A Porsche Motorsport celebra o 25º aniversário da Manthey-Racing GmbH com uma edição bastante especial, limitada a apenas 30 unidades e pensada apenas para utilização em pista – o 911 GT2 RS Clubsport 25.

Desenvolvido pela Porsche e pela Manthey para utilização em circuitos, este Porsche tem por base o 911 GT2 RS Clubsport, equipado com motor ‘boxer’ de seis cilindros com 3.8 litros de cilindrada e 700 CV de potência. A potência é transferida às rodas traseiras por intermédio de uma caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (PDK). Muitos dos componentes deste modelo especial são derivados especificamente da competição, não só do passado, mas também para o futuro, como adianta a Porsche.

A inspiração para o 911 GT2 RS Clubsport 25 deriva do 911 GT3 R da Manthey, que os entusiastas de Nürburgring apelidaram carinhosamente por ‘Grello’ devido à sua decoração verde e amarela. Grant Larson, do Centro de Estilo da Porsche, aplicou depois os retoques estéticos finais para este Clubsport 25, sendo ele o autor de outras ‘obras’ como o 911 RSR, o 911 GT3 R e o 935 moderno.

“O design do 911 GT2 RS Clubsport 25 expressa a colaboração de longa data entre a Porsche Motorsport e a Manthey. Mistura as respetivas forças de cada parceiro num único carro de corrida e, ao mesmo tempo, faz a ponte entre as gerações 991 e 992 do 911”. A Manthey contribuiu com o conceito base e com as ideias técnicas, com a Porsche a providenciar o estilo final. Utilizámos o esquema de cores característico do ‘Grello’ da Manthey para salientar especificamente algumas áreas funcionais do veículo”, refere Larson.

O conceito de radiador central é um dos que se destaca neste modelo, assemelhando-se ao do 911 GT3 R e com diversas vantagens, nomeadamente ao nível da eficiência de refrigeração a altas velocidades e na proteção contra impactos. Conta ainda com um spoiler inferior dianteiro redesenhado com uma secção central criada para assegurar um fluxo aerodinâmico otimizado. O fundo do veículo é completamente fechado igualmente para tornar o efeito aerodinâmico mais completo. A cobertura dianteira em carbono foi igualmente redesenhada, com duas saídas de ar separadas por uma divisória central, canalizado o ar quente para a asa traseira. Uma entrada de ar NACA junto ao emblema da Porsche encarrega-se de fornecer ar para o cockpit.

A iluminação dianteira tem como característica interessante as quatro tiras de LED que são inspiradas no 911 RSR vitorioso de Le Mans, tendo sido trabalhadas neste modelo especial para uma melhor eficiência de iluminação da pista durante a noite.

Graças ao novo conceito de refrigeração, os radiadores junto às rodas puderam ser dispensados, melhorando assim o fluxo de ar para os travões dianteiros, que mantêm a sua temperatura perfeita por mais tempo. Como no 935 moderno, as amplas cavas das rodas permitem a criação de amplas saídas de ar verticais após as rodas.

A suspensão conta com componentes essenciais do 935 moderno, incluindo as jantes de 18 polegadas com fixação central e maior largura de vias. Também os sistemas eletrónicos de controlo e os elementos da direção espelham aqueles do 935 moderno.

De forma igual, a traseira recebeu modificações bastante extensas. A asa traseira apresenta novos planos laterais e braços de suporte curvos para um fluxo de ar ininterrupto. Novas saídas de ventilação na tampa traseira abaixo do óculo traseiro permitem extrair o ar quente do compartimento do motor, enquanto o difusor central também foi otimizado, com as saídas de escape a assumirem-se como um ponto visual significativo.

O interior foi adotado diretamente do 911 GT2 RS Clubsport, incluindo a jaula de segurança, estando de acordo com os requisitos da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Um logótipo marca a especificidade desta versão especial, criada em parceria entre a Porsche Motorsport e a Manthey, que estará disponível por um preço de 525 mil euros (a que acrescem os impostos de cada país). As entregas irão começar em janeiro de 2022.

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