O terceiro dos protótipos elétricos futuristas da Nissan, o Hyper Tourer, assume o formato de um monovolume dedicado àqueles que apreciam o conforto em viagens de família ou em negócios, mas com um foco importante na sustentabilidade graças às baterias de estado sólido que são aqui parte integral do conceito. O Hyper Tourer será apresentado, fisicamente, no Salão de Mobilidade de Tóquio, a partir de 25 de outubro, juntamente com o Hyper Urban e o Hyper Adventure.

O Nissan Hyper Tourer combina a essência do omotenashi (termo japonês para definir a hospitalidade japonesa) com várias tecnologias avançadas, incluindo a condução autónoma. A funcionalidade V2X (Vehicle-to-Everything) e a bateria de alta capacidade também permitem que a eletricidade seja fornecida a residências, lojas e escritórios, durante viagens e em várias ocasiões de negócios.

O exterior é composto por painéis de carroçaria lisos e linhas simplificadas que seguem os conceitos tradicionais japoneses, com flancos que fluem diagonalmente do para-lama dianteiro para o traseiro, para maior desempenho aerodinâmico, algo que é bastante relevante para os automóveis elétricos.

A bordo, a consola suspensa e a iluminação apresentam padrões tradicionais japoneses de kumiko e koushi que criam uma sensação de luxo, enquanto o painel LED plano no chão evoca imagens do leito de um rio e do céu, ajudando a criar um espaço relaxante.

O interior espaçoso é possível graças ao Nissan EV Technology Vision, que consolida componentes compactos e baterias de estado sólido de alta densidade energética para criar formas de automóveis inovadores. O resultado é um centro de gravidade bastante baixo para melhor controlo dinâmico, ao passo que o sistema de tração integral e-4ORCE acrescenta mais-valia na suavidade e no dinamismo.

A condução totalmente autónoma permite que aqueles que estão no banco do condutor se concentrem na interação com os seus companheiros de viagem. Os bancos dianteiros podem girar 360 graus, permitindo que os passageiros da frente e de trás tenham conversas cara a cara. Os passageiros de trás podem utilizar um ecrã personalizável para visualizar e operar a navegação e o áudio no ecrã central do banco dianteiro. Além disso, um sistema de IA pode monitorizar os sinais biométricos do condutor — incluindo ondas cerebrais, frequência cardíaca, respiração e transpiração — e selecionar automaticamente músicas complementares e ajustar a iluminação para se adequem ao seu humor.

Com o conceito Hyper Tourer, a Nissan procura trazer para a estrada e para as viagens os ideais de luxo, tranquilidade e conveniência num conjunto futurista.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.