A Land Rover anunciou uma série de novidades para a gama Ranger Rover, algumas das quais com o foco na eficiência, como é o caso da última geração de motores Ingenium Diesel de seis cilindros em linha com tecnologia ‘mild-hybrid’ (MHEV) de 48 V para redução dos consumos e das emissões. Esta nova família de motores foi desenvolvida internamente e encontra-se disponível nas configurações de 300 CV e de 350 CV.

No ano em que celebra o seu 50º aniversário, o Range Rover recebe novas edições especiais e o novo motor Diesel Ingenium de seis cilindros em linha, a que se juntam ainda algumas novidades estéticas e tecnológicas. Nas melhorias da família Range Rover encontram-se as mais recentes funções de conectividade, com os sistemas operativos Apple CarPlay e Android Auto incorporados de série em toda a gama. Para a utilização noturna, passa a disponibilizar iluminação ambiente de três zonas, com dez possibilidades de cores, bem como a intensidade da iluminação com LED tricolores.

Além disso, para maior comodidade e funcionalidade, integra bancos Executive Class e até oito ligações Wi-Fi 4G para proporcionar o local de trabalho remoto perfeito ou um espaço de entretenimento em viagens mais longas. Na vertente da segurança, conta ainda com tecnologias como a Assistência à Manutenção da Faixa, Travagem Autónoma de Emergência e o Cruise Control de série em todos os modelos. Opcionalmente, também está disponível o Cruise Control Adaptativo.

Diesel com ajuda elétrica

Os novos motores Ingenium Diesel apresentam-se como a solução indicada para os condutores de trajetos mais longos e utilizam o reboque com frequência. Os novos motores Diesel em linha, baseados na arquitetura de motores modulares em alumínio da Jaguar Land Rover, integram a tecnologia avançada micro-híbrida de 48 V que cumpre já as mais rigorosas normas do regulamento de emissões em condições reais de condução (RDE2) sobre emissões de óxido de nitrogénio (NOx). Aliás, é um dos primeiros SUV Premium a disponibilizar motores Diesel com a certificação RDE2.

Com 300 CV de potência e 650 Nm de binário, o novo D300 Ingenium micro-híbrido (MHEV) de 3.0 litros tem um consumo homologado de 8,6 l/100 km no ciclo de testes WLTP para emissões de 225 g/km de CO2. Já o D350 é mais potente, com 350 CV de potência e 700 Nm de binário, e proporciona um consumo de combustível de 9,2 l/100 km com emissões de CO2 de 241 g/km no ciclo WLTP.

Nas versões a gasolina, o P400e é a versão Range Rover mais eficiente. Com autonomia elétrica de 40 quilómetros, o P400e conjuga motor Ingenium a gasolina de quatro cilindros e 300 CV com um motor elétrico de 143 CV (105 kW). Graças à bateria de iões de lítio de 13.1 kWh, o P400e gera emissões de CO2 de apenas 75 g/km e proporciona um consumo de combustível desde 3,5 l/100 km no ciclo combinado WLTP.

O cabo de carregamento de Modo 3, de série, permite uma carga completa do veículo em menos de três horas, em comparação com as 7,5 horas do cabo de carregamento de Modo 2.

Há ainda versões P400 também ‘mild-hybrid’ com 400 CV de potência e 550 Nm de binário, P525 com motor V8 de 5.0 litros Supercharged de 525 CV e 625 Nm e a P565 com bloco idêntico mas com 565 CV e 700 Nm.

Ar puro para todos
Outra das novidades é o sistema de ionização do ar do habitáculo Nanoe com filtro PM2.5, que filtra as partículas nocivas do interior do habitáculo e melhora a qualidade do ar para o condutor e passageiros. O sistema PM2.5 do Range Rover é controlado utilizando um botão do painel de informação e entretenimento denominado ‘Purify’. Ao premir é ativada a função de recirculação, que limpa o ar e elimina as pequenas partículas suspensas, de dimensão inferior a 2,5 mícrones, nocivas para a saúde.

