Preenchendo um nicho de mercado que ganha também protagonismo no mercado europeu, a Lexus apresentou em Genebra o seu novo RX em versão L, a qual se diferencia da que lhe serve de base por contar com sete lugares no seu interior. O aumento das dimensões vem acompanhado de uma melhoria na habitabilidade que se traduz em cotas apreciáveis para os passageiros.

Tendo em vista a oferta de mais espaço e versatilidade, a Lexus lança em julho no mercado nacional uma variante de sete lugares, denominado RX L, com três filas de bancos, sendo a terceira ajustável eletricamente (em proporção 40:20:40) para melhoria do conforto e da facilidade de utilização. Com efeito, para rebater ou levantar a derradeira fila de bancos – que se escondem no piso da bagageira, criando um espaço de carga totalmente plano – basta pressionar um botão na bagageira.

A Lexus aposta, assim, num reforço dos argumentos comerciais do seu RX L, sobretudo, tendo em conta que o RX tem sido o SUV de luxo mais vendido da marca em todo o mundo. A sua gama estará assente nas opções RX 450hL e RX 350L, a primeira com um sistema híbrido a que a marca passou a denominar ‘self-charging full hybrid’ e a segunda com um motor V6 a gasolina, embora este últio apebas se aplique ao mercado do leste europeu. Seguindo a tendência da moda, o híbrido será opção única na Europa Ocidental.

Mais comprido e mais espaçoso

Para albergar esta melhoria na habitabilidade, a Lexus aumentou o comprimento da carroçaria em 110 mm na secção traseira, concedendo ao vidro do portão traseiro um ângulo mais inclinado, procurando dessa forma conciliar uma sensação de maior amplitude com um formato dinâmico da carroçaria, sobretudo quando observado a partir de três quartos. O acesso à terceira fila pode ser feito facilmente depois de ser puxada uma alavanca que faz deslizar a segunda fila de bancos para a frente.

Lexus RX 450h L: Sistema Hybrid Drive com motor V6 3.5 associado a dois motores geradores elétricos e uma caixa de variação contínua de tipo planetária. Potência total de 313 CV. Tração integral com motor traseiro elétrico. Bateria de níquel-hidreto metálico (NiMH) de 37 kW.

Contrariamente a algumas propostas concorrentes, o esquema utilizado pela Lexus denota astúcia na engenharia, uma vez que a segunda fila de bancos é ligeiramente mais alta do que a terceira, assim criando espaço para que os dois ocupantes da última fila coloquem os pés sob os bancos à sua frente.

O revestimento em pele, de série, está disponível numa variedade de cores, enquanto o sistema de controlo de climatização de três zonas permite que os passageiros da terceira fila disponham de regulação e saídas de ventilação do ar condicionado específicas. Além da operação de rebatimento de bancos da terceira fila ter acionamento elétrico, também o portão traseiro é operado eletricamente (basta colocar uma mão perto do logótipo da Lexus para que o portão traseiro se abra).

No Lexus RX L de três filas de bancos, os airbags de cortina lateral cobrem essas mesmas três filas (num total de dez), sendo esse um dos novos atributos em matéria de segurança. Outro é a inclusão do Lexus Safety System+, de série na maioria dos mercados, incluindo Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS) e Deteção de Peões, Assistência à Manutenção na faixa de rodagem (LKA) com movimentos corretivos na direção, Sistema de Máximos Automáticos (AHB) e Cruise Control Adaptativo (sem restrição de velocidade).

Também estão disponíveis o Monitor de Ângulos Mortos (BSM) com Monitor de Visão Panorâmica (PVM), Sensor de Estacionamento Inteligente (IPS), Alerta de Tráfego Transversal Traseiro com função “brake” e Sistema de Máximos adaptativo (AHS).

O híbrido que importa

A Lexus confia a sua ‘sorte’, uma vez mais, ao sistema híbrido do RX 450h L com o sistema Lexus Hybrid Drive a combinar o motor a gasolina V6 de 3.5 litros e injeção D4-S com dois motores-geradores elétricos com elevado binário que, conjuntamente, produzem 313 CV de potência. A caixa é, uma vez mais, uma transmissão de variação contínua eletrónica de tipo planetário. Já a bateria do sistema híbrido é de níquel-hidreto metálico (Ni MH) de 37 kW. A tecnologia Smart Stop reduz automaticamente a potência do motor quando há aplicação simultânea do pedal do travão e do pedal do acelerador sob certas condições.

O sistema de tração integral (AWD) é exclusivo desta versão híbrida. Em vez de engrenagens de transferência e um eixo de transmissão para as rodas traseiras usados nas versões RX 350L AWD, aqui existe um motor elétrico independente montado no eixo traseiro que faz mover as respetivas rodas traseiras sempre que isso for necessário para ajudar a manter a tração ideal.

Em termos dinâmicos, a Lexus assegura um comportamento de suavidade e eficácia, com sistemas de suspensão dianteira tipo McPherson e traseira de duplos triângulos sobrepostos, contando ainda com Direção Elétrica e, no nível de equipamento Luxury, a Suspensão Variável Adaptativa (AVS), a qual ajusta a força de amortecimento de acordo com as condições da superfície da estrada. Monta jantes de liga leve de 20 polegadas com pneus 235/55 R20.

Por dentro, o RX foi concebido com detalhes de alto relevo, como as aplicações em madeira com elevado nível de acabamento que curva suavemente sobre a consola central em direção ao porta-luvas. Entre as alternativas de revestimentos interiores contam-se o bambu mate, nogueira, Shimamoku castanho escuro, Película 3D e madeira escura com corte a laser. Um Head-up Display (HUD) incorporado no desenho do painel de instrumentos pode projetar informações-chave no para-brisas para ajudar o condutor a manter o seu foco na estrada.

O nível de equipamento inclui, de série, um sistema áudio com 835 watts e 15 altifalantes Mark Levinson Premium Surround System, em conjunto com qualquer sistema de navegação. Também disponível, o ecrã multimédia de alta resolução divisível de 12.3 polegadas conta com um mapa de navegação no monitor completo ou pode facultar acesso simultâneo a comandos de áudio ou de clima e a vários outros sistemas. Esta opção inclui o simples de usar interface de toque remoto (tipo rato de computador).

O novo RX L chega a Portugal em junho de 2018, com um preço 3900 euros superior à versão de cinco lugares, levantando alguma expectativa para a marca em Portugal: tanto mais que o modelo tem já cinco encomendas.

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