Habituada à criação de novas tecnologias, formatos e noções de conforto, a Citroën tem utilizado os seus protótipos ao longo dos últimos 40 anos para apresentar ideias para o seu futuro. Nalguns casos, até mesmo com tecnologias que, depois, viriam a ajudar a moldar a própria indústria automóvel.

Nascida em 1919, a Citroën tem criado uma imagem de marca assente numa ambição de inovação, funcionalidade e conforto que team dado origem a alguns concept cars arrojados. Por exemplo, os monovolumes tão populares nas últimas décadas foram antecipados por veículos como o C-10, desenvolvido em forma de gota de água, inspirada no mundo da aeronáutica. Era o estudo de um automóvel compacto, económico e aerodinâmico.

Em 1980, a Citroën apresentou-se no Salão Automóvel de Paris, tendo como principal atração do seu espaço, e do próprio “Mondial de l’Automobile” desse ano, um veículo invulgar e sem perspetivas de comercialização a breve trecho. Chamava-se Karin, protótipo de formas trapezoidais e estética piramidal sobre rodas, numa visão sem precedentes sobre a evolução do automóvel para as próximas décadas.

O trabalho do designer britânico Trevor Frost apresentava um habitáculo não menos inovador, com três lugares, com o condutor posicionado ao centro, podendo lidar com todas as funções do veículo a partir do volante. O seu legado está à vista em vários modelos Citroën dos anos 1980 e 1990, como o BX, o AX ou o XM.

 

Pesquisa aerodinâmica e tecnológica

A busca por performances cada vez mais eficientes e ambientais tem sido um dos principais eixos no design dos concept-cars da Citroën, sem negligenciar aspetos como a aerodinâmica. Em 1988, o Activa 1 trouxe à ribalta a suspensão hidrativa com sistema antipatinagem, que mais tarde equiparia tanto o Citroën XM como o Xantia.

A aerodinâmica é também um aspeto chave em concepts como o C-Metisse de 2006, elaborado num estilo arrojado e com prestações dignas de um desportivo, com consumos moderados, graças ao seu baixo peso e à sua motorização eficiente.

Esta linha foi seguida, no mundo virtual, pelo GTbyCitroën, uma proposta dotada de um design poderoso e robusto, projetado para otimizar a performance e a estabilidade no videogame “Gran Turismo 5”.

 

Emoção elétrica

Em 2010, a Citroën apresentou os concept-cars Revolte e Survolt para romper preconceitos sobre a falta de emoção na mobilidade elétrica, apostando em veículos elétricos plug-in e híbridos com um design mais atraente.

Nesta linha, o CXperience Concept de 2016 acrescenta à velocidade máxima e à potência a filosofia do programa Citroën Advanced Comfort, combinando a silhueta ousada e tecnologias de vanguarda num ambiente luminoso e num isolamento sensorial dos ocupantes que buscam o maior bem-estar.

No que toca à sua visão sobre o futuro do automóvel, a Citroën aponta decisivamente para a eletrificação e para o conforto. Já em 2000, o Osmose antecipara tendências como o carsharing ou a possibilidade de se reservar, através de um smartphone, um veículo para cumprir um determinado percurso, além de incorporar ecrãs sensíveis ao toque, sistemas de câmara traseira, ecrãs com informações de trânsito e hibridização com modo 100% elétrico.

Mais recentemente, o Ami One Concept de 2019, embrião do mais recente lançamento da Citroën, ofereceu uma nova alternativa de mobilidade urbana, apostando no carsharing, na condução autónoma e na conectividade. Por seu turno, o 19_19 Concept, destinado a viagens e deslocações mais longas, adota uma abordagem inovadora em matéria de autonomia, conforto e performance.

Globalmente, através dos seus concept-car, a marca do Grupo PSA também abordou aspetos como o lazer, as grandes viagens e a liberdade. Propostas como o Citroën C-Buggy, apresentado em 2008, o Tubik, inspirado no furgão Type H de 1948 e projetado para devorar quilómetros em total conforto, ou o Cactus M de 2015, expoente de um espírito outdoor que busca evasão, liberdade e bem-estar, são alguns exemplos que alcançam a máxima expressão no SpaceTour Riper Ripp Concept, uma autocaravana compacta, mas prática.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.