Alargando a sua gama SUV, a Porsche acaba de revelar o mais poderoso Macan S, que recorre a um motor V6 turbo com 354 CV de potência para prestações mais elevadas.

Este novo motor V6 turbo com três litros de capacidade e filtro de partículas de gasolina destaca-se pela combinação de elevada potência com a vertente da eficiência. Disponibiliza 354 CV e um binário máximo de 480 Nm, o que representa um aumento de 14 CV e 20 Nm comparativamente

ao modelo anterior.

Quando equipado com o opcional Pacote Sport Chrono, o novo Macan S acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos, com um ligeiríssimo ganho de 0,1 segundos nesse exercício comparativamente com o seu antecessor. Já a velocidade máxima é de 254 km/h. Quanto aos consumos, o novo Porsche Macan S apresenta uma média NEDC-correlacionada de 8,9 l/100 km.

O novo motor de 3.0 litors recorre a uma configuração de turbo central, com o turbocompressor twin-scroll colocado no centro do V. Com esta solução, obtêm-se percursos mais reduzidos entre a câmara de combustão e o compressor, o que, segundo a Porsche permite obter “uma resposta excecional e imediata”.

Com a tecnologia twin-scroll, os gases de escape alimentam continuamente a turbina em fluxos separados, reduzindo significativamente qualquer desvantagem do ciclo de enchimento. A geometria da câmara de combustão com um injetor central promove uma eficiente mistura de combustível. Apesar do aumento da potência específica por litro, de 113 para 118 CV, há uma redução das emissões, para um valor de 204 g/km de CO2.

Chassis com afinação desportiva

O chassis do Macan integra pneus com diferentes medidas entre os eixos e sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) otimizado. No eixo dianteiro, os suportes das molas em alumínio substituem os anteriores componentes em aço e até o design das novas jantes de liga leve ajuda no dinamismo, oferecendo maior rigidez e redução do peso não suspenso, tornando a direção do Macan mais precisa e melhorando o conforto. A nova afinação das barras estabilizadoras garante também um comportamento mais neutro.

Outra novidade é o sistema de travagem: o pedal em questão pesa cerca de 300 gramas menos do que a anterior peça em aço e atua no cilindro principal via um braço mais curto. Isto resulta numa resposta mais imediata, garante a marca, ajudando a conferir uma sensação de condução mais desportiva.

O sistema de controlo ativo do amortecimento, Porsche Active Suspension Management (PASM), mantém-se, ajustando a suspensão (pneumática) recorrendo a pistões otimizados e novos amortecedores hidráulicos. Tanto esse como o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) estão opcionalmente disponíveis para otimizar o comportamento dinâmico.

Os discos de travão dianteiros estão agora maiores, com o diâmetro a crescer 10 milímetros até aos 360 milímetros, e a espessura do disco a aumentar 2 milímetros até aos 36 milímetros. As novas pastilhas de travão estão isentas de cobre. O Macan S pode também ser equipado com os opcionais Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

Este modelo tira ainda partido de todas as inovações da última geração Macan, como a faixa de luzes LED na traseira e o novo, e totalmente conectado, Porsche Communication Management com ecrã tátil de 10.9”, com navegação online e informação de trânsito em tempo real através do “Here Cloud”, ligação para telemóvel, duas interfaces áudio e controlo inteligente por voz. Outras funcionalidades incluídas de série são o Porsche Connect Plus (com modulo de telefone LTE e leitor de cartões SIM), Wi-Fi hotspot e um conjunto de novos serviços Porsche Connect.

Os faróis são em LED, de série, e o opcional sistema Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) pode ser utilizado para controlar a distribuição de luz de forma adaptativa. O opcional volante desportivo GT, o qual aparece no 911, eleva o design desportivo do Macan S. O seletor de modos integrado no volante – incluindo o botão Sport Response – é parte do opcional Pacote Sport Chrono. Para maior conforto e conveniência, é possível incluir opcionalmente o novo Assistente de Tráfego, o para-brisas aquecido e o ionizador, o qual, em conjunto com filtro de finas partículas de ar oferecido de série, melhora a qualidade do ar no habitáculo.

O novo Macan S já está disponível para encomenda em Portugal, com o preço a começar nos 89.612€, com os impostos em vigor à presente data.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.