A poucos meses do seu lançamento, o novo Panamera está a concluir os últimos testes de condução na região de Barcelona, com os engenheiros da Porsche a verificarem os últimos detalhes da nova geração do modelo. O foco principal destes testes é a unidade motriz, que inclui uma evolução da caixa de velocidades PDK de dupla embraiaghem (Porsche Doppelkupplung), e o recém-desenvolvido chassis com controlo ativo do amortecimento.
A berlina desportiva de quatro portas já completou a grande maioria dos procedimentos dos testes, que decorreram em quatro continentes. Nos Estados Unidos, foi verificado o desempenho da transmissão a grandes altitudes e com baixos níveis de oxigénio, bem como o desempenho do sistema de refrigeração do motor e do ar condicionado em condições de calor extremo. Passando para a Escandinávia, o Panamera foi submetido a temperaturas muito baixas. Na África do Sul, dominou condições de estrada difíceis e, na Ásia, a elevada humidade e as horas de trânsito das megacidades.
“Testamos intensivamente cada automóvel novo para satisfazer as nossas exigências e, claro, as dos nossos clientes em todo o mundo”, afirma Marcel Hönemann, responsável de desenvolvimento do novo modelo. “O padrão que estabelecemos passa sempre pelos objetivos de desenvolvimento definidos nas especificações. O novo Panamera tem de se destacar aqui e agora, em particular em termos de performance, conforto e acústica”, acrescenta.
Quatro variantes E-Hybrid
A nova geração do Panamera terá uma gama de motores completamente atualizada com destaque para as motorizações sustentáveis e eficientes, acrescentando-se agora uma quarta variante híbrida plug-in, naquela que é “uma resposta à enorme procura dos nossos clientes. Em alguns países, a proporção de Panamera E-Hybrid é de quase 100%. A nova variante será de alta performance que encaixa na perfeição na versátil gama”, conforme indica Thomas Friemuth, Diretor da Linha de Produto do Panamera.“Estamos a aumentar o desempenho elétrico do Panamera em todos os modelos EHybrid no que diz respeito à dinâmica de condução e aos importantes tópicos de autonomia elétrica e velocidade de carregamento. Durante os nossos testes, conduzimos em modo elétrico até 70% mais longe comparativamente com o antecessor”, adianta ainda.
A base de todos os modelos E-Hybrid do novo Panamera é o novo e mais potente motor elétrico, agora integrado na nova transmissão, com valores de desempenho de transmissão e recuperação mais elevados do que o seu antecessor, com um peso inferior. A energia é fornecida por uma bateria de alta tensão com uma capacidade significativamente superior de 25.9 kWh. Já um carregador de bordo com uma potência de até 11 kW reduz o tempo de carga, apesar do aumento de energia.
De acordo com a marca, as revisões fundamentais realizadas aos motores de combustão permitem uma maior eficiência e desempenho, estando preparados para as futuras normas de emissões.
Suspensão pneumática inovadora
“Com o novo chassis ativo, estabelecemos novos padrões. Pudemos sentir isso mesmo em cada metro dos nossos test drives – muito confortável nos paralelepípedos dos portos de Barcelona e bastante dinâmico e ágil nas estradas rurais sinuosas dos arredores. Uma gama incomparavelmente alargada”, afirma Thomas Friemuth.
De série, a berlina estará equipada com um chassis semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas, que podem regular as fases de compressão e recuperação de forma independente. Desta forma, também no novo chassis de série a diferença entre uma afinação confortável e uma afinação de alta performance do chassis é significativamente alargada.
A Porsche vai apresentar a terceira geração do modelo desportivo de quatro portas no Icons of Porsche Festival, no Dubai, no dia 24 de novembro de 2023.
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