete velocidades com apoios rígidos no eixo traseiro.

As maxilas de travão, de competição, com seis êmbolos, no eixo dianteiro, em combinação com discos em aço, com 390 milímetros de diâmetro, internamente ventilados e ranhurados oferecem maior performance em travagem, enquanto o eixo traseiro está equipado com maxilas de quatro êmbolos e discos de 355 milímetros. O peso desta edição está contido em 1380 kg.

a carregar vídeo

“Este espetacular automóvel é um presente de aniversário da Porsche Motorsport para os fãs espalhados pelo mundo”, refere Frank-Steffen Walliser, Vice-Presidente do departamento de Motorsport e automóveis GT, acrescentando que “como o automóvel não está homologado, os engenheiros e os designers não tiveram de seguir as regras habituais e tiveram liberdade no desenvolvimento”.

Tal como o 911 GT2 RS, o 935 está equipado com o PSM (Porsche Stability Management) incluindo controlo de tração, assim como ABS. Estes sistemas de assistência podem ser ajustados separadamente ou desligados completamente, dependendo da situação.

Para garantir a sua exclusividade, o Porshe 935 destas imagens tem um custo de 701.948€ na Alemanha, a que acrescem ainda os impostos. Os clientes irão receber os seus automóveis a partir de junho de 2019, em eventos exclusivos de entrega.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.