Concebido como o topo da gama Velar, o novo modelo foi desenvolvido pelo departamento Special Vehicle Operations (SVO) da Land Rover, recorrendo ao motor V8 de 5.0 litros sobrealimentado de 550CV, sendo o segundo modelo da família Range Rover a contar com este anagrama, depois do lançamento do Range Rover SV Autobiography Dynamic em 2017.
Com o motor V8 sobrealimentado, o Velar mais potente é capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos, seguindo o seu caminho até atingir uma velocidade máxima de 274 km/h. Devido ao aumento das prestações, a marca britânica procedeu igualmente a alterações profundas nos travões e na suspensão.
Neste âmbito, destaque para a introdução de jantes forjadas de alumínio, com as unidades de 21 polegadas a pesarem o mesmo que as de 20 polegadas do modelo base, havendo ainda como opcionais as jantes de 22 polegadas com acabamento único e exclusivo Sparkle Silver e Diamond Turned. As jantes maiores permitem albergar, também, discos de travão de 395 mm no eixo dianteiro e de 396 mm de diâmetro no eixo traseiro, apresentando construção em duas peças para otimizar o peso. A potência extra de travagem é auxiliada pelas pinças de travão em vermelho (de quatros pistões à frente e deslizante nas rodas traseiras) e assinadas com as letras Land Rover. Também há pinças de travão disponíveis em preto conseguindo-se assim uma imagem mais discreta.
Exterior passivo-agressivo
No exterior, merece destaque o novo para-choques com entradas de ar maiores para melhorar a ventilação do motor V8 sobrealimentado e refrigerar o reforçado sistema de travagem. Além disso, a nova grelha dianteira e os reforços laterais inferiores combinam com o para-choques traseiro redesenhado para integrar o jogo de escapes com quatro saídas. As alterações exteriores combinam com um eixo de transmissão oculto para assegurar que o Velar mais rápido da gama corta o vento de modo mais eficiente.Até mesmo as letras do anagrama Range Rover do capot e da bagageira foram melhoradas com um acabamento estriado na parte metálica das palavras. No que toca à pintura, o SV Autobiography Dynamic Edition é o único Velar disponível em Byron Blue Satin com acabamento mate, cor metalizada exclusiva da lista de cores Premium do departamento “Special Vehicle Operations”, e a cor de série do tejadilho em Narvik Black para contraste.
No interior, procurou-se combinar luxo e desportividade, apresentando pele Windsor almofadada, perfurada com costuras duplas em exclusivo. O cliente pode escolher entre quatro combinações de cores (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento). Além disso, o SV Autobiography Dynamic Edition vem equipado de série com bancos elétricos com 20 posições memorizáveis, funções de massagem, aquecidos e ventilados à frente e aquecidos atrás. O volante desportivo conta com um acabamento exclusivo, com o contorno e as patilhas do volante em alumínio. Mais em baixo, o seletor de velocidades giratório e os comandos circulares integram o sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo. A Land Rover propõe ainda acabamento opcional em fibra de carbono com pormenores em aço que se juntam aos pedais do acelerador e travão e as placas iluminadas das ombreiras das portas com a inscrição Range Rover.
Os outros elementos diferenciadores do SV são o ecrã de 12.3 polegadas Interactive Driver Display com visor digital e o ecrã dinâmico inicial SV Autobiography.
Mais de 60 mil horas para afinar dinâmica
Além de uma profunda revisão da eletrónica, reforçaram-se as barras estabilizadoras para diminuir o balanceamento do veículo nas curvas e foram revistas as características dos Amortecedores de Variação Contínua, que funcionam em combinação com as molas de compressão mais firmes na suspensão pneumática para oferecer um melhor equilíbrio entre comportamento e conforto. O sistema AWD também foi modificado juntamente com a caixa de transferências para poder receber as elevadas cargas de trabalho geradas pelo motor V8 sobrealimentado de 5.0 litros.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.