As variantes 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid cimentam a estratégia E-Performance da marca alemã, que responde ao forte interesse em vários mercados por motorizações híbridas eficientes e dinâmicas, aliando o melhor de dois mundos – a economia em modo elétrico e as prestações nos modos mais desportivos.
O Panamera 4 E-Hybrid conta com o renovado motor V6 de 2.9 litros biturbo a gasolina de 304 CV aliado a um também novo motor elétrico de 140 kW/190 CV (450 Nm de binário) para uma potência combinada de 470 CV e 650 Nm de binário máximo. Esta versão consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 280 km/h. A autonomia elétrica do Panamera 4 E-Hybrid aumenta para até 96 quilómetros em ciclo urbano WLTP.
No caso do Panamera 4S E-Hybrid há um maior foco na dinâmica de condução, bem como uma entrega sustentada de potência numa gama superior de rotações. O motor seis cilindros biturbo de 2.9 litros tem potência aumentada para 353 CV, combinado com o mesmo motor elétrico de 140 kW/190 CV. A potência combinada é de 544 CV e o binário máximo é de 750 Nm. Com estes valores, o Panamera 4S E-Hybrid acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h.
Em comparação com a geração anterior, todos os modelos Panamera E-Hybrid oferecem um incremento da autonomia elétrica, carregamentos mais rápidos e melhoria generalizada da condução em praticamente todos os capítulos. Com 25.9 kWh (capacidade bruta), a nova bateria oferece cerca de 45% mais capacidade num espaço semelhante. Em simultâneo, o novo carregador de 11 kW (AC) reduz o tempo de carregamento para 2 horas e 39 minutos.
O novo motor elétrico de 190 CV e 450 Nm de binário oferece um incremento significativo de potência face ao antecessor e encontra-se integrado na transmissão de forma eficiente e otimizada em termos de peso, beneficiando ainda de melhorias na circulação de arrefecimento do óleo da transmissão PDK. O design do rotor interno reduz a inércia em 50%, o que melhora a resposta ao acelerador. O motor elétrico também contribui para o aumento significativo da autonomia elétrica dos modelos Panamera E-Hybrid ao permitir uma recuperação de energia de até 88 kW.Modos de condução E-Hybrid otimizados
Os quatro modos de condução específicos E-Hybrid, bem como os modos ‘Sport’ e ‘Sport Plus’ melhorados, otimizam ainda mais a eficiência dos modelos híbridos plug-in. Estas versões arrancam sempre em modo E-Power, ou seja, 100% elétrico, mas, quando o nível da bateria fica abaixo de um determinado valor mínimo, o sistema muda automaticamente para o modo ‘Hybrid Auto’, que adapta a estratégia consoante a situação de condução atual. Para além disso, com a orientação ativa do trajeto no modo Hybrid Auto, o funcionamento é ainda mais otimizado através do conhecimento do trajeto que se vai percorrer (o sistema utiliza dados do automóvel e de navegação para este propósito).
No modo ‘E-Hold’, o nível da bateria é preservado, enquanto o modo ‘E-Charge’ utiliza o motor de combustão para carregar a bateria até 80% fora da cidade e acima dos 55 km/h, enquanto o Panamera utiliza os benefícios da eficiência da condução híbrida em cidade. Nos modos ‘Sport’ e ‘Sport Plus’, a Porsche reduz o objetivo do nível da bateria para 20% e 30%, respetivamente (anteriormente 30% e 80%). Isto aumenta a eficiência sem sacrificar a performance.
Suspensão ativa como trunfo
Desta forma, a suspensão absorve quase por completo os movimentos da carroçaria causados pelas imperfeições da estrada e mantém o veículo sempre na horizontal durante uma condução mais dinâmica. Os amortecedores funcionam até 13 Hz, o que significa que podem ajustar a configuração até 13 vezes por segundo e, assim, reagir rapidamente à respetiva situação de condução e à estrada. A tecnologia também permite funções inovadoras como a sobrecompensação de movimentos de inclinação e rolamento, bem como a elevação da carroçaria ao entrar e sair do veículo.
Detalhes desportivos e equipamento de série melhorado
Todas as variantes do novo Panamera dispõem de faróis em LED Matrix de série e de uma entrada de ar na horizontal adicional na dianteira. Na traseira, a berlina desportiva destaca-se pelas luzes com um design contínuo e o óculo traseiro sem moldura. Os frisos das janelas em cor prata realçam a linha lateral do veículo.
O Panamera 4S E-Hybrid está equipado de série com pinças de travão de dez êmbolos no eixo dianteiro. Em alternativa, o conjunto de travões PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake) está disponível para esta versão em combinação com jantes de 21 polegadas. Os discos em compósito cerâmico têm 440 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 410 mm no eixo traseiro.
O equipamento de série do Panamera inclui ainda o ParkAssist e um compartimento para smartphones refrigerado e com carregamento sem fios de até 15W. Estão também disponíveis opções como o eixo traseiro direcional, o Remote ParkAssist, o Porsche InnoDrive incluindo manutenção ativa na faixa de rodagem, o ecrã para o passageiro e o sistema de qualidade do ar. A carroçaria Executive, com uma distância entre eixos mais longa, é oferecida em mercados específicos.
Ambas as versões já estão disponíveis para encomenda, com os preços do Panamera 4 E-Hybrid a começarem nos 133.019€ (144.757€ para a versão Executive) e os do Panamera 4S E-Hybrid a arrancarem 148.796€. As entregas na Europa têm início no segundo trimestre de 2024.
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