A saída da Honda do Reino Unido, colocando um ponto final na produção de veículos da marca em Swindon, deixou no ar a incerteza relativamente ao local de construção dos Civic de cinco portas para o mercado global. Porém, de acordo com o site japonês Nikkei, a maior parte da produção irá ser transferida para o Japão.

Segundo aquele órgão de comunicação, o Civic será produzido na fábrica de Yorii, perto de Tóquio, já em 2021, dando assim continuidade àquele icónico modelo da Honda. Swindon era o centro de produção global do Civic de cinco portas (hatchback), mas o modelo será transferido para o Japão, tendo como objetivo aumentar a utilização daquela infraestrutura junto a Tóquio.

Além disso, também de acordo com o Nikkei, o Japão e o Reino Unido estão a trabalhar num acordo para reduzir as tarifas a pagar pela importação de modelos do Japão, devendo chegar mesmo a zero por cento em 2026.

Recorde-se que o Reino Unido deixou o quadro regulatório da União Europeia (UE) na sequência do ‘Brexit’, sendo a taxa a pagar atualmente pelos veículos provenientes do país do ‘Sol Nascente’ de 7,5%.