Na apresentação mundial, o novo Range Rover Sport enfrentou uma subida pelo descarregador de cheias de uma barragem cheia na Islândia, resistindo à torrente de água intensa que caía pela rampa de Karahnjukar. Mais uma demonstração de robustez e de competências por parte dos modelos da marca britânica, mas também um exemplo de preparação de eventos ‘fora da caixa’ por parte da Land Rover.

Para conduzir o novo Range Rover Sport em mais esta aventura, a Land Rover recrutou a especialista em acrobacias da saga James Bond, Jessica Hawkins, que ‘lutou’ contra uma corrente de 750 toneladas de água por minuto, sabendo que os riscos eram também bastante grandes.

A subida pelo descarregador de cheias representou o obstáculo final no percurso, desde o vale até ao topo da barragem, passando por um rio com caudal elevado, pelos túneis de betão longos e inclinados e a parede rochosa da própria barragem com 40º de inclinação. O troço de 294 metros do descarregador de cheias, onde enfrentou uma cascata furiosa, representa uma queda de 90 metros no caso de alguma falha, pelo que esta acrobacia representou a prova final de tração e confiança.

“A força da água que descia pelo descarregador de cheias no lado do vale era impressionante. A condução até ao topo, sabendo que, se as coisas corressem, me esperava um desnível de 90 metros atrás de mim na zona inferior, foi o meu maior desafio de condução de sempre. Apesar do declive pronunciado e da torrente de água, o novo Range Rover Sport fez com que parecesse fácil. A sua tração, estrutura e visibilidade dominante inspiraram tanta confiança que pude divertir-me com toda a experiência”, explico depois Jessica Hawkins, piloto que está habituada a lidar com manobras quase impossíveis ao volante de automóveis.

O novo Range Rover Sport demarca-se pela sua variedade de motorizações potentes, com destaque para a variante híbrida Plug-in (PHEV) que promete emissões de CO2 em redor de 18 g/km e autonomia elétrica acima dos 100 quilómetros. Por outro lado, nota para os motores Diesel mild-hybrid Ingenium de seis cilindros e tecnologia de eletrificação de 48 V e para o novo V8 Biturbo a gasolina de 530 CV. Em 2024 chegará a versão 100% elétrica do Range Rover Sport.

Em termos de chassis, o novo modelo conta com suspensão pneumática dinâmica com molas pneumáticas selecionáveis, amortecedores ativos com válvula dupla para níveis maiores de agilidade e de controlo, e um novo pacote ‘Stormer Handling Pack’ que conjuga direção às quatro rodas, Dynamic Response Pro, diferencial eletrónico ativo com vetorização do Binário através da Travagem e programas configuráveis.