Range Rover SV Autobiography: SUVerdesportivo radical com 550 CV

06/02/2019

A divisão de veículos especiais da Land Rover deitou mãos à obra e transformou um Range Rover Velar numa edição especial de topo com 550 CV de potência, além de dotar este modelo de competências dinâmicas acrescidas. Apenas estará à venda durante um ano com um preço base de inicial de 160.885€.

Concebido como o topo da gama Velar, o novo modelo foi desenvolvido pelo departamento Special Vehicle Operations (SVO) da Land Rover, recorrendo ao motor V8 de 5.0 litros sobrealimentado de 550CV, sendo o segundo modelo da família Range Rover a contar com este anagrama, depois do lançamento do Range Rover SV Autobiography Dynamic em 2017.

Com o motor V8 sobrealimentado, o Velar mais potente é capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos, seguindo o seu caminho até atingir uma velocidade máxima de 274 km/h. Devido ao aumento das prestações, a marca britânica procedeu igualmente a alterações profundas nos travões e na suspensão.

Neste âmbito, destaque para a introdução de jantes forjadas de alumínio, com as unidades de 21 polegadas a pesarem o mesmo que as de 20 polegadas do modelo base, havendo ainda como opcionais as jantes de 22 polegadas com acabamento único e exclusivo Sparkle Silver e Diamond Turned. As jantes maiores permitem albergar, também, discos de travão de 395 mm no eixo dianteiro e de 396 mm de diâmetro no eixo traseiro, apresentando construção em duas peças para otimizar o peso. A potência extra de travagem é auxiliada pelas pinças de travão em vermelho (de quatros pistões à frente e deslizante nas rodas traseiras) e assinadas com as letras Land Rover. Também há pinças de travão disponíveis em preto conseguindo-se assim uma imagem mais discreta.

Exterior passivo-agressivo

No exterior, merece destaque o novo para-choques com entradas de ar maiores para melhorar a ventilação do motor V8 sobrealimentado e refrigerar o reforçado sistema de travagem. Além disso, a nova grelha dianteira e os reforços laterais inferiores combinam com o para-choques traseiro redesenhado para integrar o jogo de escapes com quatro saídas. As alterações exteriores combinam com um eixo de transmissão oculto para assegurar que o Velar mais rápido da gama corta o vento de modo mais eficiente.
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Até mesmo as letras do anagrama Range Rover do capot e da bagageira foram melhoradas com um acabamento estriado na parte metálica das palavras. No que toca à pintura, o SV Autobiography Dynamic Edition é o único Velar disponível em Byron Blue Satin com acabamento mate, cor metalizada exclusiva da lista de cores Premium do departamento “Special Vehicle Operations”, e a cor de série do tejadilho em Narvik Black para contraste.

No interior, procurou-se combinar luxo e desportividade, apresentando pele Windsor almofadada, perfurada com costuras duplas em exclusivo. O cliente pode escolher entre quatro combinações de cores (Ebony, Cirrus, Vintage Tan e Pimento). Além disso, o SV Autobiography Dynamic Edition vem equipado de série com bancos elétricos com 20 posições memorizáveis, funções de massagem, aquecidos e ventilados à frente e aquecidos atrás. O volante desportivo conta com um acabamento exclusivo, com o contorno e as patilhas do volante em alumínio. Mais em baixo, o seletor de velocidades giratório e os comandos circulares integram o sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo. A Land Rover propõe ainda acabamento opcional em fibra de carbono com pormenores em aço que se juntam aos pedais do acelerador e travão e as placas iluminadas das ombreiras das portas com a inscrição Range Rover.

Os outros elementos diferenciadores do SV são o ecrã de 12.3 polegadas Interactive Driver Display com visor digital e o ecrã dinâmico inicial SV Autobiography.

Mais de 60 mil horas para afinar dinâmica

Todos os sistemas, desde o sistema de quatro rodas motrizes AWD, o Bloqueio do Diferencial Traseiro Ativo, a caixa de oito velocidades, a direção e a suspensão pneumática do SV Autobiography Dynamic Edition foram recalibrados para oferecer uma melhor experiência de condução. Os engenheiros do departamento Special Vehicle Operations de Land Rover gastaram mais de 63.900 horas para efetuar estes acertos e assim otimizar a condução, a manobrabilidade e a resposta do veículo.

Além de uma profunda revisão da eletrónica, reforçaram-se as barras estabilizadoras para diminuir o balanceamento do veículo nas curvas e foram revistas as características dos Amortecedores de Variação Contínua, que funcionam em combinação com as molas de compressão mais firmes na suspensão pneumática para oferecer um melhor equilíbrio entre comportamento e conforto. O sistema AWD também foi modificado juntamente com a caixa de transferências para poder receber as elevadas cargas de trabalho geradas pelo motor V8 sobrealimentado de 5.0 litros.

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