Além das novidades atrás descritas, o Range Rover irá contar com edições especiais, uma das quais evocativa do seu 50º aniversário, denominada Fifty, limitada a 1970 unidades, em honra do ano de ‘nascimento’ do primeiro Range Rover. Esta edição limitada irá acompanhar as edições Westminster e Westminster Black, bem como o exclusivo SVAutobiography Dynamic Stealth.

Range Rover Fifty

Além de ser baseado no exclusivo Autobiography, o Range Rover Fifty inclui numerosos detalhes exteriores personalizados em Auric Atlas e encontra-se disponível com dois designs de jantes de 22 polegadas, um com acabamento exclusivo.

O logótipo inclui a palavra “Fifty” com um design do professor Gerry McGovern, oficial da Ordem Britânica e Chief Creative Officer da Land Rover. É apresentado no exterior do veículo e em diferentes pontos do interior, como na placa exclusiva da consola central com a inscrição “1 of 1970” (um de 1970), nos apoios de cabeça, tablier e proteções das embaladeiras iluminadas.

O Range Rover Fifty estará disponível com chassis normal (SWB) e longo (LWB) e os clientes poderão selecionar uma de quatro cores exteriores. A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover disponibiliza também uma quantidade muito limitada de veículos Range Rover Fifty numa das três cores exteriores lisa “heritage” da palete do Range Rover original: Tuscan Blue, Bahama Gold e Davos White

Westminster Edition

O novo Westminster Edition foi inspirado no modelo Vogue, e estará disponível com opções de motor a gasolina, Diesel e híbrido plug-in. Este novo modelo, que incorpora Vidros Privacy e jantes em liga leve de 21 polegadas com polimento espelhado para marcar a diferença no exterior, estará disponível numa gama de acabamentos sólidos, metalizados e metalizados Premium. O interior conjuga acabamentos Grand Black com revestimento Suedecloth, teto de abrir panorâmico deslizante, portas de fecho suave e um potente sistema de som Surround com 19 altifalantes.

O novo Westminster Black Edition inclui o Black Exterior Pack e os clientes poderão selecionar uma das três opções de jantes Gloss Black, desde um design de 21 polegadas e 9 raios até um design exclusivo de 22 polegadas e 9 raios.

SV Autobiography Dynamic Stealth

Para os clientes que desejem mais elegância e performance superior, a família Land Rover Special Vehicle Operations inclui os modelos Range Rover SVAutobiography, SVAutobiography Dynamic e o novo SVAutobiography Dynamic Stealth.

O SVAutobiography Dynamic Stealth foi concebido para melhorar a personalidade visual deste modelo discreto e conjuga a cor exterior metalizada Santorini Black com detalhes exteriores Narvik Black Gloss, em complemento às proteções das embaladeiras com o logótipo e jantes de 22 polegadas em Gloss Black. As outras características exteriores incluem pinças de travão pretas, enquanto os detalhes interiores integram acabamento Ebony com costuras Pimento.


Gama de motores Range Rover 2020:

Diesel:

  • D300: motor MHEV 3.0 de seis cilindros, 300 CV de potência, binário de 650 Nm entre as 1500-2500 rpm
  • D350: motor MHEV 3.0 de seis cilindros, 350 CV de potência, binário de 700 Nm entre as 1500-3000 rpm

Gasolina:

  • P400: motor MHEV 3.0, 400 CV de potência, binário de 550 Nm entre as 2000-5000 rpm
  • P400e: motor PHEV 2.0 de quatro cilindros, 404 CV de potência, binário de 640 Nm entre as 1500-4000 rpm
  • P525: motor 5.0 litros V8 Supercharged, 525 CV de potência, binário de 625 Nm entre as 2500-5500 rpm
  • P565: motor 5.0 litros V8 Supercharged, 565 CV de potência, binário de 700 Nm entre as 3500-5000 rpm

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.